Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos relacionados à vida profissional.

28/02/2024 às 07h27, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Profissões
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O LinkedIn, principal plataforma social de busca e oferta de emprego, fez uma relação das principais profissões em alta para 2024, o que é uma boa oportunidade para você nortear suas metas e tomada de decisão, profissionalmente falando. 

Neste artigo, citamos as 5 primeiras colocações, e já adiantamos: se é da área de tecnologia, vendas e marketing, este será o seu ano! No entanto, se não for o seu caso, poderá aproveitar insights e capacitar-se em alguma das áreas citadas, pois elas se encaixam em muito mais setores. 

Um bom profissional é capaz de adaptar-se ao mercado e de ver ouro em qualquer oportunidade. E então, gostaria de ser uma dessas pessoas? Continue lendo! 

Pesquisas apontam: conheça as 5 profissões em alta neste ano

  1. Analista de privacidade

Bem como o nome aponta, a função do analista de privacidade é proteger, mais especificamente, dados sensíveis da empresa e de seus colaboradores e clientes. Dessa forma, ele analisa possíveis falhas na segurança dos sistemas e auxilia no desenvolvimento de métodos para assegurar a privacidade dos dados.

Uma das razões pela qual se deve o crescimento da carreira em questão, está relacionado à crescente ações de hackers em grandes empresas. Antes, grandes marcas pareciam intocáveis, mas, atualmente, os ataques tornam-se cada vez mais comuns.

Conforme os dados fornecidos pelo LinkedIn, as cidades que mais contratam analistas de privacidade são: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, sendo 63% representados por mulheres, e 37% por homens, ambos com tempo médio de experiência de 3,2 anos até alcançar o cargo.

  • Competências mais comuns: privacidade dos dados, conformidade em privacidade e governança de dados;
  • setores mais comuns: serviços e Consultoria de TI, instalações recreativas e Justiça.
  1. Analista de cibersegurança

Ainda relacionado à segurança, a principal diferença entre a primeira profissão listada e o analista de cibersegurança, é que a segunda protege especialmente contra ameaças cibernéticas de todos os tipos. Nesse caso, não somente ao ataque aos dados. 

Mais uma vez, a razão da alta deve-se às constantes ameaças on-line, desde a invasão de hackers aos vírus em determinados sites, esses, comuns até mesmo em páginas aparentemente inofensivas. 

Mesmo com funções semelhantes ao analista de privacidade, desta vez, os homens ocupam 88% dos cargos. Sobre as cidades, São Paulo, Curitiba e Brasília são as que mais contratam. Antes de assumir o cargo, o profissional deve ter, em média, uma experiência entre 3,8 a 6,4 anos.

  • Competências mais comuns: Segurança da informação, teste de intrusão, gestão de informações e eventos de segurança;
  • setores mais comuns: serviços e Consultoria de TI, tecnologia, informação e internet e intermediação de crédito.
  1. Executivo de vendas

No setor comercial, o executivo de vendas encarrega-se do processo de captação de clientes, bem como do fechamento do negócio à administração da clientela após venda ou prestação de serviço. 

Tratando-se do setor em questão, a alta não é uma surpresa, afinal, ter um responsável por atrair a clientela é indispensável no que se refere ao crescimento, e consequentemente, ao lucro. 

As cidades com mais contratações são: São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Em 2023, as vagas dividiram-se entre 49% mulheres e 51% homens, o que difere das duas primeiras profissões, demonstrando uma maior proximidade entre os gêneros. 

  • Competências mais comuns: SPIN selling, gestão de vendas, negociação;
  • setores mais comuns: tecnologia, informação e internet, serviços e consultoria de TI, serviços e consultoria empresarial.
  1. Representante de desenvolvimento de negócios (BDR)

A diferença entre a terceira colocação e o representante de desenvolvimento de negócios, está no foco: o BDR se encarrega de encontrar clientes e, resumidamente, ir atrás de possíveis interessados. O executivo, por sua vez, lida diretamente com o cliente, e por isso, foca em fechar as vendas. 

Essa profissão está presente nesta lista por um motivo simples: em um mercado acirrado, vender mais, mais rapidamente e constantemente, depende de estratégias específicas, ou seja, não basta esperar o cliente ir até a empresa. É preciso de um intermediário. 

São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba lideram o ranking de contratações, e quanto ao gênero, 55% são mulheres, e 45% homens.

  • Competências mais comuns: prospecção de clientes, pré-vendas, SPIN selling;
  • setores mais comuns: tecnologia, informação e internet, serviços e consultoria de TI, serviços de publicidade.
  1. Gerente de contas estratégicas

O gerente de contas estratégicas gerencia as contas dos clientes mais lucrativos para a empresa e as oferece atendimento exclusivo, voltado às necessidades da marca e a obtenção de mais lucros para as duas partes. 

O setor de vendas, associado ao setor de marketing, são responsáveis pelo aumento significativo dos lucros e do fortalecimento da marca. Assim, qual empresa não visa popularidade e aumento de vendas? A partir desse contexto, entende-se a alta da profissão. 

São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro são as maiores contratantes nesse caso, e os homens representam a maioria, com 63%. 

  • Competências mais comuns: processo de venda, gestão de vendas, desenvolvimento de contas-chave;
  • setores mais comuns: manufatura química, alimentos e bebidas, tecnologia, informação e internet.

A crescente demanda por profissionais voltados à cibersegurança e às vendas é notável. Os setores envolvidos estão, na verdade, sempre em alta, e a tendência, como percebemos, é o aumento contínuo. 

E, assim como o mercado aumenta a oferta de empregos devido à demanda, as empresas aumentam o rigor ao escolher seus profissionais, dando prioridade aos mais capacitados. 

Nesse caso, se pudéssemos dar uma só dica, seria: inscreva-se em cursos online, pois eles são recursos excelentes para desenvolvimento de habilidades necessárias para essas profissões. Além disso, são de fácil acesso, possuem opções diversas e têm um ótimo custo x benefício. 

Em 2024, dê prioridade ao seu sucesso profissional, e esse sucesso realizará seus demais sonhos!

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade