Soraya Macêdo

Mil nomes para as mesmas coisas

Um dicionário informal para traduzir melhor aquilo que, no fundo, você já sabe.

20/11/2023 às 08h50, Por Soraya Macêdo

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Palavras
Foto: Freepik

Por Soraya Macêdo
Publicitária
Diretora da Formato Ideias

Hoje a gente pode falar de job, storytelling, business two business, KPI, inbound marketing, branding sense, blá, blá, blá… mil nomes diferentes para falar das mesmas coisas, mil nomes em outras línguas para parecer mais interessante, mil nomes para fazer você se sentir desatualizado ou levemente burro por não acompanhar tanta
modernização.

A questão é: marketing e comunicação têm como premissa simplificar a mensagem e fazer com que ela chegue até o público. Então, por que, começando com os profissionais que falam sobre isso, a mensagem não fica mais simples? A sensação é que todo mundo está querendo parecer uma autoridade no assunto. Tipo: “vou falar difícil que ninguém vai entender direito e todo mundo vai ter certeza que eu sei muito!”… E, fazendo assim, muita gente com conteúdo raso, daqueles que só de olhar você bate a cabeça no “fundo”, está por aí vendendo curso.

Ahhh quanto curso, só de ver e ouvir chega cansa!! É curso de gravar com celular, curso de falar para a câmera, curso de tráfego pago, curso de atendimento, curso de ioga, curso de bolos, curso de artesanato, curso da pqp! E muita gente com uma pompa que parece até que sabe mesmo o que está falando… Isso aqui não é uma sentença! Há muita gente boa por aí, muito curso sério, conteúdo de primeira. Você só precisa buscar as referências reais num mundo tão cheio de fachadas de mentira (ou fakes, se você preferir). Então, para trazer um pouco de leveza e mostrar que você não está tão por fora assim, segue um minidicionário um pouco mais descomplicado sobre termos do marketing que, SIM, você já ouviu por aí:

LEADS – tá aí uma palavrinha da moda! Traduza como CONTATO, simples assim. É ter o nome, telefone, email, Whatsapp de algum possível cliente.

MÉTRICAS – o mesmo que DADOS. Informações que você precisa ter sobre um meio de comunicação para decidir se vai usá-lo ou não na sua estratégia daquele momento. Aqui cabem vários números e, mais que isso, sua habilidade de ler de forma qualitativa, afinal,
nem sempre 2+2 é igual a 4.

TRÁFEGO PAGO – bora lá: tráfego é fluxo. Pode ser de pessoas, carros, aviões, dados. É o ir e vir. Em internet, em propaganda, em comunicação, em marketing digital – como queira chamar – é pagar para levar sua mensagem para alguém ou trazer alguém para
sua mensagem. Lógico que existem muitas forma de fazer isso bem feito para ter mais resultado, mas, simplificando, é isso: PAGAR PARA GERAR FLUXO!

BUDGET – esse é um daqueles termos que, se alguém usar, você precisa rir! Sério mesmo! Se o cliente já não quer responder quando você pergunta a ele qual o ORÇAMENTO/VERBA, imagina perguntar qual o budget. Sim-pli-fi-ca-!

CTA (Call To Action) – já vou logo traduzir pra você nem perder tempo imaginando do que se trata. CHAMADA/ORDEM PARA AÇÃO. Propaganda trabalha na mente consciente e inconsciente das pessoas. E nós, seres humanos, precisamos receber ordens e/ou estímulos para agir/reagir. Então, seja no ambiente digital ou ambiente físico, a comunicação precisa nos dar uma ordenzinha do tipo: “ligue agora”, “saiba mais clicando aqui”, “baixe seu e-book”, inscreva-se já”, “fale conosco”, “clique para comprar”… É, meus amigos, a gente dá ordens na comunicação e a gente segue ordens. A psicologia do consumidor desvenda bem nosso jeito de agir e é fundamental entender como funciona!

CUSTOMER SUCESS – há 27 anos, quando comecei a estudar comunicação, era simplesmente PÓS-VENDAS. Traduzindo ao pé da letra, customer sucess é algo tipo sucesso do cliente. Traduzindo mais um pouquinho, é seu próprio sucesso enquanto empresa se você continuar fidelizando o cliente depois que ele compra seu produto. É cuidar, mimar, saber como está, oferecer serviços de manutenção, mandar mensagens de aniversário, brindes, dengar o cliente e o manter sempre por perto.

GEOMARKETING – o prefixo GEO significa terra, solo… e está relacionado a espaço, local. Eis que, para complicar e parecer bonito, alguém criou uma superpalavra: geomarketing. Bobinhos… eles só queriam dizer: escolha onde você quer e/ou precisa comunicar algo sobre sua empresa. Vou dar um exemplo: você faz docinhos para festas? Então a posição geográfica, ou seja, O LUGAR ONDE VOCÊ TEM QUE FAZER ALGUMA COMUNICAÇÃO é onde sua cozinha está localizada, nesta cidade aí mesmo. Ou seja, o local onde seu público está e precisa ver sua comunicação para ir até você ou para ligar fazendo uma encomenda.

PERSONA – aqui ficou na moda com a internet, mas é algo de sempre. É o mesmo que PERSONAGEM (ou até mascote, talvez!). Trata-se de uma representação fictícia e humanizada com os mesmo gostos, perfil, interesse, renda, experiências, necessidades, desejos e tudo mais que o seu PÚBLICO-ALVO tem. Ou seja, a persona é uma forma de
descrever seu público-alvo para não perdê-lo de vista quando for desenvolver ações estratégicas e comunicação para alcançá-lo.

Por hoje chega… essa amostra grátis foi só para deixar tudo como tem que ser: mais simples! Mas não se engane, ainda tem mais uns mil e um nomes para desvendar por aí. E isso nem é apenas no marketing nosso de cada dia.

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