Podcast

O papel do promotor de justiça na sociedade: Audo Rodrigues traz experiências e reflexões sobre o trabalho do MP

O promotor revelou detalhes da sua história, assim como, falou sobre o seu amor pela família e os legados que pretende deixar na sociedade.

09/04/2024 às 06h28, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

promotor Audo Rodrigues
Audo Rodrigues | Foto: Arquivo Pessoal

Como atua um promotor de justiça? Quais as funções e áreas defendidas pelo Ministério Público? Essas e tantas outras perguntas foram respondidas pelo promotor de justiça Audo da Silva Rodrigues, que detém uma experiência de mais de 24 anos de atuação em Feira de Santana. 

Feirense apaixonado por sua terra natal, Audo tem 50 anos de idade e quase metade dedicado ao serviço público. Durante este episódio do Cá Entre Nós, o Podcast do Acorda Cidade, o promotor revelou que começou a carreira jovem, aos 26 anos, quando descobriu que queria contribuir com a sociedade para além da advocacia, exercendo um papel que alcançasse o coletivo. 

Filho único, Audo é casado, pai de três filhos e com poucos bons amigos de verdade, pessoas com quem divide os melhores momentos em que pode desfrutar em meio a correria do dia-a-dia. 

E é nessa agitação do cotidiano que Audo exerce sua função. Coordenador do Ministério Público de Feira, o promotor atua na área da cidadania, especificamente, com os temas ligados à saúde e à educação do município. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade ele explicou o quanto é relevante o trabalho de um promotor de justiça, em todas áreas de atuação em que o profissional pode trabalhar. São eles os responsáveis por defender o interesse coletivo enquanto sociedade, promovendo justiça e garantindo o cumprimento das leis e normas que asseguram a segurança e os direitos da população. 

Em diversos momentos de embates dentro das estruturas públicas e que acabam por prejudicar a população, a presença do Ministério Público é fundamental para garantir que o diálogo entre as partes envolvidas nas engrenagens políticas beneficiem a população. 

Nos seus 24 anos de atuação, autonomia e independência não faltaram para frear diversas problemáticas sociais na cidade, como o alto índice de acidentes na região. Outra intervenção importante que tem sua contribuição é a discussão em torno dos dependentes químicos que circulam na rodoviária. Sobre isso, o promotor explicou como tem trabalhado a promotoria e o quanto ainda é preciso fazer para chegar a uma solução eficaz, para o problema de segurança, mas principalmente de saúde pública. 

Esquenta Micareta
Audo Rodrigues | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Além disso, de maneira bastante descontraída e acessível, Audo traz explicações que auxiliam a compreensão de como funciona a promotoria, como acionar o serviço e como atua braços importantes da justiça, como o Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais que tiram de circulação da sociedade, a prática de crimes que interferem diariamente no cotidiano das pessoas. 

Durante o bate-papo, o promotor ainda revelou detalhes do seu cotidiano, da sua história e carreira, assim como, falou sobre o seu amor pela família e os legados que pretende deixar na sociedade, de valores, cuidado e respeito ao próximo. 

Proprietário de uma pequena plantação de um dos milhos mais doces da região, não há trabalho que ele não execute com extrema responsabilidade e dedicação, ensinamentos esses que ele indica para quem deseja seguir a área, com ética, respeito e discernimento do seu papel para a sociedade. 

O podcast Cá Entre Nós está disponível também no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram e  Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dr Audo, parabéns pela atuação firme e forte , cumprindo o seu papel de maneira maestral, exemplo que deveria ser seguido por muitos operadores do direito. Abraços

    1. Não há menor dúvida sobre o valor do Ministério Público em uma comunidade. O promotor de justiça é uma figura de suma importância não só na área criminal como na parte da cidadania

  2. Tantas denúncias sobre os absurdos da rede municipal de educação foram feitas ao MP, principalmente entre 2020 e 2023… Só teve passação de pano…

  3. Definitivamente, acho que não vivemos na mesma cidade. Nunca vi o MP fiscalizando e cobrando os absurdos que a prefeitura faz nessa cidade.

  4. Eu acho o MP de feira um pouco omisso em algumas situações, por exemplo : porque tem tanto cargo público em feira sem concurso ? em várias cidade o MP age e tem que demitir todo mundo e fazer um concurso

Mais Notícias

Caroline Maria Santana

Podcast

Os desafios de uma vida atípica: conheça a PM, empresária e mãe de autista que ajuda famílias de crianças com TEA em Feira de Santana

Em um bate-papo esclarecedor, Caroline Maria também explicou um pouco sobre os sinais e diagnóstico do filho, em que compartilha...

29/04/2024 às 08h49

Professor e radialista

Micareta de Feira 2024

Chora Bananeira, Arrastão do Carro da Pitú e Bell Marques: saiba curiosidades da Micareta de Feira com o professor Edilson Veloso

Veloso, como carinhosamente é conhecido, possui uma conexão com a Micareta desde que nasceu.

15/04/2024 às 19h08

Cantor e bombeiro militar João Lucas

Podcast

Dos palcos aos resgates: conheça a história do bombeiro militar, músico e artista João Lucas "Nagô"

O bombeiro compartilhou várias experiências marcantes, incluindo sua primeira ocorrência, um fato marcante envolvendo cinco adolescentes.

01/04/2024 às 07h26

Cantora Gabi Maraes

Podcast

Gabi Moraes: conheça a advogada e cantora feirense que compõe a partir de experiências do cotidiano

Gabi Moraes conta além da sua história, a experiência de participar do maior carnaval fora de época do Brasil, a...

25/03/2024 às 11h22

Jairo Carneiro Filho

Micareta de Feira 2024

Mudanças, programação diurna e espaço para crianças e pets: secretário lista novidades para a Micareta de Feira 2024

Jairo Carneiro Filho falou sobre as principais novidades do evento momesco que será realizado nos dias 18 a 21 de...

22/03/2024 às 17h50

Influenciadora Hendyohara

Podcast

Maternidade solo e mudança de vida com mais de 2 milhões de seguidores: conheça a influenciadora Hendyohara, de Feira de Santana

Hendy contou como decidiu vencer a timidez e aparecer na internet e assim usar as suas habilidades com vídeo e...

18/03/2024 às 22h14

image

Rádio acorda cidade