Feira de Santana

Zona Azul: projeto busca otimizar uso de vagas e controlar tempo em estacionamentos de Feira de Santana

Além de melhorar a mobilidade urbana, o projeto busca incetivar o comércio local, a redução do uso de carros e a otimização de vagas em estacionamentos, pontuou o secretário Carlos Brito ao Acorda Cidade.

22/05/2023 às 15h41, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Veículos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (22), o secretário municipal de Planejamento de Feira de Santana, Carlos Brito, concedeu uma entrevista ao Acorda Cidade revelando detalhes sobre um projeto que visa implementar a Zona Azul na cidade. De acordo com Brito, o objetivo é melhorar a mobilidade urbana, incentivar o comércio e otimizar o uso das vagas de estacionamento nas áreas mais movimentadas da região central.

O projeto propõe a criação de uma Zona Azul, sistema de estacionamento amplamente utilizado em várias cidades ao redor do mundo. A ideia é que os motoristas possam utilizar as vagas demarcadas por um tempo limitado, mediante o pagamento de uma tarifa estabelecida.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A Zona Azul é um espaço na área urbana que a pessoa para estacionar seu carro pagará uma taxa durante um determinado tempo. E sai, faz seu comércio depois pega o seu carro e vai embora. Diferente um pouco de hoje, que a pessoa chega pela manhã, coloca o seu carro e só sai à noite. Ou seja, em uma área central da cidade você não tem lugar para estacionar e fica aquele martírio. As pessoas ficam rodando, rodando e não acham espaço. Então, temos o objetivo além de incentivar comércio, incentivar a mobilidade, a gente consegue que as pessoas usem menos carros, rodem menos e etc.”, disse.

Consulta Pública

Durante a entrevista, o secretário explicou que o projeto passará por algumas etapas antes de ser implementado. Uma delas é a consulta pública, onde a população terá a oportunidade de conhecer e opinar sobre as diretrizes e regulamentos propostos. Após consulta pública, o projeto será analisado e revisado com base nas contribuições recebidas.

“Foi realizado um chamamento público e três empresas apresentaram projetos. O prefeito Colbert Martins contratou a Caixa Econômica para avaliar o melhor projeto dentro do procedimento técnico, com uma equipe de especialistas. Esse projeto foi avaliado, foi escolhida uma empresa, foi publicado esse resultado e agora nós vamos colocar o projeto para consulta pública, depois da consulta pública vai ser analisado com o Comitê Gestor de PPP’s as sugestões dadas e se forem compatíveis elas serão incorporadas ao projeto e o projeto será licitado”, abordou.

Investimentos e áreas de implantação

Conforme o secretário, o projeto envolve mais de R$80 mil. “As áreas de implantação são as áreas centrais da cidade. As pessoas terão maiores detalhes quando colocarmos a consulta no ar, no máximo até sexta-feira, para que as pessoas possam conhecer as áreas que serão utilizadas para a Zona Azul, que é uma prática em todos os lugares do mundo. Nas grandes cidades você tem que tornar possível que a pessoa queira fazer uma compra rápida, e que a pessoa tenha um lugar para estacionar. Mas também teremos espaço para veículos de serviço”, relatou.

Flanelinhas

Com a implementação da Zona Azul, os ‘flanelinhas’, pessoas que em troca de uma remuneração oferecem o serviço de limpeza ou proteção de um veículo, devem deixar de atuar, segundo Carlos Brito ‘flanelinha’ não é uma profissão regulamentada.

“Eles não tem contribuição, a não ser tomar conta dos carros. Uma empresa que vai ter a responsabilidade de guardar e preservar a vaga das pessoas”.

Ainda não há informações a respeito dos valores cobrados em relação às vagas. Carlos Brito indicou que com a Zona Azul haverá um controle maior sobre as vagas.

“Haverá um controle no horário e as pessoas não poderão ficar o dia todo”, frisou.

Com informações do repórter Paulo José Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É justo o proprietário deixar seu carro na porta do estabelecimento pela manhã e só retirar a noite??? Comércio sem Zona Azul é um comércio falido… Já está na hora de Feira deixar esse ranço e picuinha de cidade do interior.

    1. É justo o proprietário deixar seu carro na porta do estabelecimento pela manhã e só retirar a noite??? Comércio sem Zona Azul é um comércio falido… Já está na hora de Feira deixar esse ranço e picuinha de cidade do interior.

  2. Essa dupla COLBERT/ CARLOS BRITO, dorme e acorda pensando como arrecadar nas costas da população, nada que vem da mente desses dois , vem para o crescimento da cidade, pode ter certeza , assim como os donos das famigeradas “” cooperativas “” ,.a empresa que vai abocanhar a ZONA AZUL,L, será aluguel da turma do toma lá da cá.

  3. sr secretário, sr prefeito., como fica as vans que ocupam toda a faixa direita da sr dos passos? essa cidade não tem governo , as faixas foram sinalizadas para via expressa dos onibus, porem os ligeirinhos e as vans fazem o que bem querem. não adianta zona azul porque as vans irão ficar onde sempre estão. conclusão? O CLIENTE QUE ESTACIONE SEU CARRO POR UM MINUTO NESSA FAIXAS, QUE AS MULTAS OU REBOQUE ESTARÃO ATUANDO. antes de implantar zona azul, moralize o transito do centro da cidade que é uma verdadeira bagunça?

  4. o que sabemos é que vai acabar essa gestão e não terá essa tal Zona Azul….conversa fiada da antiga gestão que se arrasta até os dias de hoje.

  5. Depois da loucura que fizeram na Conselheiro, eu não duvido de mais nada. Carro forte tem que fechar a rua pra abastecer os bancos.
    Zona azul é só a cereja do bolo. Provavelmente a empresa que vai administrar *****.

  6. A zona azul é assalto a mão armada. Ao invés de agilizar o trânsito a prefeitura optar por cobrança de estacionamento. Estreitou várias ruas do centro e encheu de poste. Loucura dessa administração é pouca.

  7. O feirante da marechal não paga nada de imposto e taxa, suja a rua e vai ficar lá. Vocês não vão mexer. O comerciante paga um monte de taxa (iptu comercial) e vai ter que pagar para estacionar seu carro. O funcionário trabalha tanto para comprar sua motinha e vai ter que pagar para estacionar sua moto. Que loucura meu Deus.

  8. a cidade não tem mais vagas e tem muitos lugares sendo marcado por logística com crones começando pela frente da prefeitura no lugar de carros oficias fica carro particular

  9. Só quero ver o que vocês vão fazer com os moradores dos lugares onde a zona azul vai ser implantada. Quem não tem garagem vai ter que pagar? Que palhaçada, se for, viu…
    Vocês vão encontrar resistência dos comerciantes também. O pessoal tem empresa, gera imposto e empregos, mas vai ter que pagar para colocar seus carros na frente da loja? É preciso ter flexibilidade com essa pessoas.

    1. Concordo com a implementação, até mesmo para que haja uma organização nessa bagunça que é o comércio de feira para estacionar, no entanto de acordo a fala que diz sobre incentivar a redução do uso de automóveis e etc, não se aplica pois a cidade não oferta transporte de qualidade, sendo assim parem de comparar Feira ao resto do mundo!

  10. Interessante quando tomam como parâmetro o restante do mundo. Achei engraçado quando o secretário disse que a ideia é fazer com que as pessoas usem menos o carro. Mas, o senhor vai oferecer um transporte público melhor? Não! Há quanto tempo o caos reina aqui? Temos trem, metrô ou um BRT do restante do mundo? Não! Só temos o caos! Ofereça um transporte público melhor e vendo meu carro. Tenho nojo do senhor, secretário, e de tudo que você representa nessa prefeitura. A zona azul só vai servir para sua turma faturar. Mais impostos e taxas, não?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade