Feira de Santana
Dia da Educação: saiba como a tecnologia influencia na formação dos estudantes da rede municipal de Feira de Santana
Segundo a secretária de Educação, a presença da tecnologia, fez com que a frequência de estudantes se tornasse maior nas unidades.
28/04/2024 às 13h46, Por Gabriel Gonçalves
Neste domingo, 28 de abril, é comemorado o Dia da Educação. A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.
Muitas pessoas associam a palavra “educação” com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante para educação de uma criança ou jovem.
A família também é a base da formação educacional de uma pessoa. Os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.
Paralelo a tudo isso, a tecnologia também começou a fazer parte da rotina dos estudantes. Seja através de computadores, Chromebook ou laboratórios, os alunos da rede municipal de Feira de Santana, utilizam os instrumentos como aliados em suas formações.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a secretária municipal de Educação, Anaci Bispo Paim enfatizou a importância, que a tecnologia tem hoje, na formação educacional de uma criança ou de um jovem. Segundo a gestora, o processo melhora o desempenho do estudante.
“Nós estamos modernizando o processo educacional. É necessário que as escolas ou que a educação, de modo geral, para ter qualidade, tenha prédios compatíveis com o projeto pedagógico, tenha os materiais que são importantes para desenvolver a ação e melhorar o desempenho do aluno. Tem o professor qualificado, mas insira também no seu processo a mediação tecnológica. Ela dinamiza o ensino, como é o caso do laboratório de robótica. O aluno sente atraído por essa nova dinâmica operacional de desenvolver atividade de ensino, aprende melhor, tem encantamento, tem frequência melhor. E essa mediação tecnológica pode ser desenvolvida utilizando vários meios, tanto os meios tecnológicos com equipamento, como é o caso dos equipamentos do laboratório de robótica, como também os Chromebooks que aqui estão disponíveis para os alunos utilizarem em sala de aula, como os computadores que são utilizados para a área administrativa da escola, área técnica também”, explicou.
Como forma de oportunizar que o estudante tenha acesso às tecnologias, a secretária municipal informou ao Acorda Cidade, que diversos investimentos são feitos na área da Educação, ao exemplo de aquisição de equipamentos.
“Nós estamos com os Chromebooks, nós adquirimos 17 mil para as escolas terem a base tecnológica. assim como para o trabalho administrativo e de suporte pedagógico, nós compramos 1.200 TVs que já entregamos para todas as escolas, estamos comprando mais agora, compramos também mais de mil computadores distribuindo para as escolas, continuamos distribuindo para as unidades escolares, temos o Nutech que é o Núcleo de Tecnologia da Seduc, o que faz? Monta tanto os tutoriais necessários para uso desse equipamento como também orienta a partir da formação continuada como utilizá-los, é importante que ao adquirir o equipamento você tenha essa garantia da formação e os laboratórios que nós compramos que tem também essa mediação tecnológica, a empresa fornecedora, ela é também contratada para dar o curso de formação, de preparação, assim como de ciências matemáticas e também como de robótica”, explicou.
Segundo Anaci Paim, a presença da tecnologia nas escolas, fez com que a frequência de estudantes se tornasse maior nas unidades.
“Um dos retornos que a gente consegue observar e que é importante, é a frequência escolar. Observamos que ela melhora muito quando o aluno tem aquela empolgação com a prática pedagógica do dia a dia. É um atrativo, ele vai para a escola, ansioso para ir para o laboratório, para usar o Chromebook, para ir para o laboratório de robótica. Isso muda bastante, motiva a frequência”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
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acho lindo os discursos! Entre eles e a vida real tem um buraco. Basta ir às escolas! Tecnologia, em países sérios, SUÉCIA, NUNCA foi sinônimo de aprendizagem! Pra jogar, é ótimo!
Computadores sem internet? Computadores sem salas apropriadas? Professores sem treinamento? Salas quentes, sem conforto térmico ou ergonômico. Busque quais escolas detém essas qualidades, AS QUE CONHEÇO NÃO OFERECEM ESSAS CARACTERÍSTICAS ESSÊNCIAS.