Decoração

Arquiteta dá dicas de efeitos decorativos para renovação de ambientes

O ponto principal a ser considerado na renovação do ambiente é pensar em que sensação deseja ter.

24/02/2024 às 07h00, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Fernanda pereira

Você sabia que a renovação de ambiente proporciona melhoria não só estética como outros benefícios para quem usa o espaço, a exemplo de bem estar? Entre as possibilidades para conseguir esse resultado estão os feitos decorativos. Mas o detalhe está em saber quais intervenções fazer nos espaços de casa ou do trabalho.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a arquiteta responsável pelo setor de Marketing da Matiz Tintas, Fernanda Pereira, revela o que está em alta e o que deve ou não ser feito, quando se trata de efeitos decorativos.

“Primeiro é importante saber que há uma infinidade de efeitos decorativos que podem ser utilizados, como o cimento queimado para piso e parede; pedras naturais, com brilho (como o efeito fulget, craqueado e Mathi, da Colortex); e diversos outros”, exemplificou Fernanda.

A arquiteta disse que o ponto principal que a pessoa deve considerar na renovação do ambiente é pensar em que sensação deseja ter. Ela destaca que “o cimento queimado no piso, por exemplo, deixa o ambiente mais rústico e aconchegante. Texturas como a Toque da Terra, as Suvinil, que é feita de argila, proporcionam a sensação de contato com a natureza. E as com pedras naturais também são ótimas para ‘trazer a natureza para dentro de casa’”.

O cimento queimado, inclusive, informa Fernanda, segue no topo quando o assunto é efeitos decorativos mais vendidos, e há uma tendência a novos tons mais neutros. Além dele e dos já citados, há também uma forte tendência no uso de produtos com brilho e texturas com acabamentos naturais, a exemplo da Sururu da Ibratin, feita com as cascas do Sururu de verdade.

E se você está se perguntando o que não é indicado quando se trata de efeitos decorativos, Fernanda também responde. “Não é recomendado fazer sozinho. O ideal é contratar um pintor profissional, porque a aplicação correta faz toda diferença no resultado final. Também vale a pena chamar atenção para produtos que parecem ser, mas não são. Hoje, no mercado, há produtos que imitam texturas, mas não têm qualidade e resistência. É importante comprar seus produtos em lojas e marcas de confiança,” assinala.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade