Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Setembro de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 15/09/2020 18h57.

Rede Municipal de Feira de Santana atinge meta do Ideb

Das 206 escolas que integram a Rede Municipal, 95 foram submetidas à avaliação. Destas, 52% atingiram a meta.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Rede Municipal de Feira de Santana atinge meta do Ideb
Foto: Andreyse Porto

Acorda Cidade

A Rede Municipal de Educação atingiu a meta do Ideb 2019, estabelecida pelo Ministério da Educação. O índice alcançado pelas escolas do Ensino Fundamental I, anos iniciais – do 1º ao 5º ano, foi 4,8, o que representa um aumento de 0,4 em relação à avaliação anterior, feita em 2017. O Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi divulgado pelo Ministério da Educação, MEC, na manhã desta terça-feira, 15.

Das 206 escolas que integram a Rede Municipal, 95 foram submetidas à avaliação. Destas, 52% atingiram a meta, o que equivale a 49 escolas; 46 tiveram índice acima do esperado e duas escolas estagnaram em relação à avalição anterior, de 2017.

Sessenta e três escolas apresentaram melhor resultado que em 2017 – é o caso da Escola Municipal Quinze de Novembro, de Jaíba, que dobrou o resultado. Saiu de 2,1 para 4,2 em 2019; Luciano Ribeiro Santos, no bairro Lagoa Subaé, cresceu 61,5% – tinha índice 2,6 e alcançou 4,2. A Ana Brandoa de Souza, no Tomba, aumentou 56,67 – saiu de 3 ara 4,7. A Escola Municipal Manoel Cundes Ferreira, que fica na localidade de Ovo da Ema, distrito de Maria Quitéria, subiu 57,6% – tinha nota 2,6 e alcançou 4,1.

Das 95 escolas que foram submetidas ao Ideb, 64 apresentaram crescimento em relação à avaliação anterior, mas nem todas atingiram a meta. Quarenta escolas não atingiram o índice estipulado pelo MEC.

Dez não conseguiram avançar, no entanto, mantiveram resultado acima da meta e onze unidades de ensino não alcançaram a meta e retrocederam.

No Fundamental II, séries finais – do 6º ao 9º ano, 22 foram submetidas à avaliação. Neste grupo, a Rede Municipal não alcançou a meta: ficou com índice de 3,7 enquanto a meta era 4,6. Das 22 escolas, treze apresentaram crescimento; cinco alcançaram a meta ou ficaram acima dela; oito escolas diminuíram e uma escola foi avaliada por primeira vez.

ESTRATÉGIAS QUE DERAM RESULTADO

De acordo com a análise da Secretaria Municipal de Educação, algumas medidas e estratégias contribuíram para um resultado melhor nesta última avalição, principalmente nos anos iniciais.

No geral, as principais estratégias foram: a diminuição do índice de estudantes que engrossavam a estatística de distorção idade-série – alunos que têm idade superior ao esperado para aquele ano escolar; o investimento na formação continuada dos professores; a renovação do quadro de pessoal, com a convocação de todos os professores concursados em 2012 e um novo certame em 2018; também a realização de seleção pública via Reda; e a reserva de carga-horária que disponibiliza mais tempo para o professor planejar suas atividades.

Também é avaliado como extremamente positivo pela gestão da Educação o investimento em recursos pedagógicos e ainda na infraestrutura das escolas. “Todas estas ações, sempre com acompanhamento mais próximo da gestão escolar, são fundamentais para a aprendizagem dos estudantes e favorecem um resultado mais efetivo do Ideb”, destaca a diretora do Departamento de Ensino, Jozelia Araujo.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. É calculado com base nos resultados das provas de português e matemática aplicadas a cada dois anos e no fluxo escolar – taxa de aprovação, reprovação e ainda abandono dos estudantes.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Crianças celebram 187 anos de Feira de Santana em coral virtual
Aniversário da cidade

Crianças celebram 187 anos de Feira de Santana em coral virtual

Mais de 100 estudantes participaram do coral virtual no qual cantam o hino à cidade

Ministério da Saúde dá orientações para retomada das aulas
Brasil

Ministério da Saúde dá orientações para retomada das aulas

Na maioria dos estados, as aulas estão suspensas desde março

Confira as 10 escolas municipais de Feira de Santana com os melhores resultados do Ideb 2019
Feira de Santana

Confira as 10 escolas municipais de Feira de Santana com os melhores resultados do Ideb 2019

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.

Vídeo

Força-tarefa remove cerca de 30 barracas nesta quinta-feira (17) em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram