Emprego

Pesquisa aponta tendências e perspectivas de empresas familiares no Brasil

O estudo será apresentado, pela primeira vez em Salvador, na próxima terça-feira (07), em evento gratuito para empresários

06/05/2019 às 14h31, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Empresas familiares brasileiras estão mais otimistas com os negócios, mesmo diante das incertezas políticas e econômicas. Esta é uma das conclusões do estudo “Retratos de Família”, iniciativa da KPMG, em parceria com a Fundação Dom Cabral, que apresenta um panorama das práticas de governança e perspectivas das empresas familiares brasileiras.

O estudo será apresentado, pela primeira vez em Salvador, na próxima terça-feira (07), em evento gratuito para empresários. Contará com a participação do curador da pesquisa Dalton Sardenberg, PhD, professor de Governança e Empresas Familiares da Fundação Dom Cabral. O evento, promovido na capital baiana pela MPelagio Consultoria, acontece no Quality Hotel, das 8h30 as 11h30, e os interessados podem se inscrever através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3012-6214.

Nesta terceira edição da pesquisa Retratos de Família, a KPMG uniu esforços e aptidões com a Fundação Dom Cabral para coletar os dados e interpretar os resultados das 217 empresas familiares. Este grupo, que representa os 19 estados do país, participou dividindo informações sobre suas práticas de governança e seus anseios, expectativas e planos, dentro do contexto de uma empresa familiar.

Os dados apurados junto aos entrevistados revelam as perspectivas para os negócios em família. Os resultados obtidos nos últimos seis meses, como o aumento na receita, na lucratividade e na quantidade de funcionários, embasaram a segurança da empresa familiar brasileira. Dos participantes, 70% anunciam confiança em relação à situação econômica da empresa nos próximos três anos, apesar da incerteza política proveniente das eleições gerais no país e a própria situação econômica instável.

Os family business pretendem expandir geograficamente e investir no negócio atual: 74% planejam novos investimentos, sobretudo em inovação no negócio atual ou entrando em novos negócios ou lançando novos produtos; 75% das empresas consideram expandir sua atuação para novas localidades geográficas. A valorização dos pontos fortes da empresa, as ações de formação dos sucessores familiares e o cenário de aplicação de estruturas formais de governança corporativa alinhados ao reconhecimento da sua importância mostram o seu foco na perpetuidade do negócio.

A maior receptividade em relação à transferência da propriedade da empresa para a geração seguinte, venda do negócio ou a entrada de um investidor institucional demonstram que a empresa familiar está ansiosa por crescimento, de maneira sustentável e gerando valor perene para suas futuras gerações, todavia mantendo o seu controle.

A pesquisa conjunta reuniu uma amostra composta por 43% de empresas familiares que são lideradas pela segunda geração e com 19% já comandadas pela terceira geração, contra apenas 31% das quais os fundadores ainda estão à frente dos negócios. “Tais números indicam a existência de um conjunto crescente de empresas familiares brasileiras que estão vencendo as estatísticas negativas da perda de fôlego, tendo conseguido realizar a bem-sucedida transição na “passagem de bastão”, explica o especialista Dalton Sardenberg.

De acordo com Sardenberg, a adoção de boas práticas de Governança Corporativa e a boa comunicação são instrumentos essenciais no equilíbrio de interesses entre os diversos sócios e herdeiros. “O diálogo sempre será o canal adequado para se aparar arestas e promover a coesão entre membros da família empresária”, relatou o especialista, na curadoria do estudo. Outro aspecto fundamental para o sucesso de negócios familiares é o nível de preparação e capacitação dos sucessores da empresa.

Estudo Retratos de Família

A proposta da publicação é apresentar informações precisas e atualizadas sobre os family business brasileiros. A intenção é que as empresas se identifiquem com os resultados apresentados e contribuir para a ampliação das boas práticas de governança corporativa. Nesta edição, a atuação do ACI Institute e do Board Leadership Center, da KPMG, em conjunto com a Fundação Dom Cabral, permitiu um fortalecimento não só na interpretação, como no endereçamento dos resultados da pesquisa.

A KPMG no Brasil

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal. Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.

Fundação Dom Cabral

Há mais de 40 anos, a Fundação Dom Cabral se destaca em seu campo de atuação pela capacidade de empreender uma leitura detalhada das reais necessidades dos clientes. É exatamente essa visão ampla e aprofundada que permite à FDC formular Soluções Educacionais adequadas a cada caso, promovendo melhores resultados e novas oportunidades de desenvolvimento para indivíduos e organizações. Nossa filosofia respeita a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. Unindo teoria e prática, a FDC promove a capacitação de executivos, gestores públicos, empresários e organizações. A parceria com escolas internacionais e professores com larga experiência de mercado e rica vivência organizacional possibilita uma troca intensa e produtiva durante os Programas. São Soluções Educacionais sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições nos Estados Unidos, na China, na Índia, Rússia e em outros países da Europa e América Latina.

SERVIÇO:

O QUÊ: Lançamento do estudo “Retratos de Família – Um panorama das práticas de governança e perspectivas das empresas familiares brasileiras”
DATA: 07 de maio de 2019
LOCAL: Quality Hotel – R. Dr. José Peroba, 244 – Stiep.
HORÁRIO: 8h30 as 11h30 INSCRIÇÕES: [email protected] ou pelo telefone (71) 3012-6214

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade