Segurança

Gás encanado ou botijão: entenda como saber qual é a opção ideal para sua casa

A escolha entre gás encanado ou botijão impacta no conforto, segurança e na economia doméstica.

10/03/2024 às 14h25, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Botijão
Foto: iStock

Na construção de uma casa ou em uma mudança, além de preocupar-se com a decoração, com os móveis que precisam ser comprados, entre outros fatores, é preciso, também, decidir entre gás encanado e botijão para abastecer a residência.

Essa escolha não é apenas uma questão de conveniência, uma vez que se encontra ligada a segurança e economia a longo prazo. Ambos os sistemas possuem suas vantagens e desvantagens, e por essa razão entender as diferenças entre eles é fundamental para tomar uma decisão embasada.

Qual a diferença entre o botijão e o gás encanado?

Em suma, quando se trata da distinção entre o gás encanado e o gás de botijão, é importante notar que qualquer tipo de fogão pode operar com ambos, ou seja, não existe um modelo predefinido para cada um. Esse já é um ponto a menos em termos de preocupação.

Por conseguinte, um aspecto elementar é garantir que a válvula e outras peças de tamanho menor estejam corretamente instaladas, assim como a conexão com a saída do encanamento ou a mangueira do botijão. A instalação do gás encanado, especialmente em apartamentos, pode ser feita de maneira rápida e com custos relativamente baixos, dependendo da necessidade de substituir peças antigas.

O gás encanado é comumente distribuído por uma rede de tubulações conectadas à empresa de gás local. Esse tipo de instalação denota praticidade ao fornecer um suprimento contínuo e ininterrupto. Isso elimina a necessidade de ficar trocando botijão de gás, garantindo que nunca fique sem gás no meio do preparo de uma refeição.

Além disso, por ser um sistema fixo, o risco de vazamentos é reduzido, aumentando a segurança residencial. Todavia, em contrapartida, o botijão de gás oferece uma flexibilidade maior, sendo uma opção viável para áreas onde a rede de gás encanado não está disponível.

A instalação é simples e não requer grandes investimentos em infraestrutura. No entanto, a necessidade de ficar monitorando o nível do gás no cilindro e trocando-o quando necessário pode ser considerada uma desvantagem em termos de comodidade.

Por esse motivo, tendo em vista tais considerações, o ideal no momento de decidir qual tipo de gás utilizar é buscar orientação especializada de uma empresa de gás. Como trabalham com essas questões, as empresas especializadas possuem, não apenas fornecem informações detalhadas, sobre os dois sistemas, mas também oferecem serviços profissionais de instalação e manutenção.

Assim será possível esclarecer dúvidas acerca dos custos, da segurança e da eficiência de cada sistema, garantindo uma escolha que atenda às necessidades específicas da família. No fim, escolher entre o gás encanado e o botijão irá depender diretamente das circunstâncias individuais de cada residência.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade