Feira de Santana

Três empresas já estão interessadas para explorar a Zona Azul em Feira de Santana

As propostas serão recebidas em 20 de fevereiro, no Salão de Licitações, na Avenida Sampaio nº 344, às 08h30.

02/01/2024 às 16h30, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

centro da cidade - estacionamento3
Foto: ACM

Na última sexta-feira (29), foi publicado no Diário Oficial de Feira de Santana o chamamento para a licitação do projeto Zona Azul, que será implementado na cidade. As propostas serão recebidas em fevereiro, no Salão de Licitações, na Avenida Sampaio nº 344, às 08h30.

Os critérios de avaliação das empresas levará em conta a ‘Melhor técnica e Preço’, com objetivo de que o projeto seja eficiente e econômico.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, deu mais detalhes sobre os critérios para que as empresas participem da seleção.

Secretário Carlos Brito
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Qualquer empresa pode participar, tem que ter algumas exigências técnicas, tem que ser os investidores que tenham capital, porque esse tipo de licitação é com outorga. A empresa para participar, ela paga uma outorga, de quase 800 mil reais, quando da assinatura do contrato”, explicou.

Além do capital de investimento, o secretário reforça que é importante que a empresa tenha experiência na área da mobilidade urbana.

“Tem que ter expertise no ramo, atestados que explorou o serviço, porque você não pode simplesmente deixar qualquer empresa entrar, porque você vai ter dificuldade de operar. São práticas nesse tipo de atividade. Você exigir que o investidor tenha algum tipo de experiência para não ter dificuldade operacional”, destacou.

Sobre o atraso de Feira em implementar o projeto que pretende organizar os espaços da cidade, melhorando assim o fluxo de veículos e de pessoas, bem como fortalecer o comércio local, Carlos Brito pontuou que não devemos comparar outros municípios com a cidade.

“Feira já teve Zona Azul e não se pode comparar a Serrinha, com todo respeito à Serrinha. Feira é uma cidade que tem mais de 100 mil veículos. Então, não se pode comparar. Isso foi feito num processo, no chamamento. É uma PMI, uma manifestação de interesse de empresas, isso dura de um a dois anos, porque tem estudos realizados. Esse processo tem um projeto, avaliado, analisado pela Caixa Econômica”, explicou.

Carlos Brito ainda ressaltou que dessa vez a prefeitura está trabalhando para que o projeto obtenha sucesso e não fracasse como na última tentativa implementada anos atrás. 

“Apareceram três empresas de fora para se habilitarem a explorar a Zona Azul com tecnologia, com projeto. Não pode ser feito da maneira, com todo respeito, feita antigamente, que ela terminou fracassando por alguns problemas burocráticos e gerenciais. Então, agora, o risco é muito pouco, porque você, além de tudo, tem uma matriz de risco. Quem prejudicar o processo, a empresa também tem multas, muitas variáveis que você tem que incluir dentro desse resultado”, informou.

Leia também:

Zona Azul: licitação para contratação de empresa será em fevereiro

Zona Azul: projeto busca otimizar uso de vagas e controlar tempo em estacionamentos de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ano de eleição e já começou as promessas mentirosas 🤔🤔 Zona Azul esse papo de novo… provavelmente nível BRT só enrolação.

  2. FAÇAM UMA BUSCA E VEJAM DE QUEM REALMENTE ESSAS EMPRESAS SÃO, NO MEIO DEVE TER ATÉ ALGUMA DE ALGUM ***. MAS JÁ SABEMOS QUAL EMPRESA VAI GANHAR A LICITAÇÃO, HÊITAAA FEIRA NÃO É PARA AMADORES.

  3. Pagamos impostos para termos as ruas e espaços públicos.
    Aí vem a prefeitura e faz um processo para conceder a exploração do espaço público, pelo qual pagamos caro (impostos), a um agente privado que vai cobrar pela utilização do espaço público que já foi pago pelo cidadão (impostos), e ainda sem nenhuma contrapartida (vai continuar estacionando na rua, que já foi paga, sem cobertura, sem segurança, sem nada).

    ***

    Se é pra gastar mais dinheiro (além dos impostos), melhor pagar logo ao dono de um estacionamento de verdade, que teve que investir num terreno, cobertura para os veículos, etc.

  4. PALHAÇADA! A prefeitura não faz nada com o transito um caus total mas querer cobrar sabe. os ligeirinho tomando conta de tudo ja que o transporte publico nao funciona, e vem querer cobrar pra estacionar no centro. so extimula a comprar pela internet e receber no conforto de casa.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade