Podcast

Qual a função do Centro de Zoonoses? coordenadora Mirza Cordeiro explica 

Você sabia que o CCZ não é responsável por recolher animais mortos, nem abandonados? Essas e outras informações foram desmistificadas.

Mirza Cordeiro - medica veterinária
Foto: Rafaela Paim Almeida/Acorda Cidade

Nesta semana, o podcast do Podcast Escuto Cá Entre Nós, do Portal Acorda Cidade, recebeu a médica veterinária, Mirza Cordeiro, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) de Feira de Santana. Em entrevista às jornalistas Andrea Trindade e Jaqueline Ferreira, ela falou sobre vida, carreira e principalmente as funções do órgão, que sempre são confundidas com as responsabilidades de abrigos e associações.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Mirza Cordeiro - medica veterinária
Foto: Rafaela Paim Almeida/Acorda Cidade

Mirza esclareceu que o CCZ não é responsável por recolher animais mortos, nem abandonados e revelou detalhes de como o centro atua para manter a sociedade longe de doenças epidemiológicas veterinárias. 

Vacinação contra a raiva
Mirza Cordeiro | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No estado são oito CCZs vinculados às Secretarias Municipais de Saúde, destinados a contribuir com a vigilância epidemiológica e o controle das principais zoonoses. Em Feira de Santana, a coordenadora está desde o início da implementação na cidade. 

Segundo Mirza, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) é a responsável por recolher animais mortos. Inclusive, ela deu detalhes sobre a parceria com o órgão para investigar animais que possuem vínculo epidemiológico, portanto podem transmitir doenças para humanos. 

Ela ainda contou sobre sua infância em Feira e como o carinho pelo cuidado aos animais surgiu ainda pequena por influência de sua avó. Uma memória marcante do seu primeiro momento protegendo um animal foi justamente nesta época, quando os moradores se reuniram para resgatar um cachorrinho preso no bueiro. 

Mirza Cordeiro - medica veterinária
Foto: Arquivo Pessoal

A médica também falou sobre o amor pela profissão de professora e o gosto pela academia que adquiriu logo depois que fez seu mestrado na Ufba. Atualmente ela desenvolve sua pesquisa de doutorado sobre a raiva, doença infecciosa viral aguda que atinge animais e humanos. 

Após mais de 30 anos nas salas de aula, Mirza se aposentou, deixando pouco espaço para lecionar. Ela revelou que ama trabalhar, estudar e estar com os amigos acadêmicos que lhe proporcionam boas memórias nas viagens Brasil afora. Ela, que já teve a clínica “Quatro Patas”, deixou o empreendimento para se dedicar ao CCZ, mas até hoje os clientes pedem o seu apoio na abordagem com os bichinhos.

Mirza Cordeiro - medica veterinária
Foto: Arquivo Pessoal

Dona de oito gatos e um cachorro, ela contou sobre a responsabilidade com os animais, enfatizando o dever das pessoas em compreender que “animais são seres sencientes, que podem sentir sensações e sentimentos, e que têm direitos garantidos”. 

Em entrevista, ela ainda falou sobre “A Noite dos Morcegos”, realizada em Feira de Santana, evento anual que ela gosta bastante; dos seus hobbies preferidos que também envolvem animais e o prazer que é poder atuar em uma área extremamente relevante para toda a sociedade. Para saber mais sobre esse bate-papo informativo, ouça a seguir:

O podcast Cá Entre Nós está disponível também no Spotify, Deezer e Google Podcasts. Siga @escutocaentrenos e @acordacidade no Instagram e  Facebook para acompanhar as gravações ao vivo ou, se preferir, inscreva-se no canal do YouTube.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram