Micareta 2024

Prefeitura de Feira de Santana deve decidir realização da Micareta nesta semana

Para que as festividades aconteçam, o decreto precisa ser revogado, explicou Colbert.

12/03/2024 às 10h48, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Lá Vem Eles_Micareta_LaianeCruz Acorda Cidade
Foto: Laiane Cruz/Acorda Cidade

Durante o Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News, na manhã desta terça-feira (12), o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, anunciou que deve decidir sobre a realização da Micareta ainda nesta semana. A cidade, que sofreu estragos causados pelas chuvas nos últimos meses, está sob Decreto de Emergência.

Para que as festividades aconteçam, o decreto precisa ser revogado, explicou Colbert. A situação de emergência por conta das enchentes foi decretada no dia 21 de fevereiro.

Colbert Martins_ Foto Ney Silva Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Da mesma forma como existe o decreto de seca, que está em vigor, eu vou revogar, porque sabemos que do ponto de vista da zona rural, as chuvas melhoraram plantações e algumas até se perderam por excesso de chuva. Então, revogarei e estou analisando o decreto da inundação, aquele específico que diz respeito às enchentes em 26 de janeiro e 18 de fevereiro”, informou. 

Ontem (11), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pontuou que também está aguardando a resposta do poder municipal sobre a realização da Micareta, mas reforçou que a dengue e os estragos dos alagamentos são prioridades.

Além dos moradores que perderam tudo com as enchentes e estão em estado de vulnerabilidade, muitas ruas da cidade ficaram totalmente prejudicadas, até mesmo, impedindo a passagem de veículos.

“Estou para decidir a realização da Micareta. Após aquelas chuvas fortes de 18 de fevereiro, emitimos um Decreto de Emergência permitindo que Feira de Santana possa ter acesso a benefícios importantes em decorrência das inundações e das chuvas daquele momento. Estamos decidindo, e eu espero decidir essa semana, a realização da Micareta. A questão da saúde também está sendo pesada neste momento e eu gostaria de tomar essa decisão com tranquilidade para podermos fazer, como eu quero fazer, uma boa festa”, declarou o prefeito. 

Colbert Martins, que está em Brasília, também falou ao Acorda Cidade que o município ainda não foi beneficiado com nenhum recurso para sanar os estragos dos alagamentos. A não ser as cestas básicas e colchões doados pelo governo estadual logo no início do problema. A dengue também é um dos empecilhos, com o alto índice de casos em todo o país. 

“A dengue ao lado da covid sem dúvidas é uma ameaça à realização da festa, com grandes quantidades de casos; a gripe também que começamos ontem a vacinação por causa de insuficiência respiratória grave que vem ocorrendo, não tão forte em Feira de Santana neste momento. É uma ameaça, não é uma realidade neste momento”, informou. 

Montagem dos camarotes foi interrompida

Alguns pontos dos circuitos da festa já haviam começado a montagem das estruturas, mas, segundo o prefeito, foi paralisado devido à dúvida com relação à sua realização.

“Com o decreto em vigor, isso fere o decreto. Então, eu determinei parar até decidirmos essa semana sobre a realização da Micareta. Se decidirmos sobre a realização, eu terei que revogar o decreto. A empresa começou antes de uma autorização direta nossa. Foi autorizado pela secretaria, mas não foi pelo gabinete, então determinei a suspensão até que a gente defina essa questão respeitando o decreto em vigor”, declarou. Ainda segundo o prefeito, a decisão depende de vários setores da prefeitura. 

De acordo com Colbert, a falta de confirmação sobre a realização da Micareta há menos de dois meses para a festa não vai afetar sua organização caso o decreto seja revogado. Ele também pontuou a participação do governo do estado, principalmente no contingente de segurança. 

“Segurança pública é obrigação mesmo para qualquer festa que precisa ter a Polícia Militar. E o governador faz isso com muita tranquilidade, assim como outros governadores da Bahia fizeram. A questão da saúde também é outro dever que fazemos de forma conjunta e o importante, se tiver a Micareta, e eu quero que tenha, que o governador participe em infraestrutura da mesma forma que foi no Carnaval de Salvador”, disse Colbert ao Acorda Cidade.

A Micareta de Feira de Santana 2024 está prevista para acontecer de 18 a 21 de abril. Data essa que o prefeito não pretende adiar, caso decida realizar a festa neste ano.

Leia também:

“Essa é uma decisão da prefeitura”, diz governador sobre a realização da Micareta de Feira 

Moradores encontram transtornos ainda maiores em ruas após as fortes chuvas

Estruturas dos camarotes para Micareta de Feira começam a ser montadas

Prefeitura de Feira de Santana declara Situação de Emergência após tempestades no município

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não faz sentido a realização da micareta esse ano. Além da situação emergencial por conta das fortes chuvas ainda temos questão grave por conta da dengue.
    Vai gastar dinheiro com festa? E a infraestrutura? E a saúde?

  2. o Prefeito deveria ter raciocínio com a situação que a cidade se encontra devido as chuvas e os casos de dengue e cancelar essa festa inútil e falida.

  3. Ta na hora desta turma do zé deixar o poder. Ninguém aguenta mais este povo aí. A cidade esta um caos e ainda cogitam zé ronaldo voltar a ser prefeito. Esta na hora da mudança!

  4. Um verdadeiro absurdo um gestor publico ainda ter duvida se usa recursos pra atender a saúde e infraestrutura ou se faz uma festa com alto índice de violência, que causa enormes prejuízos ao comercio e comerciantes da cidade e principalmente da região onde armam o circo.
    Eu já afirmo aqui que vou provocar o ministério publico pra impedir este absurdo de querer fazer uma festa neste momento atual de dificuldades.

  5. Duas situações: se não fizer nada para minimizar os problemas causados pelas chuvas, não tem problema, fica tudo com sempre esteve. Por outro lado, se não fizer a micareta o eleitorado vai ficar muuuuuuito revoltado, muito insatisfeito. Nesse caso, sim, a prefeitura terá um problema é incontornável! Por tanto, essa micareta vai pra rua sem a menor sombra de dúvida! Senhores, o governo atenta as prioridades do povo que o sustenta, aqui, não é diferente, e a prioridade do povo é festa, futebol e cachaça. Simples assim.

    1. Tomem vergonha nas vossas caras os hospitais lotados, pessoas indo a óbito, ontem mesmo perdi um amigo com complicações da Guillain barré. Uma amiga e a filha internadas. Fora os óbitos que não foram contabilizados. Exigimos uma posição da prefeitura.

  6. Bora fazer um bolão aqui comunidade?
    O prefeito vai revogar o decreto,vai fazer a festa e o povo ainda vai eleger o sucessor dele do mesmo grupo político! Se a cidade está desse jeito a culpa não é de Colbert não é da própria população que a mais de 20 anos vota nas mesmas peças.
    O mais engraçado é essa cara dele na foto kkkk a cara do “tô nem aí” como ele mesmo deixou claro aí “eu quero que aconteça a festa” .festa da voto kkkkk,obra embaixo do chão não da voto.

  7. Já estão montando os camarotes na presidente dutra e o esquenta na fraga maia, sendo organizado a todo vapor. Qual é a dúvida da revogação!?

  8. já teve o carnaval de salvador, quem quis brincou por lá, aqui em Feira ter essa festa só vai aumentar os casos de gripe, virose, covid e demais problemas, próximo ano realiza.

  9. E o Zé Ronaldo…deu o osso a Tarcísio depois tomou, deu o osso a Colbert e agora quer denovo…..será que não é uma estratégia?? Acorda povo!!!

  10. Até gosto da micareta, mas o momento é de reconstrução das ruas, se está precisando do dinheiro pra que gastar em festa??? Colbert bote na sua mente “fazendo micareta ou não vc está derrotado”

  11. Gente” O Povo está morrendo nas Policlínicas dos Bairros: Ex: Parque Ipê, Queimadinha e Mangabeira!!! Onde não existe remédios até nos Cap’s está sem remédios… Uma Cidade que não exite vice-prefeito, Secretario de Saúde, os bairros estão cheios de lixos, Onde está o Secretário de limpezas públicas???
    Micareta! Micareta! E o povo feirense? Meu Santo Cristo estão brincando com a Saúde do Povo!! Micareta pra que.???? Senhor Prefeito!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade