Dica

Confira 3 dicas de como lavar e manter roupa preta sem desbotar

De produtos a modo de secagem, especialista dá dicas para prolongar a vida útil das peças.

06/08/2023 às 14h25, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Roupas pretas
Freepik/ PV Productions

Lavar roupas pretas pode não ser tão simples quanto parece, isso porque, dependendo do tecido e da maneira com que a peça for lavada, a cor pode desbotar. Para evitar esse desgaste e prolongar a vida útil das roupas, Angelo Donaton, CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, listou algumas dicas:

Separar é fundamental

Peças escuras devem ser separadas das coloridas. “Atentar-se para as cores é muito importante, mas outro detalhe é o tecido. Misturar algodão com jeans, por exemplo, pode provocar um maior desgaste das fibras e causar o desbotamento. Além disso, para evitar esse dano é aconselhável lavar as roupas sempre do lado avesso, pois assim recebe o mínimo de atrito possível”, explica o CEO.

Atenção aos produtos

Nesse tipo de lavagem é importante o cuidado com alvejantes que contêm cloro. Por isso, para tirar manchas use o produto recomendado para a tonalidade das peças. “Outra dica importante é o uso de sabão líquido, já que o sabão em pó costuma acumular nos tecidos e, em alguns casos, deixá-lo com aparência esbranquiçada”, destaca.

Cuidado com o sol

O processo de secagem também é importante. Quanto mais exposta ao sol, mais acelerado fica o processo de desbotamento da roupa preta. “Para evitar esse desgaste, a secadora é muito indicada, mais do que secar à sombra, por exemplo. “Além de seguro, o processo é mais rápido e eficiente, já que pode ser feito em um ciclo de uma hora e a peça sai pronta para uso. Por isso, as lavanderias são indicadas. Além, é claro, da economia, já que lavar um cesto custa em torno de R$ 16”, completa Donaton.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade