Miss Afro

Representante do conjunto George Américo, é eleita Miss Afro Feira de Santana 2024

Ana Beatriz e Gabriela Glória ficaram em 2⁰ e 3⁰ lugares respectivamente e Karine dos Santos, foi eleita a Miss Simpatia.

25/04/2024 às 10h50, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Miss Afro
Foto: Divulgação | Lorena Lopes

Depois de três meses de formação e ter passado por mais de 10 avaliações, Lorena Lopes, de 22 anos, moradora do conjunto George Américo, é eleita Miss Afro Feira de Santana 2024.

Ela foi uma das 12 finalistas entre 120 mulheres negras inscritas, que representaram praticamente todos os bairros da Princesa do Sertão e mais cinco municípios da região. Lorena se destacou nas avaliações e, com uma nota elevada dos questionários, somando-se à nota da comissão julgadora, conseguiu o tão sonhado título. Esta foi a sua terceira tentativa.

Miss Afro
Foto: Divulgação | Lorena Lopes e Val Conceição

“Apesar de todas as dificuldades e muitos “nãos”, conseguimos mais uma vez realizar essa ação afirmativa que tem sido um divisor de águas na vida de meninas e mulheres negras, tem resgatado vidas e salvado vidas”, afirma Val Conceição, idealizador e coordenador geral do concurso.

O Miss Afro se consolida como um espaço informal de educação onde são oferecidas para as participantes informações acerca da ancestralidade, saúde, direitos, estética negra, entre outras.

Principal evento nesse seguimento, ainda enfrenta a desconfiança e a falta de credibilidade quando solicitamos apoio financeiro em empresas e no comércio local por ser uma atividade desenvolvida por negros e para negras, desabafa a co-idealizadora Viviane Carvalho.

Ainda segundo ela, é necessário que as pessoas entendam que o Miss Afro não é apenas um concurso de beleza, vai mais além, pois toca profundamente nas mazelas herdadas pela comunidade negra feminina e ensina às participantes a se emanciparem, aumentando a autoestima e desenvolvendo a autoaceitação o que para alguns soa como ameaça.

“Lorena Lopes, mulher negra não retinta, é a prova da resistência e da persistência desse nosso quilombo, ela vem tentando desde 2019 e isso nos deixa lisonjeados, pois nos dá a certeza de que o Projeto Miss Afro tornou-se referência de empoderamento”, finaliza Viviane.

Miss Afro
Foto: Divulgação | Da esquerda para a direita: Ana Beatriz, Gabriela Glória, Val Conceição, Lorena Lopes e Karine dos Santos

Ana Beatriz e Gabriela Glória ficaram em 2⁰ e 3⁰ lugares respectivamente e Karine dos Santos, foi eleita a Miss Simpatia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como todos e todas podem perceber na maioria dos comentários abaixo, o Concurso Miss Afro Feira de Santana é extremamente necessário. Infelizmente, ainda temos muito a fazer pois o racismo, velado ou não, é evidente.
    Parabéns Lorena Lopes e a todas que participaram dessa importantíssima ação afirmativa.

  2. Sinceramente acho o nome desse concurso desnecessário, mulher é bonita independente de ser negra parda ou branca, isso serve ainda mais pra fortalecer o racismo, esse negócio de afro cotas já deveria acabar, tem muita mulher negra muito mais bonita parda e branca também então na minha opinião nada de miss afro ou que quer que seja.

  3. SERIA BACANA SE ELA FOSSE BRASILEIRA, QUAL É O PAIS DA AFRICA DELA? ELA PODE SE CANDIDATAR A MISS FEIRENSE AJA VISTA QUE ELA RESIDE EM FEIRA.

Mais Notícias

Pontilhão

Feira de Santana

Pontilhão que liga os conjuntos Feira IX e Feira IV será reconstruído na próxima semana

A informação é do vereador Pastor Valdemir que, em pronunciamento na Câmara, comemorou a execução dos serviços pela Prefeitura na...

23/05/2024 às 17h04

Núcleo Agenda Bahia do Trabalho Decente

Feira de Santana

Núcleo da Agenda Bahia do Trabalho Decente é implantado em Feira de Santana 

A iniciativa do Governo do Estado, visa difundir os princípios do trabalho e obter contribuições para elaboração de políticas públicas....

23/05/2024 às 17h00

‘Café com Aroma de Cidadania’

Feira de Santana

Receita Federal incentiva doações para programas sociais através da declaração do Imposto de Renda; saiba como doar

O prazo para entrega do Imposto de Renda 2024 termina no dia 31 de maio.

23/05/2024 às 16h32

Lei Paulo Gustavo

Feira de Santana

Prefeitura promove oficina de elaboração de prestação de contas da Lei Paulo Gustavo no dias 4 e 5 de junho

As aulas vão ocorrer no Teatro Margarida Ribeiro. O primeiro dia da oficina, dia 4 de junho, será das 8h...

23/05/2024 às 15h51

Presidente do Conselho Tutelar - Antônio de Jesus Correia

Maio Laranja

Conselhos Tutelares apelam à sociedade que denuncie abusos sexuais a crianças e adolescentes

O presidente do Conselho número 2, Antônio de Jesus Correia, usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal para falar sobre...

23/05/2024 às 15h26

Taxistas

Feira de Santana

Presidente do Sincaver responde sobre queixas feitas por associação na Câmara: ‘A vistoria é a mesma de 30 anos atrás’

Conforme Liomar Ferreira, as vistorias tem o objetivo de garantir conforto e segurança ao taxista, como também ao passageiro.

23/05/2024 às 12h08

image

Rádio acorda cidade