Não deixe água parada

Combate ao mosquito da dengue precisa ser intensificado após fortes chuvas

Uma das formas mais eficientes de combater a doença é evitar a multiplicação dos mosquitos não deixado que pontos acumulem água

23/02/2024 às 19h30, Por Jefferson Araújo

Compartilhe essa notícia

mosquito da dengue
Foto: Leitor/Acorda Cidade

Feira de Santana registrou 166 casos de dengue na última terça-feira (20), mesmo dia em que uma forte chuva atingiu a cidade. O volume registrado foi de 42 milímetros em apenas 1 hora. Além dos transtornos recorrentes causados pelo temporal, como perda de móveis e alagamentos de casas, acende-se um alerta: o perigo de deixar água parada em locais inapropriados, ideais para a reprodução do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Segundo o Ministério da Saúde, de 1º de janeiro de 2024 até o início desta semana, 113 pessoas morreram vítimas da dengue em todo o Brasil. Uma das formas mais eficientes de combater a doença é evitar a multiplicação dos mosquitos. Confira nesta matéria flagrantes feitos por moradores de Feira de Santana que estão reclamando de locais que podem ter focos.

A promotora de Vendas Karoline Cerqueira de Araújo (31) é moradora do bairro Gabriela. Ela contou que recentemente foi diagnosticada com dengue e está preocupada com um local próximo à sua residência que está servindo de criadouro para os mosquitos. “Os moradores da rua jogam lixo, garrafas pet, latas, bastante lixo, coisas que estão acumulando água e servindo de focos para o mosquito-da-dengue”, disse Karoline, referindo-se a uma área com construções abandonadas próximo à rua Raimundo Almeida.

acúmulo de lixo terreno baldio
Foto: Enviada pelo WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004

De acordo com uma moradora que não quis se identificar, existe um terreno abandonado há mais de 7 anos no bairro Gabriela que está com muito lixo. “Aqui está cheio de mosquito, de lixo, muito mato e os donos não aparecem, tudo que é mosquito tem lá”, disse a moradora. O terreno fica no caminho 3 do loteamento Amaralina.

terreno foco do mosquito da dengue abandonado
Foto: Enviada pelo WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004

Um internauta anônimo mandou um vídeo que mostra a piscina de uma casa abandonada cheia de água na rua Georgina Erisman, no Centro da cidade. “Com as últimas chuvas, a piscina encheu mais e não vejo ninguém limpar, deve estar cheia de mosquito-da-dengue”, comentou o internauta. Segundo ele, a casa fica perto do prédio Augusto Freitas, na rua Barão do Rio Branco. 

piscina foco do mosquito da dengue
Foto: Enviada pelo WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004

Mais um local com acúmulo de água. Na rua B, caminho F 18, no bairro Feira X, existe uma resistência que a laje sempre acumula água da chuva. “É muita água parada em cima dessa laje, nós que moramos perto não sabemos nem mais o que fazer. Aqui está cheio de ratos, baratas e, além disso, mosquitos-da-dengue” disse o morador que não quis se identificar.

laje foco do mosquito da dengue
Foto: Enviada pelo WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004

Um motorista que passava pela Avenida Padre José Anchieta fez o registro de carcaças de veículos ao ar livre. Segundo o motorista, que não quis ser identificado, o local não apresenta qualquer tipo de proteção para as estruturas que podem acumular água da chuva e virar berçários para o mosquito-da-dengue. 

foco do mosquito da dengue
Foto: Enviada pelo WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004

Um ouvinte do programa Acorda Cidade mandou, de forma anônima, o registro de dois pontos do loteamento Agrovila no bairro Magabeira que estão oferecendo risco para a saúde. Segundo ele, alguns moradores estão jogando lixo em uma área no fundo do loteamento. O outro ponto registrado é o fundo de uma residência com pneus e um vaso sanitário sem nenhum tipo de proteção contra a água da chuva.

acúmulo de lixo foco do mosquito
Foto: Enviada pelo WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004

Combate ao Mosquito

Devido ao surto da dengue em todo o país é importante reforçar algumas medidas do cotidiano. A mudança de hábitos simples é muito importante para combater o mosquito transmissor da doença. O Acorda Cidade listou algumas ações para eliminar os focos do mosquito.

  • Mantenha sempre bem tampados locais para reservar água, como caixas, tonéis e barris de água.
  • Evite deixar a água da chuva acumular sobre lajes ou calhas entupidas.
  • Dentro ou fora de casa, cuide do lixo, sempre amarre a boca dos sacos plásticos e deixe a lixeira sempre tampada.
  • Não jogue lixo nas ruas, vias públicas ou terrenos baldios.
  • Não deixe água nos pratinhos das plantas.

Reclamações ou denúncias de possíveis focos de mosquito-da-dengue podem ser enviadas através do WhatsApp do Acorda Cidade (75) 98297-4004.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade