Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Mercado de Trabalho - freepik
Foto: Freepik

Os primeiros meses do ano no ambiente corporativo são marcados por novas metas e, em muitos casos, as empresas estão focadas em atingir boa parte dos resultados almejados já no primeiro semestre. No entanto, como garantir que as metas pré-estabelecidas pelas organizações sejam alcançadas sem interferir na saúde mental dos seus funcionários?

De acordo com um levantamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2023, o número de afastamentos por transtornos mentais cresceu cerca de 40%. O transtorno misto ansioso depressivo aparece no topo da lista com mais de 28 mil casos, seguido pelos episódios depressivos e depressivos graves. A pressão por resultados no ambiente de trabalho é uma das principais causas de um desencadeamento na saúde mental do trabalhador, contribuindo efetivamente para essa realidade.

Camila Leão, doutoranda em Psicologia do Trabalho e das Organizações e Diretora de Felicidade no Trabalho da ABRH Bahia, ressalta que, diante da incerteza se irá ou não conseguir alcançar a entrega das metas esperadas, o sujeito tende a ficar sob estresse constante. “Pressionar alguém por resultados ou entregas específicas, geralmente envolve prazos reduzidos mais do que o comum, produtividade acima do esperado (e até acima do combinado inicialmente), alto nível de monitoramento, elevada competitividade e alta expectativa em relação às entregas (em termos de quantidade e/ou qualidade)”, aponta.

“Quando submetidos a níveis muito elevados de estresse ou até por exposição prolongada, o trabalhador poderá vivenciar um estado de enfrentamento não-saudável, expressando isso por meio de queda no desempenho e somatizações causadas por danos emocionais e psicológicos (problemas no estômago, alergias, insônia, compulsões alimentares, abuso de álcool e outras substâncias, etc)”, alerta a especialista.

Pressão por desempenho: até que ponto ela pode ser benéfica?

Há quem diga que só funciona bem sob pressão, contudo, é preciso cuidado na hora de seguir estritamente essa afirmação. Ao contrário do que se é falado, Camila Leão reflete que, na verdade, essas pessoas podem se beneficiar de elementos presentes nas circunstâncias em que há a pressão, sendo a gestão externa um grande exemplo para essa questão.

“Pessoas que alternam tarefas podem demorar mais tempo para concluir alguma em específico, então, quando ocorre a pressão externa, essa pessoa vai priorizar a entrega que está sendo pressionada em detrimento das outras. Seria um estímulo a ordenar melhor seus esforços para otimizar o tempo de uma entrega”, afirma a psicóloga.

Coordenadora de Gestão de Pessoas na Fundação José Silveira e Diretora de Gestão do Conhecimento da ABRH Bahia, Gladys Cazumbá destaca que a pressão é considerada benéfica até um certo ponto, afinal, impulsionar a produtividade e o desempenho faz com que as pessoas compreendam a necessidade de impregnar mais tempo em determinadas metas e desafios.

“É fato que as metas desafiadoras podem motivar os funcionários a superarem obstáculos e alcançar resultados excepcionais. Entretanto, se ela ultrapassa o nível de conhecimento e a capacidade de entregar resultado, podemos detectar que há um conflito, pois, a pressão excessiva e constante pode levar a uma queda na qualidade do trabalho, aumento da rotatividade dos funcionários, adoecimento mental e físico, e, em última instância, prejudicar a reputação da empresa”, destaca a profissional.

Como alcançar resultados de maneira saudável?

Daniela Facchinetti, psicóloga e vice-presidente da ABRH Bahia, avalia a importância da flexibilidade como medida essencial para alcançar os tão sonhados resultados. “Quando os colaboradores têm um ambiente de trabalho que não é rígido ou opressor e possui espaço para uma flexibilidade de horários (seja online ou presencial), acabam sendo incentivados a serem promotores de um ambiente de trabalho mais participativo, entregando resultados promissores. Portanto, é importante alcançar as metas colocadas como prioridades, entendendo que o caminho a ser percorrido para isso precisa ser flexível para que os colaboradores possam se sentir acolhidos durante todo o processo”, destaca a especialista.

Gladys Cazumbá reforça alguns passos importantes para garantir um ambiente corporativo mais saudável e equilibrado, fundamental para o sucesso a longo prazo tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Dentre as recomendações estão:

Estabelecer metas realistas, alcançáveis e factíveis, o que normalmente muitas vezes não acontece em uma instituição;
Promover uma cultura de apoio e reconhecimento, onde possa haver o incentivo da comunicação aberta entre líderes e funcionários, seja ela horizontal ou vertical;
Oferecer programas de bem-estar e flexibilidade no trabalho, além de treinamentos para gerenciamento de estresse;
É essencial que estabelecimento e atingimento de metas seja de maneira colaborativa, envolvendo os funcionários e o fornecimento de recursos adequados;
A empresa também pode implementar sistemas de feedback regular, reconhecimento por conquistas e recompensas que incentivam bom desempenho, criando um equilíbrio de desafio e apoio.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade