Feira de Santana

Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante: 90% dos acidentes poderiam ser evitados pelos condutores

Utilização do aparelho celular no volante, é um dos principais fatores para registros de acidentes.

05/05/2024 às 06h38, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Agentes de Trânsito
Foto: Arquivo Pessoal

Neste domingo, 5 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante. A data tem o objetivo de sensibilizar o condutor sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes, de proteger a própria vida e de outros condutores e passageiros.

É neste dia também, que diversas campanhas de segurança rodoviária são organizadas e promovidas pelos governos e associações, como forma de reduzir o número de mortes nas estradas, além de evitar comportamentos que coloquem em risco a segurança das pessoas.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com Patrícia Valéria Amaro dos Santos, agente de trânsito do município de Feira de Santana, e que faz parte do Núcleo de Educação para o Trânsito.

Patrícia explicou como um agente desempenha a sua função, e orientou as medidas que devem ser tomadas por todos que utilizam o trânsito.

Agentes de Trânsito
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A ação dos agentes de trânsito é inibir o cometimento de infração por parte dos condutores como dirigir e fazer o uso do telefone celular, invasão de sinal e etc. Isso favorece que o condutor esteja atento ao volante, o que consequentemente evita a causa do acidente e a infração de trânsito. É de fundamental importância que haja no trânsito essa empatia entre condutores, ciclistas, pedestres e demais pessoas que circulam pelas vias. Se temos atitudes gentis, pacientes e que visam o bem comum, influenciamos para que os outros possam agir dessa mesma forma”, salientou.

Se jogar no lixo no chão em via pública se torna uma atitude inapropriada, jogar objetos pela janela do carro pode pesar no bolso também.

Agentes de Trânsito
Foto: Arquivo Pessoal

“Esta é uma prática comum, mas gera inflação de trânsito, notificação de natureza grave. O condutor que for flagrado fazendo esta ação, ele ganha cinco pontos na CNH [Carteira Nacional de Habilitação] e não somente o fato de jogar, mas isso também causa danos ambientais, como entupir os bueiros, gerando transtorno para toda a sociedade”, afirmou Patrícia.

Ao Acorda Cidade, a agente de trânsito enfatizou que cerca de 90% dos acidentes, poderiam ser evitados pelos próprios condutores e elencou alguns motivos.

Agentes de Trânsito
Foto: Arquivo Pessoal

“Infelizmente, a nossa cidade não está fora da estatística do país a cada doze minutos uma pessoa morre num acidente de trânsito no Brasil, e Feira de Santana não está longe disso, a cada minuto uma pessoa fica sequelada. Os especialistas dizem que 90% dos acidentes são causados pelo fator humano ou seja, esses acidentes poderiam ser evitados, só depende do condutor. O que causam estes acidentes? Utilização do telefone celular, bebida alcoólica, invasão de sinal vermelho, essas são as principais situações que mais causam esses acidentes, e falta de atenção, além de desobedecer às sinalizações”, declarou.

Ainda segundo Patrícia Valéria, muitos condutores não respeitam nem a presença do agente de trânsito.

Agentes de Trânsito
Foto: Arquivo Pessoal

“Boa parte dos condutores não avalia as consequências do seu mau comportamento enquanto conduz um veículo, isso acaba tornando um vício. O infrator contumaz acaba por cometer determinadas infrações a todo momento, ele já está acostumado a fazer aquilo no trânsito e ele acha que é normal, tanto é que às vezes a gente está em alguma situação fiscalizando, e eles passam pelo agente de trânsito usando o telefone, digitando mensagem no WhatsApp, inclusive motociclistas. A gente tenta com a nossa presença inibir essa prática e fazer autuações para ver se conscientiza esse cidadão, a gente tenta fazer uma conscientização educativa, nós somos um Núcleo de Educação que faz algumas palestras em empresas, em igrejas, em qualquer lugar que a gente é convidado, e nessas palestras, a gente fala sobre essa utilização do telefone celular e de outras infrações de trânsito. A gente está tentando conscientizar a população para evitar esse tipo de situação”, declarou.

Agentes de Trânsito
Foto: Arquivo Pessoal

Além da fiscalização no campo, os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), observam todas as infrações, através do sistema de videomonitoramento.

De acordo com Patrícia, o equipamento facilita estar em todos os campos da cidade ao mesmo tempo.

“O agente de trânsito que está no videomonitoramento, ele consegue estar em tempo real em vários pontos da cidade em apenas um clique. Ele pode receber um chamado que por exemplo, na João Durval aconteceu um acidente, ele vai mudar a posição da câmera e vai visualizar esse acidente e vai informar para a equipe que está se deslocando para o local, verificar qual é a real situação, qual a forma mais rápida de chegar naquele local e assim solucionar o problema”, disse.

Fila Dupla

Ao Acorda Cidade, Patrícia Valéria informou que não existe determinação de tempo para embarque e desembarque de passageiros dos carros por aplicativo.

“Alguns condutores estacionam em fila dupla e ficam aguardando alguma pessoa, demora um tempo mais de 5 minutos e aí o videomonitoramento, ele está ali observando se você levou um tempo acima do permitido, do para embarque e desembarque, então já se caracteriza como fila dupla. Não existe um tempo, é só o tempo de embarcar e desembarcar. Muitos acham que o alerta já dá o respaldo a ele de ficar ali parado naquele local proibido, mas não dá, a fila dupla é só para o tempo de embarque e desembarque do passageiro. A gente tem muito problema com os motoristas de aplicativo porque eles vão pegar um passageiro e o passageiro ainda está dentro da loja comprando, aí ele fica parado ali esperando esse passageiro, e nisso já influencia no trânsito, já causa um impacto no trânsito porque já gera uma fila dupla. O ideal é o motorista de aplicativo parar e o passageiro já está aguardando, aí não vai gerar nenhum tipo de notificação”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O MOTORISTA AQUI EM FEIRA SER CORTÊS É COMPLICADO, VC É CHAMADO DE “RODA PRESA” OS CONDUTORES ANDAM EM UMA PRESSA TERRIVEL, MUITOS ANDAM FORA DE SUAS FAIXAS…. O USO EXCESSIVO DO CELULAR … INFELIZMENTE O CONDUTOR TEM QUE DIRIGIR PARA VOCÊ E PARA OS OUTROS.

  2. Duas faixas na praça da PAQUERA, estão totalmente apagadas, de quem a responsabilidade????
    SMT, SMTT, PROCON, PREFEITURA, CÂMARA DE VEREADORES, TCU, TCE, MP, TV SUBAÉ, RÁDIO SOCIEDADE, NASA, MADONA???????????????

Mais Notícias

vacinação antirrábica

Feira de Santana

Confira os locais de vacinação contra a raiva nesta semana; seis bairros estão incluídos

O CCZ promove a imunização nos bairros Conceição, Chácara São Cosme, Queimadinha, Conjunto ACM, Tanque da Nação e Mangabeira, das...

27/05/2024 às 15h37

evento no Acefs com Sebrae

Empreendedorismo

Sebrae e Acefs oferecem capacitação gratuita para ativar vendas no período junino

A convidada será Anna Libório, especialista em Varejo de Moda Palestrante, Consultora de Moda e Varejo e Lifestyle.

27/05/2024 às 15h29

Vila Olímpia

Feira de Santana

Moradores do Conjunto Vila Olímpia relatam sobre falta de manutenção: "O mato cresce, eles esquecem da gente"

De acordo com uma moradora, existia um projeto de transformar o espaço em uma área de lazer para os próprios...

27/05/2024 às 15h26

Expedito Eloy

Feira de Santana

Finanças municipais: números do 1⁰ quadrimestre vão ser apresentados à Câmara nesta quarta (29)

A audiência pública contará com a participação da Secretaria Municipal da Fazenda, responsável por fazer a descrição dos resultados obtidos....

27/05/2024 às 12h57

Caminhão tomba na BR-324 em Humildes após motorista perder o controle da direção

Feira de Santana

Caminhão tomba na BR-324 em Humildes após motorista perder o controle da direção

De acordo com testemunhas, o motorista foi encaminhado para o HGCA. Até o momento não há mais informações sobre o...

27/05/2024 às 12h54

Edvaldo Lima

Feira de Santana

Servidores do Estado reclamam de revisão salarial parcelada e sem efeito retroativo

O vereador Edvaldo Lima foi procurado por profissionais da enfermagem, que pediram para relatar na Câmara a insatisfação.

27/05/2024 às 12h51

image

Rádio acorda cidade