Combate a dengue

Segundo Dia D de vacinação contra a dengue registra baixa procura em Feira de Santana

Há locais em que, até às 11h da manhã, apenas uma criança foi vacinada.  

06/04/2024 às 12h21, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Unidade Básica de Saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O segundo Dia D de Vacinação contra a dengue em Feira de Santana foi realizado neste sábado (6). A primeira ação aconteceu no dia 2 de março, em conjunto com a campanha nacional de mobilização. No final da manhã, a reportagem do Acorda Cidade foi conferir a movimentação em algumas unidades de saúde e encontrou os postos vazios. Na Unidade Básica de Saúde do bairro Baraúnas (UBS), até às 11h, apenas uma criança foi vacinada. Corredores e cadeiras estavam esvaziados.

Unidade Básica de Saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A ação de hoje aconteceu das 8h às 13h em 25 unidades de saúde do município. Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos foram imunizados. Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), esse público representa quase 11% dos 907 casos confirmados em Feira de Santana. 

Unidade Básica de Saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, a enfermeira da UBS da Rua Nova ll, lll e Barroquinha, Jacineide Monteiro, explicou que o baixo movimento é também falta de conscientização das pessoas. Em todo o estado, já foram registradas 28 mortes pela doença, número considerado alarmante para um problema que é remediável. 

Unidade Básica de Saúde
Jacineide Monteiro | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esse dia D da vacinação está muito fraco. A gente espera um público maior, porque a dengue está aí assolando. Vemos vários casos de crianças sofrendo, os adultos também e está matando. As mães precisam se conscientizar e trazer seus filhos, porque a dengue não é brincadeira, ela mata. Então, tragam seus filhos”, afirmou. 

Unidade Básica de Saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Rose de Jesus, mãe de Rafael Lima de Santana, foi uma das poucas pessoas que compareceu para imunizar seu filho. Ela contou que ficou surpresa ao ver a unidade completamente vazia em um momento em que é fundamental vacinar as crianças e adolescentes do município. 

Unidade Básica de Saúde
Rose de Jesus | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É muito importante que venham vacinar seus filhos, porque a dengue está aí e ela mata. E se tem o dia D de vacinação, é importante trazer seus filhos. Fiquei muito surpresa, porque eu achava que estaria cheio. Mais um motivo para os pais virem. E agora, meu filho está protegido e eu estou tranquila”, disse Rose.

Unidade Básica de Saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Para quem não compareceu nas unidades neste dia D, a enfermeira alerta que a vacinação continua de segunda a sexta, inclusive, em alguns postos, das 8h às 21h, como na UBS da Rua Nova ll, lll e Barroquinha. 

Unidade Básica de Saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Balanço

Unidade Básica de Saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Carlita Correia, revelou ao Acorda Cidade que, neste sábado, foram aplicadas um pouco mais de 195 doses do imunizante contra a dengue. 

A enfermeira especialista em arboviroses destacou que o município de Feira de Santana enfrenta um cenário delicado com a circulação da variante cosmopolita da doença. Apesar das unidades de saúde oferecerem vacinação durante a semana, a baixa adesão preocupa as autoridades de saúde, pois muitas doses continuam disponíveis.

Coordenadora Epidemiológica
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Essa baixa adesão preocupa realmente a Secretaria Municipal de Saúde e muitos estão precisando, procurando a vacina. Outros grupos também estão esperando a oportunidade de serem vacinados e a gente vê esse público-alvo que já está disponível, tem a vacina, tem a faixa etária disponível, preconizada, mas ainda depende dos pais ou responsáveis para conduzir esses menores até as unidades. Então, foi mais um dia D, mais um dia de tentativa de facilitar esse atendimento para que os pais que trabalham durante a semana pudessem estar nas unidades de saúde. Nós vacinamos um pouco mais que 195 doses de vacina contra dengue. É um número muito baixo, ainda temos algumas unidades de vacina, algumas doses de vacina no município, mas é muito preocupante essa baixa adesão. A gente não consegue entender essa despreocupação com essa faixa etária de crianças, porque qualquer grupo, qualquer idade pode ter complicação com a dengue”, declarou.

Leia também:

Feira terá mais um Dia D de vacinação contra a dengue neste sábado (6)

Dia D contra a dengue movimenta vacinação nos postos de Feira de Santana 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olha os pais ou responsáveis tem que ter mas atenção nas divulgação pois sair nas rádios no satélite da prefeitura pois as pedras tem visitar mais os satélite oficiais da prefeitura pois hoje todo mundo tem celular. E também passa nos postos de saúde dos bairros pra saber as vacinas disponíveis pra as crianças. Como tá Dando a da gripe e da dengue. As que estão em campanha. Mas tem todas vacinas do calendário vacinal das crianças. E também não esquecerem a vacinas HPV pra as crianças de 9 anos até 15 anos das meninas e meninos. Mães e responsáveis vão unidades de saúde dos seus bairros. Por favor vcs estarão saúde pra seus filhos.

  2. Não seria mais sensato a secretária de saúde de Feira de Santana organizar equipes em alguns bairros para fazer a vacinação contra a dengue? Geralmente o povo pobre não deve ter sequer o dinheiro para pegar o ônibus. OU TÔ ERRADO?.

  3. Sabem porque foi fraco mais uma vêz? Falta de comunicação , divulgação porque não vi falar ,tô vendo agora que abrir o site e deveria ser pelo menos até às 16 HS porque muitas mães trabalham aos sábados e saem do serviço na hora que os postos fecharam . Da próxima façam uma maior divulgação.

  4. Ficam limitando a vacinação para certa idade. Deveria ser aberta a todos afinal tem validade e não correria o risco de perder a vacina por falta de procura.

    1. Publicidade não pode ser só pra jogar responsabilidade nas costas de presidente da Câmara qd a cidade alaga. Muitos pais não souberam do dia D. Pq não fazem uma campanha levando a vacinação nas escolas públicas? Tem q criar novas estratégias. Não dá é ficar de braços cruzados ..

      1. Minha sugestão que equipes vão para escolas e colégios municipais fazer uma campanha de conscientização e depois de vacinação em dias de aulas.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade