Podcast

Feirense, ator Hilton Cobra faz parte da história do teatro negro brasileiro

Atualmente o ator está na novela Fuzuê, da Rede Globo, como ‘Cata Ouro’. Há mais de 30 anos que ele não fazia dramaturgia na televisão. 

02/10/2023 às 06h46, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo Pessoal

O ator e diretor Hilton Cobra, criador de uma das primeiras companhias de teatro negro do Brasil, a Cia dos Comuns, bateu um papo com o Acorda Cidade para falar sobre sua vida e trajetória dentro da produção audiovisual brasileira. Atualmente ele está atuando na novela, Fuzuê, da Rede Globo, como o personagem ‘Cata Ouro’. Há mais de 30 anos ele não fazia dramaturgia na televisão. 

Ator  Hilton Cobra na novela Fuzuê
Foto: Reprodução/TV Globo

Feirense orgulhoso da cultura da terra, antes de se apaixonar pela atuação trabalhou nas feiras da avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, com seu pai e sua avó e foi encarregado do departamento pessoal na construção civil de um dos hotéis mais antigos da cidade, o Palace Hotel. 

Após se mudar para Salvador (BA), por volta de 1976, ele fez amigos no curso de administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), enquanto trabalhava como vendedor. A partir desse contato começou a circular por trás das câmeras. Em entrevista, Cobra contou como surgiu a ideia de criar a Cia dos Comuns. 

“Eu fiz muitos espetáculos de teatro, mas eu não via pessoas negras no palco, aquilo me acendeu um desejo de montar uma companhia de atores e atrizes no Rio de Janeiro. Por muito tempo eu batalhei muito para entrar na Rede Globo, na década de 80 e 90. Fiz algumas novelas, papéis não centrais, mais importantes evidentemente, porque trabalho é trabalho. Até que criei a Companhia de Teatro Cia dos comuns, em 2001, com ajuda de Márcio Meirelles do Vila Velha, Zebrinha do Bando de Teatro Olodum, Jarbas Bittencourt, Jorge Carvalho, José Viana, e fizemos quatro espetáculos de absoluto sucesso no Rio”, contou o ator ao Acorda Cidade. 

Foto: Arquivo Pessoal

O ator conta que era um ‘Rato de Teatro’, que por muito tempo batalhou iluminando os palcos, trabalhando na produção, até que tivesse a oportunidade de subir para se apresentar. Ele fala com muito orgulho que o teatro é o que lhe alimenta no audiovisual. 

Com uma carreira há mais de 40 anos, o ator dedicou sua vida à produção teatral negra. Por escolha própria, decidiu sair da televisão para fazer teatro e se tornar um dos atores teatrais mais importantes do cenário nacional. Saindo em grande estilo, ele conta que na época de 2005 encerrou a carreira na televisão ao lado de grandes nomes como Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro. 

“Eu pedi a Rede Globo que me tirasse do sistema, que eu não queria fazer televisão, eu não gosto daquilo. Eu queria galgar coisas mais importantes que era minha companhia de teatro. Eu não queria mais fazer papéis subalternos, delegado de polícia, de bandido, de jagunço. Eu encerrei na televisão naquela época trabalhando com os Pastores da Noite com essas duas feras”, declarou.

Segundo o diretor, seu papel como ‘Cata Ouro’, surgiu do seu destaque em um monólogo que fez em todo país, chamado ‘Tragam-me a cabeça de Lima Barreto’, que levanta uma discussão atemporal do racismo e da eugenia. Neste espetáculo ele se apresentou mais de 300 vezes, inclusive na Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro.  

Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo Hilton, o personagem ‘Cata Ouro’ , que está brilhando na novela das sete, foi inspirado no Profeta Gentileza, que se destacou pregando a empatia entre os viadutos do Gasômetro no Rio de Janeiro. 

“Hoje estamos vivendo no planeta uma degradação absurda, então eu estou contribuindo nessa coisa da limpeza do planeta, uma vez que eu cato e reciclo. Um personagem totalmente enigmático”, disse Hilton ao Acorda Cidade. 

Ele ainda brincou que se falar o segredo da chave para achar o tesouro, a Globo demite ele amanhã. 

Em sua carreira, ele ainda atuou por dois anos como presidente da Fundação Palmares, durante o governo Dilma. Em janeiro deste ano, ele contou que esteve em Feira e percebeu que, do ponto de vista dele, há uma desvalorização da cultura e da arte na região.

“Você não tem mais a cultura sertaneja, aquele museu a pleno vapor, tem poucos teatros, parece que não tem mais cinema. Aquele mercado do centro é para ser restaurado, para ser degustado pela cidade de Feira de Santana. Tenho orgulho de ser feirense, então vamos recuperar essa cultura feirense, nordestina e sertaneja”, pontuou.

Segundo Cobra, no futuro é um desejo seu fazer um monólogo sobre o personagem feirense Lucas da Feira, que viveu em Feira de Santana, no período escravista.

O ator participou do Festival Literário de Feira de Santana (Flifs) na mesa de lançamento do livro ‘Luiza Bairros: pensamento e compromisso político’ ao lado de outras personalidades (veja aqui).

Ouça o podcast no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram e  Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.

Leia também: Ator da novela Fuzuê participa de Festival Literário de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sobre o Teatro Negro, existe sim é só da uma pesquisada que todos encontram, portanto vejam quando surgiu a proposta:
    A TRAJETÓRIA do Teatro Experimental do Negro (TEN) e sua proposta de, a partir de 1944, quando foi fundado, no Rio de Janeiro, trabalhar pela valorização social do negro no Brasil, através da educação, da cultura e da arte.

  2. Isso aí você acertou completamente, quando diz; “ que, do seu ponto de vista, há uma desvalorização da cultura e da arte na região”.

Mais Notícias

Professor e radialista

Micareta de Feira 2024

Chora Bananeira, Arrastão do Carro da Pitú e Bell Marques: saiba curiosidades da Micareta de Feira com o professor Edilson Veloso

Veloso, como carinhosamente é conhecido, possui uma conexão com a Micareta desde que nasceu.

15/04/2024 às 19h08

promotor Audo Rodrigues

Podcast

O papel do promotor de justiça na sociedade: Audo Rodrigues traz experiências e reflexões sobre o trabalho do MP

O promotor revelou detalhes da sua história, assim como, falou sobre o seu amor pela família e os legados que...

09/04/2024 às 06h28

Cantor e bombeiro militar João Lucas

Podcast

Dos palcos aos resgates: conheça a história do bombeiro militar, músico e artista João Lucas "Nagô"

O bombeiro compartilhou várias experiências marcantes, incluindo sua primeira ocorrência, um fato marcante envolvendo cinco adolescentes.

01/04/2024 às 07h26

Cantora Gabi Maraes

Podcast

Gabi Moraes: conheça a advogada e cantora feirense que compõe a partir de experiências do cotidiano

Gabi Moraes conta além da sua história, a experiência de participar do maior carnaval fora de época do Brasil, a...

25/03/2024 às 11h22

Jairo Carneiro Filho

Micareta de Feira 2024

Mudanças, programação diurna e espaço para crianças e pets: secretário lista novidades para a Micareta de Feira 2024

Jairo Carneiro Filho falou sobre as principais novidades do evento momesco que será realizado nos dias 18 a 21 de...

22/03/2024 às 17h50

Influenciadora Hendyohara

Podcast

Maternidade solo e mudança de vida com mais de 2 milhões de seguidores: conheça a influenciadora Hendyohara, de Feira de Santana

Hendy contou como decidiu vencer a timidez e aparecer na internet e assim usar as suas habilidades com vídeo e...

18/03/2024 às 22h14

image

Rádio acorda cidade