Feira de Santana

Mais três incêndios em fiação de postes são registrados em Feira de Santana

Nos últimos meses vários incêndios têm ocorrido na cidade.

22/07/2022 às 09h47, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Mais três flagrantes de incêndios em fiação de postes em Feira de Santana chegaram ao conhecimento do Acorda Cidade. Um dos fatos ocorreu por volta das 6h30 da manhã desta sexta-feira (22), no cruzamento entre as Ruas São João do Meriti e Bartolomeu de Gusmão no bairro Morada das Árvores.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Os moradores relataram que ficaram assustados, alguns chegaram a tirar os carros das residências por medo de danos maiores e questionam o motivo de tantos incêndios estarem ocorrendo na cidade.

Um morador que tem um comércio na região atribuiu o fogo a fiação de internet. “Ontem mexeram aí nos fios de internet e hoje já teve esse incêndio. Acredito que pode ter relação”, afirmou.

Internautas também enviaram ao Acorda Cidade registros de fogo em fiação no bairro Tomba e no Panorama, respectivamente nas ruas do Ouvidor e Amado Bahia.

Foto: Enviada via WhatsApp – Rua do Ouvidor – Bairro Tomba
Foto: Enviada via WhatsApp – Rua Amado Bahia – Panorama

A situação de incêndios em fiação de postes na cidade é algo intrigante. A Coelba aponta que as causas estão relacionadas com provedores clandestinos internet e os provedores de internet legalizados montaram esta semana um plano de ação para investigação das ocorrências.

A Associação dos Provedores diz que as empresas associadas utilizam cabos de fibra ópticas, que não geram incêndio, uma vez que são feitos de material plástico e vidro. Já os cabos de telefonia e outros cabos metálicos, podem, sim, provocar incêndios, pois são condutores de eletricidade.

Leia também:

Pela segunda vez em julho, fios de internet pegam fogo na Marechal

Coelba remove diversas ligações clandestinas de internet

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde, Moro no bairro do tomba e em frente a minha casa tem um poste que começou a pegar fogo na fiação! Era sábado a tarde,Consegui junto com um vizinho apagar e logo a pós liguei para o número que tinha na caixa de internet.eles vieram dar retorno somente na segunda feira!! Ou seja por eles pegam fogo em tudo!!!

  2. Não adianta nada usar cabos de fibra ótica quando colocam varias caixas de distribuição de uso doméstico em cada poste com um roteador e fazendo furto da energia do poste para alimentar estes equipamentos. É nestes gatos de energia para alimentar os roteadores que se iniciam estes incêndios.

    1. De fato, a causa dos incêndios deve ser mesmo a existência de ligações clandestinas de energia para alimentar equipamentos. Mas isso não acontece nas redes de fibra óptica, por que não possuem equipamento elétrico nas caixas nos postes. O que tem ali são ou simples emendas do cabo, soldadas a laser, para proteger das intempéries (sol, poeira, chuva, etc), ou equipamentos passivos chamados splitter óptico PLC, que “dividem” o sinal em vários pontos, nos quais se ligam os cabos ópticos que vão para cada residência ou comércio próximos. No caso da rede cabeada em cobre, pelas características do material, há perda de sinal em função da distância, e a cada 100m é necessário usar um repetidor de sinal (sim, muitas vezes um roteador comum ou hub). No caso da fibra, não é necessario, e só vai existir uma perda mínima depois de 40km… E, ao contrário do cabo, não passa energia dentro da fibra, que é uma mangueirinha de vidro finíssima, com paredes internas espelhadas, por onde feixes de luz pulsante, gerados no cliente e/ou no servidor, vão sendo refletidos e viajam, transmitindo as informações.

  3. Um ninho de rato desse aí na segunda foto… como é que não dá curto e pega fogo? Se for rede de cobre (o antigo “via cabo”) e tiver aparelho repetidor (hub) ligado no miau, não tem jeito… é um monte de bomba [incendiária] relógio na frente da casa do povo… Quero ver quando uma estrovenga dessa pegar fogo em frente a um posto de gasolina ou depósito de gás de madrugada… Aliás, quero não… Melhor não…

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade