Dicas

Dicas e cuidados de como remover a mancha do piso laminado

A manutenção pode ser feita com vassoura ou aspirador de pó.

18/01/2024 às 16h36, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Dicas de Limpeza
Foto: Divulgação

O piso laminado vem se tornando o queridinho dos brasileiros. Uma opção mais barata que  madeira, se popularizou como uma forma ecológica para quem busca a elegância de um visual amadeirado com um valor bem menor. Porém, esse tipo de piso possui maior sensibilidade no que diz respeito às manchas. Para facilitar a vida de quem sofre com esse problema e também de quem deseja aprender como fazer a limpeza correta, João Pedro Fidelis Lucio, responsável técnico da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, listou algumas dicas.

Manutenção

A manutenção pode ser feita com vassoura ou aspirador de pó. “Dê preferência ao aspirador de pó, que tem uma melhor eficiência sobre a limpeza. Depois de recolher esse pó na superfície, passe um pano extremamente torcido, sem exagero de água, com um pouco de desinfetante ou produto que dê cheiro no ambiente. O importante é não encharcar, pois, quanto mais se aplica à base de água no piso, ele vai absorvendo pelas frestas de encaixe. O que pode estufar e estragar, dando mal cheiro. Por isso passar o pano quase seco e nunca jogar o produto diretamente no piso. Essa manutenção também pode ser feita com detergente neutro. Neste caso são 5ml de detergente para 300 ml de água. Coloque no borrifador ou em um balde. Bom destacar que nenhum alvejante, como cloro e água sanitária, deve ser usado”, afirma.

Limpeza especializada

Fora a manutenção, uma limpeza mais completa é recomendada. “A higienização dos pisos, quando feita por profissionais, pode ser mais eficaz e facilita na manutenção do dia a dia. Essa limpeza pode ser feita semanal ou quinzenalmente, isso vai depender da rotina familiar”, reforça o especialista.

Manchou, e agora?

É preciso saber o que causou ou qual componente resultou em mancha no piso. A partir de então é que se entra com o produto específico para tratamento ou remoção da mancha. “Não existe um tratamento de mancha no piso laminado, pois se trata de uma camada acrílica. O que pode ser feito é uma limpeza mais profunda e aí sim aditivar o produto químico, como multiuso ou saponáceo, para fazer essa limpeza e em alguns casos até desencardir o revestimento, já que com o passar dos anos tem esse desgaste. Com esse processo é possível clarear essas manchas, mas só pode ser feito uma ou duas vezes por ano, já que é necessário usar água e neste piso não é aconselhável”, destaca.

Prolongue a beleza do material

Esse tipo de piso laminado não é grande amigo da umidade e muito menos de sol. Além disso, por ser muito fácil de riscar, podemos é recomendado calçar os pés dos móveis com algum tipo de feltro quando forem mover algo de lugar. “Outro ponto de atenção é o tipo de produto utilizado na limpeza. Não há necessidade de ceras, silicone e nem pensar em água sanitária”, completa João Pedro.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade