Variedades

Pneu também tem vida útil: saiba o que afeta

Os pneus têm um tempo de duração que garante sua segurança.

05/04/2024 às 09h29, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Pneus
Foto: Wagnerokasaki / iStock

Um pneu tem um tempo de vida útil — o que muitos não têm ideia. Este tempo de vida útil é um ponto crucial para garantir a segurança e o desempenho do veículo. Embora os desgastes estejam relacionados à rodagem ou à quilometragem, alguns pontos externos podem afetar a qualidade e o tempo de duração do pneu.

A exposição ao sol, por exemplo, pode ser um dos fatores que podem influenciar esse tempo de vida útil. Isso porque causa ressecamento e rachaduras nos pneus, especialmente em regiões com climas mais quentes e ensolarados.

Períodos de inatividade também podem influenciar. Isso ocorre porque os pneus desenvolvem pontos planos devido à pressão constante em uma área específica da banda de rodagem. Esta pressão, por sua vez, pode prejudicar bastante o pneu quando o veículo voltar a rodar.

Outro ponto, que se assemelha bastante ao primeiro, é quando o pneu é submetido a condições climáticas extremas. Seja com temperaturas muito altas ou muito baixas, isso pode desgastar e degradar os pneus. Calor intenso ou frio extremo pode tornar o material mais rígido
e propenso a rachaduras.

O armazenamento inadequado também surge como um problema. Seja em locais muito expostos ao sol ou em ambientes úmidos, tudo isso causa uma deterioração rápida.

E como todo elemento de um carro, os pneus têm uma data de fabricação, o que também influencia. Esta data é estampada na lateral, indicando a semana e o ano em que foram produzidos. Mesmo que não sejam usados, os pneus podem se deteriorar com o tempo, especialmente após cerca de cinco a dez anos, dependendo das condições de armazenamento.

Buscar os melhores pneus para um veículo é de extrema importância para garantir segurança, desempenho e economia a longo prazo. Isso desempenha um papel na estabilidade e nas condições de direção de um veículo. Optar pela qualidade é essencial para manter a vida útil do pneu da melhor forma.

Após um determinado período, é preciso substituir os pneus. Alguns fabricantes sugerem substituí-los após seis a dez anos, independentemente da quilometragem percorrida. Para isso, é preciso sempre se atentar e buscar os principais sinais de desgaste, rachaduras, bolhas ou outros danos, também é essencial para garantir a segurança na estrada.

A importância de escolher os pneus adequados para um veículo não pode ser subestimada, pois esses componentes desempenham um papel vital na segurança, no desempenho e na eficiência do veículo.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade