Feira de Santana

Sindicato tenta negociar fechamento do comércio na sexta de Micareta

Pela convenção coletiva, o comércio estaria autorizado a funcionar dia 21 de abril.

15/03/2023 às 10h53, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Comércio Segunda de Carnaval_ Foto Ney Silva_Acorda Cidade (1)
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

O presidente do Sindicato do Comércio (Patronal), Marco Silva, informou nesta quarta-feira (15) ao Acorda Cidade, que pretende negociar com o Sindicato dos Comerciários o fechamento do comércio no dia 21 de abril, feriado nacional de Tiradentes e 2º dia da Micareta 2023.

Em troca do fechamento das lojas no dia 21, Marco Silva propõe a abertura do comércio no sábado de Micareta, segundo informou em entrevista ao Acorda Cidade.

Vale ressaltar que pela convenção coletiva, o comércio está autorizado a funcionar no feriado de Tiradentes (veja aqui).

“Fiz um ofício para o Sindicato dos Comerciários, eles já receberam e espero que dêem um retorno, comunicamos também à prefeitura municipal sobre a importância do acordo, inclusive pedindo a mediação dela, porque o que a gente quer é que na sexta-feira, feriado, só trabalhem efetivamente os estabelecimentos que já abrem nos bairros. A gente sabe a importância das feiras de bairros, os shoppings que estão longe da festa, mas o sábado é um dia importantíssimo para o comércio, que pode abrir em horário reduzido, de 9h às 15h, por exemplo. Ficaria melhor para todo mundo. No domingo, o centro já não funciona, mas a gente não vai proibir que a feirinha e os bairros trabalhem”, afirmou o presidente do Sindicato.

Em relação à convenção coletiva, que de antemão autorizou o funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes, Marco Silva explicou que o acordo foi fechado em novembro de 2022, quando ainda não havia data nem certeza sobre a realização da micareta.

“Efetivamente, quando foi fechada a convenção coletiva, no mês de novembro, não havia data da Micareta 2023 e não se sabia se iria ter ou não a festa. Foi definida a Micareta, que começa oficialmente na noite do dia 20, na quinta-feira. Na sexta-feira, é feriado, que pela convenção coletiva autoriza a abertura do comércio. Esse é um feriado que os empresários pagam os funcionários para trabalhar. Mas, com a micareta, o trabalho neste dia ficou inconveniente”, disse.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Comércio está autorizado a funcionar no feriado de Tiradentes, 2º dia da Micareta de Feira

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Engraçado é que os patrões estão com a tática de abrir aos pouquinhos, nos feriados, prá ver se cria um costume e o povo se adapta. Mas, ao longo desses anos, só fazem levar fumo. Quem abre, dança com os custos. Ô, patraiada, deixa isso prá lá. O povo de Feira, nos feriados, gosta mesmo é de Cabuçu ou de uma choricinha no bairro, regada a pitu. Deixem de perder tempo e de atrapalhar a vida dos colaboradores. Eles também precisam de um tempo com amigos e a família.
    Vou dar uma sugestão aos comerciários, como protesto: vamos fretar uns ônibus e, ao invés de Cabuçu, vamos “invadir sua praia” (Guarajuba). Eles não vão deixar os ônibus entrar, mas, a gente estaciona no acostamento e invade a pé. A praia é pública.

  2. Tiradentes é feriado. O certo é não abrir, só porque vai ter micareta tem que funcionar o comércio agora é?
    Que absurdo! Se vai funcionar que pague extra para os trabalhadores!

  3. de que adianta fechar na sexta e abre no sábado , sendo que na sexta feira o feriado teria que ser remunerado, esse sindicato é uma piada ainda bem que já cancelei a taxa sindical do meu contra cheque , o certo msm era fechar na sexta e abrir só na segunda feira

  4. Deveria abrir sexta e sábado.
    Não interfere em nada e os comerciantes podem ter retorno para o caixa e assim pagar as contas. O engraçado é que os comerciários querem o salário pago no final do mês, mas trabalhar que é bom…

  5. A cada dia que passa perco mais o respeito pelos comerciantes de feira de santana da pra perceber não tem nenhuma empatia por seus funcionários

  6. Esses empresários, aliás donos de lojinhas que se acham dono da cidade, querem q seus funcionários trabalhem de domingo à domingo e que se lenhem c os momentos de lazer c suas famílias.

  7. Começou as loucuras de novo !!!!bem como disse o vereador José Carneiro “O comerciante precisa ter mais zelo pelos seus funcionários” se Carnaval que nao foi na cidade foi cm tal movimento imagine micareta que e uma festa para quem mora na cidade?Provavelmente as caravanas que o presidente do patronal informou deve chegar agora e pq tao vindo de longe nao deu tempo de chegar no Carnaval no micareta certo que chega kkkkk vc me poupe com tanta burrice

  8. Fechar sexta pra abrir sábado. Que palhaçada. Dá pelo menos 3 dias de folgas seguidas aos funcionários seus egoístas. Só pensam em vocês.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade