Economia

Representantes da educação avaliam resultado do Ideb em Feira de Santana

O dado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

17/09/2020 às 11h11, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

Atualizada ás 16h

Ainda não é o índice ideal, mas a rede estadual de ensino da Bahia apresentou uma melhora e alcançou seu melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na série histórica para o ensino médio, ou seja, desde que esse indicar foi lançado no ano de 2005. A rede saltou de 2,7 em 2017 para 3,2 em 2019. O dado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O Ideb demonstrou ainda que a rede estadual teve um aumento de 0,5%, ou seja, acima da média nacional, que foi de 0,4%. Representante da Secretaria Estadual de Educação em Feira de Santana, Arivaldo Vieira, que é diretor do Núcleo Territorial de Educação Portal do Sertão – NTE, fala sobre esse resultado.

"As notas melhoraram muito e isso é importante. A Bahia cresceu 18,5% e isso é gratificante, pois o trabalho está surtindo efeito e a tendência é continuar com as mudanças que vem acontecendo no processo de ensino e aprendizado. Estamos vivendo um momento um pouco complicado, mas o NTE-19 mudou, houve uma melhoria, temos que agradecer a parabenizar a todos os estudantes, aos educadores, funcionários, familiares por essa conquista. Tivemos o colégio Estadual Rotary com o maior valor a nível quantitativo, que alcançou 5,3, além de outras escolas com notas muitos boas. A tendência agora é que a gente faça ainda mais”, afirmou.

A rede municipal de educação de Feira de Santana atingiu a meta do Ideb 2019 estabelecida pelo Ministério da Educação. O índice alcançado pelas escolas do ensino fundamental I, anos iniciais do 1º ao 5º ano, foi de 4,8%, o que representa um aumento de 0,4 em relação a avaliação anterior, feita em 2017. Das 206 escolas de Feira que integram a rede municipal, 95 foram submetidas a avaliação, destas, 52% atingiram a meta, o que equivale a 49 escolas. O secretário municipal de educação, Justiniano França, faz também uma avaliação.

“Foi um resultado satisfatório, importante para o município. Sabemos que temos que melhorar muito mais, agora a equipe da educação vai estar trabalhando para avaliar cada questão de cada índice para que a gente possa buscar melhorias. isso que vimos agora dá a dimensão do trabalho que é executado por toda equipe da secretaria e também com nosso corpo de docentes que faz um trabalho para cada vez mais termos um ensino de qualidade”, destacou. 

Justiniano explicou que a avaliação do Inep leva em consideração um conjunto de fatores, como o resultado das avaliações do ensino, aprovação e reprovação, índices de abandono, a qualidade da escola, entre outros. 

Leia também

Rede estadual de ensino da Bahia melhora desempenho no Ideb

Rede Municipal de Feira de Santana atinge meta do Ideb
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Card paralisação

Educação

Professores da Rede Estadual paralisam atividades por 48h a partir desta segunda-feira (29) em Feira de Santana

Nesta segunda-feira (29) também haverá uma manifestação, em frente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE-19).

28/04/2024 às 14h45

Escola Municipal Diva Matos Portela

Feira de Santana

Dia da Educação: saiba como a tecnologia influencia na formação dos estudantes da rede municipal de Feira de Santana

Segundo a secretária de Educação, a presença da tecnologia, fez com que a frequência de estudantes se tornasse maior nas...

28/04/2024 às 13h46

Criança estudando

Educação

Estados e municípios terão R$ 579 milhões extras no Fundeb

Complementação da União ao Fundeb teve ajuste de contas referente a 2023. Valor a mais será repassado ainda em abril....

27/04/2024 às 07h48

Rede Municipal de Ensino

Educação

Com quadra esportiva, laboratórios e salas climatizadas, Escola Municipal é inaugurada no bairro Papagaio em Feira de Santana

O investimento feito pela prefeitura municipal é focado em garantir o desenvolvimento infantil além do ensino-aprendizagem de alunos.

26/04/2024 às 12h40

Programa Pé de meia

Educação

Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

MEC começou a pagar na quinta (25), a parcela de R$ 200 relativa à frequência às aulas no mês de fevereiro.

26/04/2024 às 07h13

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

Educação

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

O docente da rede estadual, que ficou entre os 35 finalistas provenientes de todas as regiões do país, concorreu com...

25/04/2024 às 17h09

image

Rádio acorda cidade