Variedades

Espaço pequeno e sem graça? Saiba as melhores dicas de como decorá-lo

Elementos da natureza, pinturas e uma boa iluminação podem fazer toda a diferença em seu ambiente

05/04/2024 às 09h50, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

decoração
Foto: Istock, Aleksandra Zlatkovic

Com o aumento do preço dos imóveis, a moda dos ambientes pequenos – sejam eles escritórios, estúdios ou apartamentos – está cada vez mais em alta, uma vez que proporcionam vantagens como economia financeira, agilidade na limpeza e praticidade. Mas, para acompanhar esse novo espaço, certas adaptações tornaram-se necessárias: móveis multifuncionais e decoração planejada são algumas delas.

Móveis multifuncionais, como portas de correr, mesas dobráveis e sofás-cama, tornaram-se imprescindíveis devido à sua funcionalidade, enquanto a decoração planejada, por sua vez, em razão de deixar o ambiente mais aconchegante e harmônico. Afinal, sentir-se confortável na própria casa é essencial: é o lugar de descanso, de receber pessoas especiais e realizar tarefas básicas. Por isso, separamos algumas dicas de decoração para o seu ambiente:

● Crie ambientes naturais

Plantas e elementos da natureza têm a capacidade de deixar os ambientes harmônicos, aconchegantes e intimistas e, por isso, apostar em arborizações e jardins, é uma ótima dica para trazer “vida” ao lugar. Além disso, as plantas podem trazer cor ao ambiente, deixando- o mais estético, alegre e agradável. Jiboias, lírios, zamioculcas, costelas-de-adão e samambaias são exemplos de plantas que se adaptam facilmente ao interior da casa.

Quando o ambiente for pequeno, ainda assim são várias as possibilidades de incluir elementos da natureza na decoração. Entre elas, posicionar os vasos de planta em janelas, em cima de cristaleiras, prateleiras e armários. O “muro verde” ou jardim vertical também é uma das opções, uma vez que ocupa um pequeno espaço e deixa o cômodo bonito e interessante.

● Espelhos e quadros

Para ambientes pequenos, decorações na parede são peças-chave, visto que, além de não ocuparem espaço, chamam a atenção e trazem elegância e diversão ao lugar. Para esses casos, espelhos, pinturas e quadros são muito bem-vindos. Os espelhos são úteis à composição por diversos motivos: dependendo do local que estão posicionados, trazem a sensação de amplitude, ajudam na iluminação e ainda possibilitam dar uma conferida no visual.


Pinturas e quadros, por sua vez, são ótimas opções para colorir e inovar o cômodo, além de serem elementos em que é possível personalizar do modo como o proprietário do ambiente deseja, com detalhes e expressões de individualidade. Por isso, a produção artesanal, neste caso, também é bastante interessante, bastando ter o auxílio de ferramentas manuais, como furadeiras, esmerilhadeiras e martelos. Assim, seu ambiente fica a sua cara!

● Iluminação

Outra forma de decorar o ambiente sem ocupar espaço é investindo na iluminação. Dependendo, ela pode até trazer a sensação de que o lugar é mais amplo, mas, se quiser deixá-lo mais aconchegante e intimista, é interessante apostar na iluminação indireta, com

luzes amareladas. A iluminação natural também é uma grande aliada da decoração de interiores, uma vez que, junto às plantas, traz vivacidade, bem-estar e alegria à casa.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade