Feira de Santana

Paróquia Santo Antônio volta a celebrar missas abertas ao público neste domingo (30) com agendamento

É necessário realizar agendamento prévio por telefone ou internet.

28/08/2020 às 07h53, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A Paróquia de Santo Antônio, nos Capuchinhos, voltará a celebrar missas abertas ao público neste domingo (30) em Feira de Santana. A informação é do pároco da igreja, o frei Mário Sérgio. Ele explicou em entrevista ao Acorda Cidade, que para participar é necessário que os fiéis façam o agendamento prévio. O objetivo é retornar às atividades presenciais gradualmente, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à covid-19 e cuidado com a vida.

De acordo com o frei, as missas que necessitam o agendamento são todas as missas celebradas aos domingos e também a missa que é celebrada às terças-feiras à tarde. Para este domingo, os fiéis podem reservar o seu lugar nas celebrações, ligando para a secretaria paroquial da igreja através do telefone: (75) 36251910. Já para a próxima semana passará a funcionar a retirada de ingressos gratuitos para as missas através do site: www.sympla.com.br.

Foto: Ney Silva (Arquivo) 

O frei declarou que está muito feliz com o retorno das atividades abertas ao público e com boas expectativas.

“Depois de cinco meses a gente vai retomar as atividades com o povo, porque as atividades de missa, nós continuamos. Através da Rádio Sociedade News e da Web TV Capuchinhos. Nosso canal passou de 1.200 inscritos para 10 mil pessoas neste período de pandemia e domingo retomaremos as atividades abertas ao público. Estava muito ansioso pra que isso acontecesse, eu estou muito emocionado”, comentou.

Segundo o frei, adicionada aos domingos uma missa extra, no horário de 11h e a capacidade da igreja será para 150 pessoas. Neste domingo (30) o agendamento será pelo telefone e nos próximos domingos e terças-feiras serão reservadas 150 vagas para os fieis através do site: sympla.com.br e 50 vagas para quem agendar através da secretaria paroquial.

Ele recomendou ainda que as pessoas cheguem mais cedo à igreja para que seja aferida a temperatura, que estejam usando máscaras, usem o álcool em gel e mantenham o distanciamento. Também não será permitida a circulação pela igreja e o recomendado é que as pessoas possam ir ao banheiro antes da celebração. O ofertório poderá ser feito antes ou após a realização da missa e a comunhão será dada pelo padre aos fiéis que estarão sentados nos bancos. A ideia, de acordo com o frei, é evitar filas.

“Peço muito a compreensão das pessoas e é uma questão de segurança, de protocolo e de cuidado com a vida. Eu espero que ninguém venha tumultuar e entrar de qualquer forma, de qualquer maneira, sem agendar, sem higienizar, sem aferir a temperatura. A gente vai ter que ser um pouco mais inflexível se porventura alguém aparecer com essa desventura”, afirmou.

Frei Mário Sérgio pediu também que os idosos e pessoas do grupo de risco evitem ir às missas neste momento inicial e que esperem até setembro para que seja experimentada a resposta imunológica da cidade para que não sejam colocadas vidas em riscos durante as celebrações. Ele declarou que está desenvolvendo um projeto para celebrar missas drive-in, voltadas para os idosos e aqueles do grupo de risco.

“Meu projeto é fazer uma missa drive-in, ou seja,  com as pessoas dentro dos carros. Para idosos e grupos de risco. Essa missa sairá no máximo na segunda quinzena de setembro. Estou vendo o espaço e questões de infraestrutura. A ideia é que os idosos e grupos de risco tenham também acesso a celebração e para isso estou com a minha equipe de trabalho disponibilizando essa missa. Estou pensando em um local amplo nas imediações do Dhama que tem um grande estacionamento. Estou tentando viabilizar as questões práticas”, pontuou.

Live com a banda Recomeçar

O frei aproveitou a oportunidade e convidou a comunidade para que possa prestigiar no dia 3 de setembro a live realizada por ele e Banda Recomeçar que vai comemorar os 72 anos da Rádio Sociedade News. Será a comemoração na dimensão religiosa, de acordo com ele.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade