Combate a dengue!

Dia D contra a dengue movimenta vacinação nos postos de Feira de Santana 

Além da vacinação, agentes de endemias atuaram em alguns locais da cidade. Também houve a distribuição de materiais educativos.

02/03/2024 às 12h44, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Dia D contra a dengue ft ney silva acorda cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Neste sábado (2), uma campanha nacional de mobilização contra a dengue está ecoando em todo o Brasil. Com o país se aproximando da marca de um milhão de casos prováveis, segundo o Ministério da Saúde, o esforço coletivo entre sociedade e autoridades se faz ainda mais necessário para combater a doença. Em Feira de Santana, a situação não é muito diferente, somente esse ano, 290 casos já foram confirmados. Neste Dia D, a vacinação foi intensificada nos postos da cidade. 

O Acorda Cidade esteve no Shopping Boulevard para acompanhar o movimento. Em entrevista, a enfermeira Vivian Carvalho falou sobre a importância da população vacinar as crianças de 10 a 14 anos para diminuir os casos. A Secretaria de Saúde disponibilizou vários pontos para aplicação, inclusive, nos distritos do município. 

enfermeira Vivian Carvalho - ft ney silva acorda cidade
Vivian Carvalho | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente está em alguns pontos de Feira de Santana no Dia D contra a dengue para conscientizar a população sobre a importância da vacina, que é uma grande aliada para diminuir os casos de dengue”. 

Segundo Vivian, em torno de 50 crianças já foram vacinadas até o final desta manhã na unidade que foi montada no Shopping Boulevard. Mas a previsão é vacinar em torno de 300 pessoas até o final do dia. 

Ela alertou que vacinar é imprescindível, mas também manter aquelas dicas de combate ao mosquito é essencial para erradicar a doença. 

“São as dicas que a gente já conhece, não deixar o acúmulo de água parada, em pneus, garrafas, vasilhas; se preocupar em lavar os vasinhos de plantas, porque os ovinhos ficam lá. Evitar o acúmulo de lixo, principalmente em espaços abertos”. 

Vale ressaltar que as formas como o mosquito agem, mudaram. Antes, eles só colocavam ovos em água limpa. Atualmente, o Aedes aegypti também se prolifera em águas sujas. Seus ovos podem permanecer até um ano em locais secos. 

Roseana Monteiro, moradora da Fraga Maia, esteve presente para imunizar sua filha, Lua Bastos. Para ela, a preocupação deve ser redobrada diante de tantas mortes decorrentes da epidemia de dengue. 

Roseana Monteiro - dia d - vacinando filha - ft ney silva acorda cidade
Roseana Monteiro | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Excelente, essa é uma oportunidade que a gente está tendo para prevenir as nossas crianças, porque o número de crianças infectadas nessa faixa etária está sendo significativo, então é uma boa oportunidade para prevenir essa doença que está matando”, declarou. 

Ela reforçou que em casa tem tomado as medidas de segurança para eliminar focos do mosquito. Também tem conversado e alertado aos vizinhos para tomarem as mesmas atitudes de combate. 

Além da vacinação, agentes de endemias atuaram em alguns locais da cidade. Teve ‘Bota Fora’ no bairro Rua Nova, onde moradores colocaram materias, eletrodomésticos e o que seria descartado na portas de casa para a Secretária de Serviços Públicos (Sesp) recolher; utensílios que poderiam estar acumulando água e servindo de criadouro do mosquito.

Dia D contra a dengue ft ney silva acorda cidade
Foto: Danielly Freitas

No trânsito do centro da cidade e nas feiras livres dos bairros George Américo, Tomba, Estação Nova e Centro de Abastecimento, foram distribuídos materiais educativos sobre como combater a dengue. Nos postos de saúde da cidade e na Caravana que passou pelos distritos, a vacinação seguiu até o meio-dia. (12h30 nos distritos). 

Dia D contra a dengue ft ney silva acorda cidade
Foto: Danielly Freitas

O Dia D contra a dengue na cidade segue durante todo o dia. No Shopping Boulevard, a vacinação vai até às 18h. Vale pontuar que a mobilização é geral, por isso, é recomendável que cada morador retire 10 minutos do dia e verifique em suas casas, principalmente em quintais e locais a céu aberto, se há algum foco do mosquito. 

Essa luta contra a dengue é de toda a sociedade!

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Rua Serrânia

Feira de Santana

Moradores do bairro Caseb enfrentam dificuldades ao trafegar por ruas diante de buracos em calçamento

Além das aberturas nas duas vias, também é perceptível a falta de limpeza no local, aumentando a vegetação que até...

13/04/2024 às 21h05

alagamentos em Feira de Santana

Feira de Santana

Superintendente da Soma diz que pontos de alagamentos são oriundos de chuvas nunca registradas em Feira de Santana

Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente da Soma, o engenheiro João Vianney destacou que os principais prejuízos enfrentados pelo...

13/04/2024 às 19h05

Prefeitura_-Paco-Municipal_-Foto-Ney-Silva_Acorda-Cidade

Feira de Santana

Prefeito sanciona lei que determina reajuste de 4% dos salários dos professores, agentes comunitários e agentes de endemias

A divulgação foi feita no Diário Oficial Eletrônico.

13/04/2024 às 11h41

Samu de Feira de Santana

Feira de Santana

MPT faz mediação sobre condições de trabalho do Samu em Feira de Santana

Durante a audiência, realizada na sede do MPT, foram feitos relatos de problemas na oferta de insumos e condições de...

12/04/2024 às 16h35

Lavagem

Feira de Santana

Lavagem do Beco da Energia acontece neste sábado (13)

Segundo o vice-presidente do movimento, Jaaziel Neves da Rocha, o evento contará com segurança, estrutura de palco e banheiros químicos....

12/04/2024 às 15h49

Rede de esgoto/ Rua Intendente Abdon

Feira de Santana

Moradores do bairro Queimadinha reclamam de prejuízos causados por rede de esgoto entupida

Antônio Brandão, que reside na rua há 55 anos, relatou as principais dificuldades enfrentadas pela população com as inundações causadas...

12/04/2024 às 14h18

image

Rádio acorda cidade