Flagrantes do WhatsApp

Problemas na limpeza pública persistem entre as reclamações mais feitas pela população

As denúncias dos moradores de Feira de Santana estão chegando ao Acorda Cidade, através do WhatsApp (75) 98297-4004.

04/10/2023 às 16h04, Por Domynique Fonseca

Compartilhe essa notícia

As demandas de moradores de Feira de Santana são variadas, abrangendo diversas áreas das secretarias municipais e estaduais. No entanto, destaca-se um tema comum: a área de limpeza pública é a mais frequentemente requisitada.

Os relatos da maioria dos moradores dos bairros do Alto do Rosário e do Jardim Acácia é unânime quanto a uma preocupação crescente – o acúmulo de lixo e vegetação nas vias públicas. Essas denúncias, fundamentais para a comunidade, chegam ao Acorda Cidade através do WhatsApp (75) 98297-4004.

Foto: Encaminhada via WhatsApp

Moradores relatam que na Rua Aramari, rua do posto de saúde do bairro Alto do Rosário, que a vegetação toma conta dos arredores da unidade de saúde e está servindo como abrigo para animais e proliferação de focos do mosquito da dengue, chikungunya e zika.

Foto: Encaminhada via WhatsApp

Já no bairro Jardim Acácia, na Rua Shalon, a preocupação dos moradores não é muito diferente que a anterior. Segundo uma moradora, a manutenção da limpeza pública no bairro está deixando a desejar. O agravante principal na localidade é o acumulo de lixo e o excesso de vegetação.

Foto: Encaminhada via WhatsApp
Foto: Encaminhada via WhatsApp

O que diz a Prefeitura de Feira de Santana

Manter terrenos limpos, murados e com calçada é de responsabilidade do proprietário. Ainda assim, há quem não obedeça à legislação municipal [Lei nº 3.245, de 23 de agosto de 2011]. Somente entre janeiro e agosto deste ano, o Setor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) contabilizou 2.667 notificações emitidas no total – destas, 73 foram referentes a terrenos abandonados.

“A existência de resíduos sólidos em terrenos tem sido um dos grandes problemas para manter a limpeza pública regular”, afirma o diretor de Limpeza Pública, João Marcelo Gomes.

O diretor observa que a avenida Eduardo Froes da Mota, o Anel de Contorno, é alvo frequente dessa prática irregular. O material descartado, muitas vezes, é proveniente de resíduos de construções.

De acordo com João Marcelo, do total de notificações desse período, 1.603 foram resolvidas. Entre as situações apontadas por ele, estão dois terrenos que eram considerados pontos críticos na cidade, onde a população insistia em descartar lixo e entulho irregularmente.

Agora, estão sendo murados pelos proprietários. Os terrenos estão localizados nas avenidas Eduardo Fróes da Motta e na Presidente Dutra. “Solicitamos, através de notificações, que os donos murassem os terrenos, obedecendo à legislação. Aqueles que não cumprirem estarão sujeitos ao pagamento de multa”, adverte.

O diretor de Limpeza Pública também ressalta que o descarte irregular de entulhos e lixo em vias públicas é crime previsto na lei municipal nº 1613/92. A infração, para quem for flagrado, pode gerar uma multa de até R$ 2 mil.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O povo tem o que merece, não estou falando só do prefeito Colbert, mais a política no Brasil é *** colocaram um vereador que não sabe definir, limpeza pública, maís pôr causa de troca tem que fazer esse acerto, isso vai acontecer com Zé Neto se ganhar a prefeitura de feira porque eles pensam neles prá depois pensar no povo, mais tem aquele ditado o povo gosta e depois que reclamar.

  2. Aí eu te pergunto,KD o MP,KD a câmara de vereadores,KD as autoridades que dizem defender representar o povo a comunidade, estão todos de ouvidos e olhos tapados?…prq a matéria já diz tudo é reclamação velha,todo canto da cidade tá assim abandonada cheia de mato…Deus é mais!

  3. Ainda não vi a reclamação com fotos e texto enviados ao Acorda Cidade sobre Praça do Morada das Árvores situada ao lado da Rua Bartolomeu de Gusmão, no Campo Limpo, onde um lixão é jogado todos os dias.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade