Feira de Santana

Comércio está autorizado a funcionar no feriado de Tiradentes, 2º dia da Micareta de Feira

O dia 21 de abril não está entre os feriados municipais decretados por lei.

13/03/2023 às 20h41, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Micareta de Feira
Foto: Acorda Cidade

O comércio de Feira de Santana está autorizado a funcionar no feriado nacional de Tiradentes, comemorado em 21 de abril. Nesta mesma data também estará em andamento o 2º dia oficial da Micareta 2023.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Antônio Cedraz, o dia 21 de abril não está entre os feriados municipais decretados por lei, mas sim nacionais, e, conforme negociado na Convenção Coletiva, as lojas poderão abrir normalmente.

“O dia 21 de abril já foi negociado na Convenção Coletiva e será aberto o comércio, mediante pagamento ou não da questão do Carnaval. A questão é o sábado, onde o sindicato deve nos procurar para ver se haverá acordo ou não de fechar. No domingo de Micareta, acredito que o comércio nunca abriu, com exceção dos bairros, e de qualquer maneira precisamos ver que o comerciário também precisa se divertir, e no domingo é preciso que as pessoas com suas famílias vão curtir um pouco a Micareta”, afirmou Antônio Cedraz.

Segundo ele, o comércio de bairro é independente, e os supermercados estão liberados para funcionar no domingo de Micareta. Já no dia 21, os proprietários que abriram no Carnaval e decidirem funcionar no feriado de Tiradentes terão que pagar a compensação pelo dia trabalhado aos funcionários.

“Aqueles que fizeram acordo com o sindicato de fechar no Carnaval, para abrir no dia 21, eles não irão pagar essa compensação, que é de R$ 75 ou R$ 82, a depender do número de funcionários. Mas aqueles que abriram no Carnaval na base da aventura vão ter que pagar o abono. Eu acho que o sábado e o domingo deveria ser fechado para o pessoal se divertir na festa, já que muitos no carnaval foram prejudicados. A gente está aberto a negociar, não vamos fechar as porteiras, ninguém é dono da razão.”

O presidente do sindicato disse ainda que irá averiguar com o setor jurídico a questão da lei nº 2299 de 2001, no artigo 1º, inciso 2.

“Essa lei estabelece que sejam acordados entre os sindicatos patronal e liberal as condições de funcionamento em horários excepcionais, e o artigo 2 da mesma lei fixa como proibido o funcionamento durante o período dos festejos da Micareta, a partir das 14h de sexta-feira até o domingo, voltando a funcionar na segunda-feira. Mas eles dizem que esta lei já está caduca, então tem essa dúvida aí, e vamos consultar nosso jurídico. Vamos sentar com o sindicato patronal para chegarmos a uma posição equilibrada”, reiterou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prefeito fraco luta para os donos do comércio e ainda por cima o sindicato que era para lutar pelos trabalhadores trabalha pra os empresários.
    Trabalhador também precisa de lazer com sua família,ninguém é escravo.

  2. No carnaval, que não é feriado (nem nacional, nem estadual, Só apenas em alguns municipios), o comércio não abre. Mas numa data que é realmente feriado ( de caráter nacional), os caras quem abrir…. me poupe viu….

    1. A questão é sempre foi feriado e pronto…
      Esse sindicado do comerciário ele esta trabalhando pra o patronal….
      O que ele esta fazendo por nós? Nada

  3. Ta revoltadinho é? Mesmo se não fosse Micareta, abrir no feriado é uma furada….. Já olhar para o proprio umbigo… Se a micareta acabar acaba um periodo de vendas (pré) micareta das lojas de Roupas e Calçados, além do movimento para outras areas da cidade, como os bares e restaurantes…. os Revoltadinhos deveriam é exigir do governo o cumprimento do seu papel constitucional, se vai ter a micareta, foi aprovada e o recurso reservado, assim como era para ser o pagamento dos médicos, que tem que ta previsto no orçamento…

  4. De novo essa lambança?? Oxoxoxe, não tão vendo que isso não deu certo e, não funciona ??? Só stress para as pessoas, e os comerciários!!!

  5. Qual o problema com feriados, o pobre trabalhador do comercio, não pode ter um dia de descanso? Mais uma vez será um dia de lojas vazias.

  6. Que palhaçada é essa?
    O feriado é Nacional ,não tem nada a ver com municipio !!!!!!
    Já passou da hora de tirar esse cara da presidência do sindicato dos comerciários!!!

  7. e o descaso com os funcionários continua. Alegaram que o comércio tinha que abrir no carnaval porque a festa era lá e não aqui em feira. E agora? Qual a desculpa? O pessoal tem é que deixar de pagar a taixa sindical mesmo. É muita sacanagem.

  8. OUVI O SECRETÁRIO DE CULTURA DIZER QUE A MICARETA ESSE ANO SERIA UMA FESTA DIURNA E O COMÉRCIO ABERTO?….QUE TURMA BOMBARDEADA É ESSA!!!

  9. Onde está o Sindicato dos Comerciários de Feira de Santana?
    Sindicato é agora que você deve atuar:
    -firmar acordo com os empresários, para fechamento do comércio dia 21 com os seguintes argumentos:
    – a micareta é um período favorável à assaltos;
    – Nossa cidade é extremamente violenta;
    – Vidas importam.
    – Muitos jovens feirense entram no mundo das drogas muito cedo.
    – Os pais precisam estar com seus filhos, nesse período de festa popular.
    – lojas com portas abertas em dias de micareta é um convite para os assaltantes (Vidas valem mais que qualquer lucro);

    Vale lembrar que o jovem que entra no mundo do crime, em muitos casos, os pais não tinham tempo disponível para conviver com eles.
    O reflexo dessa violência alcança a todos: pobre, rico, empresários, empregados, representantes de sindicatos e outros.
    SE CONTINUAR COMO ESTÁ O QUE SERÁ DE NÓS? O QUÊ?

  10. Micareta de feira de Santana não atraí turista! quem brinca o micareta é o povo de feira.
    Não tem feriado não dá oportunidade para quem gosta da festa brincar.
    Pôr isso que micareta cada ano está mais fraca.

    1. SE DE FATO HOUVESSE UM PREFEITO DECENTE NA CIDADE, A MICARETA JÁ TERIA ACABADO. SÓ ATRAI CONFUSÃO, PIORA NO TRÂNSITO, BRIGA, SUJEIRA, GASTO PÚBLICO DESNECESSÁRIO, NUMA PREFEITURA QUE SEQUER PAGA AOS TERCEIRIZADOS, NÃO ENTREGA UMA OBRA, E O PREFEITO DIZ QUE ESTÁ TUDO BEM…E O POVÃO NA EXPECTATIVA DE LEO SANTANA. POUPE-ME…..

  11. FEIRA DE SANTANA é diferenciada, FERIADO NACIONAL, NÃO É FERIADO MUNICIPAL, esse ” PREFEITO”” é realmente uma aberração, o sindicato dos comerciários vendido aos empresários , já já voltará o chicote e o feitor.

    1. Eu quero é mais tá bom de ver esse povinho trabalhando domingo , feriados tá só o filé se tivesse ruim eles já tinha dado um jeito de tirar esse cara do sindicato mais tudo tem medinho, aceita caladinho

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade