Política

Rui Costa diz que vai trabalhar com deputados para mudar 'lei que favorece os bandidos no Brasil'

Rui Costa mostrou insatisfação com a atual lei criminal do país, que, segundo ele, precisa mudar, a exemplo das audiências de custódia, que têm liberado da prisão pessoas de alta periculosidade.

30/10/2018 às 10h58, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O governador, Rui Costa, particiou de ume reunião com prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados e outras lideranças do Portão do Sertão, em Feira de Santana, na semana passada, sobre a segurança no estado da Bahia e as dificuldades que o governo vem enfrentando nessa área.

Rui Costa mostrou insatisfação com a atual lei criminal do país, que, segundo ele, precisa mudar, a exemplo das audiências de custódia, que têm liberado da prisão pessoas de alta periculosidade.

“Quando a gente fala de segurança, as pessoas cobram só do governador, do executivo, ou cobram da Polícia Militar e da Polícia Civil. Muitas vezes, a nossa polícia está fazendo muito bem o seu papel, mas ou nós vamos resolver o problema da lei criminal no país ou vai ser difícil qualquer estado avançar mais rapidamente na segurança. Não é possível soltar tantos bandidos. 62% de todos os presos no ano passado, em flagrante, cometendo crimes com arma, drogas, foram soltos em 24 horas na audiência de custódia. Muitos presos foram soltos esse ano porque venceu o prazo para a pessoa ser julgada. A Justiça não julga, depois solta porque não julgou. Quem paga a conta disso é a sociedade e quem responde na entrevista é o governador”, reclamou.

O governador destacou também que, na área da segurança, nenhum governador consegue resolver sozinho, precisa do juiz, do Ministério Público, entre outras instituições. Para ele, a segurança pública é hoje o problema mais complexo do Brasil.

“Não adianta prender se a Justiça solta; julga uma pessoa que matou alguém e é condenada a 18 anos, mas com um sexto da pena, ou seja, três anos, ela pode começar a gozar os benefícios da progressão da lei e estar solta, sair no Natal, Ano Novo, Dia dos Pais, Dia das Mães. São coisas que eu não consigo entender. Por isso vou trabalhar com nossos deputados e nossos governadores pra mudar a lei criminal, da lei que favorece os bandidos no Brasil.”

Presídios fechados

Ainda durante o encontro, Rui Costa informou que somente em 2019 haverá a realização de novos concursos para a área de segurança pública na Bahia e falou sobre a situação de dois presídios construídos em seu governo há dois anos, que estão sem funcionar por conta de uma decisão da Justiça do Trabalho.

“Estão prontos com o dinheiro da sociedade e não estão funcionando porque uma juíza do trabalho entendeu que a melhor forma de gerir o presídio não era contratando uma empresa e está com a liminar vai fazer quase dois anos. Lá não tem ninguém contratado, não tem ninguém trabalhando, e a juíza deu uma sentença do ponto de vista administrativo, se eu posso ou não contratar uma empresa pra gerir o presídio. Eu acho que direito administrativo não é com a Justiça do Trabalho, é da Justiça Comum, e eu estou há quase dois anos tentando mudar essa decisão, com dois presídios fechados”, declarou.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Leia também: Após decisão judicial, mais de 200 presos já deixaram presídio para cumprir pena em casa

MP vai recorrer de liberação de presos para regime domiciliar em Feira de Santana

Defensora pública diz que detentos liberados pela justiça podem retornar ao presídio se descumprirem regras

Justiça manda 300 presos do regime semiaberto cumprir prisão domiciliar em Feira de Santana

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade