Feira de Santana

1° Festival de Forró de Feira de Santana será realizado no próximo sábado (25) no Distrito de Maria Quitéria

O evento acontece a partir das 18h, na Praça de São José, distrito de Maria Quitéria.

18/05/2024 às 11h24, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Festival de Forró
Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover a integração da comunidade com seguimentos artísticos-culturais nordestinos, Feira de Santana realizará o seu 1º Festival de Forró.

O evento acontecerá no próximo sábado (25), a partir das 18h na Praça de São José, distrito de Maria Quitéria e reunirá cantores e compositores do município que ao som do forró, impulsionarão a importância e valorização do gênero musical que sustenta boa parte dos artistas e músicos do Nordeste.

O Acorda Cidade conversou com o Coordenador Municipal do Fórum Nacional do Forró de Raiz, idealizador do projeto e integrante da Banda os Bambas do Nordeste, Carlos Mattheus, que destacou a importância do evento a fim de relembrar grandes nomes do forró do Nordeste, como Luiz Gonzaga.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Não tem como falar de cultura nordestina sem falar em Luiz Gonzaga, ouso-me dizer que sinceramente não sei se Gonzaga bebeu na fonte do curso de administração ou a administração bebeu na fonte Luiz Gonzaga, digo isso, pois foi um dos artistas mais completos que pôde existir. Ele planejou sua saída de Exu PE (sua terra natal), criou um ritmo genuinamente nordestino, inovou, empreendeu, divulgou sua cultura para o mundo e em suas músicas ajudou a redescobrir um lado esquecido do país que era o Nordeste”, disse.

Conforme Carlos Mattheus, o Rei do Baião também carrega em sua trajetória de vida, encontros com Feira de Santana.

“O Rei do Baião adotou a Princesa do Sertão como local de apoio, homenageando-a em 1954 em uma gravação titulada Feira de Gado, onde retrata o comércio de gado na cidade. Já na regravação em 1984 com o cantor Raimundo Fagner, Gonzaga cita o nome de João Serafim (seu compadre e ex-vereador), onde no mesmo ano a Casa da Cidadania concede o Título de Cidadão Feirense ao Rei do Baião. Gonzagão tinha uma preocupação muito grande para que o Forró não viesse acabar, então ele não podia ver alguém puxando o fole em uma sanfona sem recurso, que logo encostava e se a pessoa realmente tivesse talento, era presenteado com um acordeon”.

O Coordenador Municipal do Fórum Nacional do Forró de Raiz também relembrou o momento em que um feirense, Baio do Acordeon, recebeu um presente inesperado de Luiz Gonzaga, um acordeon.

Foto: Divulgação

“Em Feira de Santana isso aconteceu com André Galdino, popularmente conhecido como
Baio do Acordeon. Em 1974, Baio foi convidado por amigos para assistir uma apresentação do Rei do Baião e leva consigo uma sanfona no qual tinham lhe emprestado. Aproveitando o momento, acompanha Gonzaga tocando seu fole, Luiz reconhecendo nele um talento de poucos, lhe presenteia com uma sanfona branca e assim Baio passa ser integrante da turnê”, contou.

Ainda segundo Mattheus, o 1º Festival de Forró de Feira de Santana será realizado a partir da Lei que declara o forró como manifestação cultural do país, de autoria do deputado federal Zé Neto. Ele também aproveitou para destacar a relevância de projetos que impulsionam o gênero musical em todo o Brasil.

Os Bambas do Nordeste
Foto: Divulgação

“Muitas leis foram criadas para assegurar o forró. Em Feira de Santana por exemplo, tem a Lei nº 3.898, de 20 de novembro de 2018 que declara o forró como patrimônio histórico-cultural do município. Em 2021 o forró foi reconhecido pelo Iphan como patrimônio cultural imaterial do Brasil, já em 2022 na cidade de Cachoeira foi dado a abertura estadual do plano de salvaguarda e estamos em busca para que a Unesco reconheça o forró como patrimônio mundial. Em 2023, o presidente sancionou a lei que declara o forró como manifestação cultural do país, de autoria do deputado federal feirense Zé Neto e neste ano de 2024, o mesmo presidente insere o nome de Luiz Gonzaga do Nascimento no livro dos heróis e heroínas da Pátria”, finalizou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só em nosso país.quem não trabalhou ganhar e quem trabalhou ter que dividir seu dinheiro com pessoas que não era da época .

    1. Verdade ,o ex presidente nunca trabalhou na vida ,e o pior , recebe uma aposentadoria de 120 mil todo santo mês.

  2. Imposto no centro da cidade e festa para o povo!!! Acorda Bahia!!! Estado com maior índice de violência e analfabetismo!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade