Feira de Santana

Provedores de internet montam plano de ação para investigar incêndios em postes de Feira de Santana

A associação destaca que as empresas associadas utilizam cabos de fibra ópticas, que não geram incêndio, uma vez que são feitos de material plástico e vidro.

20/07/2022 às 19h26, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Fiação caída na Rua Marechal Deodoro após incêndio | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os provedores de internet que atuam na região de Feira de Santana estarão reunidos na próxima sexta-feira (22), para elaborar um plano de ação com medidas preventivas, documentação e investigação das possíveis causas dos incidentes que vem sendo registrados em postes da cidade, como o ocorrido na última segunda-feira, na Rua Marechal Deodoro, com a queda de cabos e incêndio na fiação.

A informação sobre a reunião foi divulgada hoje (20) pela Associação dos Provedores de Internet da Bahia (Probahia), entidade que congrega os provedores de internet legalmente regularizados.

Técnicos removem fiação caída | Foto: Probahia

A associação destaca que as empresas associadas utilizam cabos de fibra ópticas, que não geram incêndio, uma vez que são feitos de material plástico e vidro. Já os cabos de telefonia e outros cabos metálicos, podem, sim, provocar incêndios, pois são condutores de eletricidade.

O presidente da Probahia, Othon Santana, ponderou que há outras possibilidades das causas dos sinistros, como ligações de energia clandestinas nos postes – os chamados “gatos” – , além de curtos circuitos, estrutura de iluminação inadequada, entre outras.

Ele ainda lembrou que os provedores de internet sempre atuaram em Feira de Santana e essas ocorrências nunca foram frequentes. Em mutirão, os provedores já estão removendo todo e qualquer material danificado, incluindo as suas fibras ópticas que foram queimadas no sinistro da Marechal Deodoro.

A entidade, que congrega os provedores de internet legalmente regularizados, afirmou que as empresas associadas utilizam cabos de fibra ópticas, que não geram incêndio, uma vez que são feitos de material plástico e vidro.

Leia também:

Fiação de postes de residencial pega fogo no bairro Mangabeira; morador atribui incêndios a mudanças de lâmpadas

Pela segunda vez em julho, fios de internet pegam fogo na Marechal

Pela 2ª vez em 9 dias, fios de internet pegam fogo e causam medo à população

Neoenergia Coelba remove 62 toneladas de fios de telefonia e internet na Bahia

Coelba remove diversas ligações clandestinas de internet

Cabos pegam fogo e se rompem em poste da Marechal Deodoro

Incêndio em fiação de postes deixa moradores em alerta no bairro Caseb

Incêndio em fiação de postes causa falta de energia elétrica na Rua Araújo Pinho

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Venho a deixar minha observação no seguinte, coincidência ou não estes incêndios começaram após a instalação das novas luminárias de LED na cidade. Não sou eletricista e pouco entendo do assunto, mas vejo nestas instalações se usando cabos flexível quando se deveria usar cabo rígido. Se a coelba negar eu posso listar os postes que estão com estes cabos flexíveis.
    Fica a dica para quando se for investigar as causas.

  2. Basta fazer uma inspeção nas instalações dos novos postes e lâmpadas de LED na cidade e vai se verificar as causas dos constantes incêndios na cidade. Estão colocanco cabos inapropriados nas instalações.

  3. Agora existe uma associação?????????? Porque trabalho a anos e nunca conheci nenhuma para nos ajudar em nada. Em condições melhores de trabalho, um salário justo, periculosidade para todos, plano de saúde.
    Mais as empresas “associadas” todas levam a fibra até dentro da casa do cliente. Porque levar até o poste e dai colocar o velho switch e sai cabo de rede. E os que não são fazem parte dessa tão “associação” que ninguém nunca viu falar, que trabalham de maneira errada, sem seguir nenhum protocolo ou norma de segurança, porque em Feira vou falar novamente, esse negócio de provedor de internet virou um circo, literalmente, porque já vi casos de alguns “subindo no poste” sem escada. Ou a Coelba junto a prefeitura e a Anatel tomam uma providência ou Feira vai continuar como sempre, no “armengue”.

  4. Notei que depois que foram trocados as lâmpadas antigas por essas de LED aqui no bairro é só chover uma rua ou outra pega fogo no poste, como a reportagem falou, internet sempre existiu talvez estão culpando a fonte errada, muita logacao cladestina como vejo alguns comercios instalando refletores gigantes e potentes nos postes criando sobrecarga nos componentes que não foram projetados para essa carga extra e os transtornos são grande quando isso acontece pois ficamos horas e horas sem Internet, hoje tudo é online.

    1. Venho a deixar minha observação no seguinte, coincidência ou não estes incêndios começaram após a instalação das novas luminárias de LED na cidade. Não sou eletricista e pouco entendo do assunto, mas vejo nestas instalações se usando cabos flexível quando se deveria usar cabo rígido. Se a coelba negar eu posso listar os postes que estão com estes cabos flexíveis.
      Fica a dica para quando se for investigar as causas.

  5. Aqui na rua Artur neiva bairro São João faz vergonha, é um emaranhado de fios de internet horrível,em frente a minha casa é uma poluição visual fora do normal,as pessoas trocam de operadora e eles não recolhem as fiações antigas aí já sabe né? Fica tantos fios pendurado e ninguém toma providências,o acorda cidade poderia fazer uma visitinha aqui e vê a situação se pegar fogo aqui ,a coisa vai ficar feia.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade