Feira de Santana

Prefeitura diz que estuda medidas contra provedores clandestinos de internet

Diretor de iluminação reiterou que os incêndios nos cabos de internet são provocados por ligações clandestinas nos braços de iluminação.

27/07/2022 às 06h21, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O diretor de iluminação pública de Feira de Santana, Ezequiel Trindade, informou que a prefeitura está avaliando medidas contra os provedores de internet que instalam redes clandestinas nos postes de iluminação pública. A prática é apontada pela prefeitura como a causa de inúmeros incêndios nos cabos e gerando riscos para toda a população.

No entanto, de acordo com ele, nenhuma medida poderá ser adotada pelo município neste momento, uma vez que os postes pertencem à empresa Neoenergia Coelba, e a prefeitura ainda está estudando de que forma pode atuar neste caso.

diretor de iluminação pública Ezequiel Trindade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Existe uma lei municipal, que estamos estudando direitinho, conversamos com o secretário e estamos sentando para ver como fazer. A Coelba já tomou a decisão dela e está fazendo a limpeza dos postes. Cabe agora ao município ver como proceder com as empresas. Infelizmente, agora não podemos tomar medidas porque o poste pertence à Coelba. Semana retrasada tivemos uma reunião com a empresa, que nos informou que a fiscalização estava a todo vapor. Vamos sentar novamente, para ver quais são os caminhos que vamos tomar”. Afirmou Ezequiel Trindade.

O diretor de iluminação reiterou que os incêndios nos cabos de internet são provocados por ligações clandestinas nos braços de iluminação, sendo que os equipamentos convencionais estão sendo substituídos por braços com iluminação feita por lâmpadas de LED.

“Eles estavam usando a rede da Coelba, que passou a fazer um serviço de fiscalização e limpeza desses provedores na rede dela. Eles passaram então a usar a rede de iluminação pública. Estamos fazendo uma modernização, tirando a iluminação velha, que era de sódio, com reatores, que eram utilizados pelos provedores, e hoje estamos colocando as lâmpadas de LED, que não suportam o pico de energia que eles estão colocando. Eles plugam a rede de internet, estão usando a iluminação, colocando o fio junto com fio da prefeitura, e não aguenta, vai pegar fogo”, esclareceu.

Ezequiel Trindade ressaltou que a prática dos provedores já vem ocorrendo há algum tempo, mas com a mudança para iluminação de LED, os incêndios passaram a acontecer.

“A Coelba tem a rede que atende os clientes, e tem a rede de iluminação pública. Eles anteriormente utilizavam a rede da Coelba e agora migraram para a pública, que antes aguentava porque tinha reatores, mas hoje não aguenta, porque existe um fio que liga a lâmpada de LED e dá sobrecarga. Isso vai acontecer constantemente se eles continuarem fazendo dessa forma”, ressaltou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Leia também:

Conexão clandestina de internet na iluminação pública é a causa de incêndios nos postes, diz prefeitura

Mais três incêndios em fiação de postes são registrados em Feira de Santana

Provedores de internet discutem plano contra incêndios em postes de Feira de Santana

Provedores de internet montam plano de ação para investigar incêndios em postes de Feira de Santana

Mais três incêndios em fiação de postes são registrados em Feira de Santana

Pela segunda vez em julho, fios de internet pegam fogo na Marechal

Pela 2ª vez em 9 dias, fios de internet pegam fogo e causam medo à população

Cabos pegam fogo e se rompem em poste da Marechal Deodoro

Incêndio em fiação de postes deixa moradores em alerta no bairro Caseb

Incêndio em fiação de postes causa falta de energia elétrica na Rua Araújo Pinho

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A mais provável atitude a ser tomada pela prefeitura é chamar as empresas que utilizam os postos de energia e cobrar uma taxa de ocupação dos mesmos pois as redes de Internet são necessárias no mundo tecnológico que vivemos conversar e procurar uma solução amigável dando responsabilidade àqueles que vão utilizar os postes públicos da cidade mesmo porque tem muitos pais de famílias que depende deste trabalho de instalações de Internet

  2. Interessante que a primeira a fazer as ligações clandestinas é a própria prefeitura,o secretário mesmo se entregou confirmando isso, a prefeitura faz as ligações de iluminação e não colocam nenhum tipo de proteção elétrica pra essas novas luminárias.
    Desse jeito fica fácil secretário!
    E o secretário tem razão quando fala que não pode fazer nada pois os postes pertencem a COELBA, e não podem mesmo.Ao invés de criar projetos para ajudar tirar esses provedores a sair da clandestinidade ( pois caso o secretário ou tenha esquecido são esses provedores que pagam o salário dele e contribuem não só com o desenvolvimento do município como também viabilizam acesso a informação e digitalização pra mais de 60% dessa cidade).
    Eu aposto que ele nem se quer sabia dessa informação,tenho certeza , ele está ocupado demais se envolvendo em questões que não são da sua competência ao invés de aplicar corretamente o dinheiro arrecadado da iluminação pulblica que é cobrado nos recibos de luz dA COELBA.
    ESPERO QUE ESSE POSTE NÃO SEJA APAGADO MAIS UMA VEZ PELA EQUIPE DO ACORDA CIDADE E QUE CHEGUE AO CONHECIMENTO DO SECRETÁRIO.
    Eu gostaria de uma resposta do secretário se é que ele tem interesse de resolver os problemas ou só está querendo aparecer.
    Fico no aguardo.

  3. Oh Sr. Ezequiel Trindade. Vai ser trabalho de enxugar gelo aqui em Feira. Isso já virou uma doença.
    Ou vocês vão atrás dos provedores e dos carros com escadas que estão pra cima e para baixo o tempo todo ou isso não acaba nunca.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade