Feira de Santana

Terceirizados ocupam a Secretaria de Educação contra atraso nos salários, alimentação e transporte

Os funcionários são contratados pela empresa Fundação ADM, para atuarem nas áreas de serviços gerais e vigilância nas escolas da rede.

14/09/2022 às 11h00, Por Laiane Cruz

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Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Diversos trabalhadores terceirizados da Secretaria de Educação ocuparam a sede do órgão municipal, na manhã desta quarta-feira (14), em protesto contra o atraso dos salários, tickets-alimentação e vale-transporte.

Os funcionários são contratados pela empresa Fundação ADM, para atuarem nas áreas de serviços gerais e vigilância nas escolas da rede.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Uma das manifestantes, que trabalha como auxiliar de serviços gerais, disse que trabalhava anteriormente para a empresa terceirizada Coopersad, que encerrou os contratos e até o momento não efetuou o pagamento dos direitos dos trabalhadores. Agora a empresa responsável pelas contratações é a ADM.

“O protesto é por falta de salários, vale-refeição; eu sai da empresa Coopersad e estou há três meses sem receber. A secretária falou de pagar e até hoje não pagou, então a gente está passando por dificuldade, e eu moro de aluguel. A gente hoje está aqui reivindicando nossos direitos e a gente só vai sair da Seduc, depois que nosso salário estiver na conta. Estivemos no escritório da empresa e eles falaram que não fez o pagamento, porque a secretaria não fez o repasse. É a empresa ADM”, relatou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Outro terceirizado que trabalha como porteiro disse que a carteira dele está assinada como serviços gerais. Ele reclamou que está sem receber e passa por dificuldades. Além disso, no local onde trabalha dois colegas eram contratados por outra cooperativa, saíram e estão há seis meses sem receber nada.

“Essas pessoas ficaram sem receber, gente passando fome. A gente passando necessidade sem precisão. A empresa ADM disse que a prefeitura não repassou o dinheiro. Só vamos sair daqui quando o dinheiro estiver na conta da gente, o salário e o ticket-alimentação. Eu recebi em junho, mas tem gente que tem seis meses sem receber e indo trabalhar assim mesmo. Eu estou com o cartão atrasado, esperando receber o dinheiro. Fica um jogo de empurra”, reclamou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

NOTA DE ESCLARECIMENTOSECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação esclarece que a empresa Fundação ADM, contratada após licitação pública para fornecer mão de obra terceirizada para auxiliar de serviços gerais, emitiu nota fiscal que diverge do contrato em vigor, assinado entre as partes. A Seduc orientou correção da nota fiscal e adequação ao contrato, mas ainda não recebeu o documento por parte da empresa. Após recebimento da nota fiscal conforme o contrato, o pagamento será viabilizado.

A Seduc esclarece ainda que as reivindicações dos funcionários em relação a atrasos salariais e benefícios trabalhistas devem ser feitas junto a Fundação ADM, que é a empregadora e responsável legal.

A Secretaria também está realizando o levantamento acerca das unidades de ensino que tiveram funcionamento prejudicado em virtude da paralisação.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – FUNDAÇÃO ADM

A Fundação Adm é uma instituição sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de atuação, agindo sempre com zelo pela administração pública e principalmente, zelando pelo cumprimento de seus deveres junto a colaboradores e fornecedores.

O contrato com a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana foi assinado no mês de julho de 2022, e vem sendo executado sem qualquer problema ou prejuízo a quaisquer partes até o momento, e vale destacar que o atraso no pagamento do salário de agosto está sendo tratado e logo será resolvido.

O salário, vale alimentação e vale transporte referente ao mês de julho foram pagos integralmente, mesmo que a Fundação Adm não recebeu o respectivo pagamento, e os valores referentes ao mês de agosto e o vale alimentação de setembro ainda não foram pagos devido a ajustes no contrato firmado entre a Fundação Adm e a Secretaria de Educação do município. Ressaltamos que esses trâmites são de ordem administrativa, e compete aos órgãos de controle e gestão do município os devidos ajustes técnicos, que em nada impactam a situação de qualquer funcionário.

Até a presente data, o município não conseguiu fazer o pagamento para a empresa, devido a esses processos, mas já encontra-se em processo de resolução de todas as demandas existentes.

Cabe ressaltar que os problemas relacionados a meses de atraso de salário relatados nos áudios, em nada tem a ver com o contrato da Fundação Adm, que iniciou suas atividades no dia 13 de julho, portanto, qualquer situação existente anteriormente, está fora de nosso alcance e resolução.

Todos os esforços tem sido empenhados no sentido de resolver toda e qualquer demanda existente, e a Fundação Adm se mantém sempre à disposição dos seus colaboradores e da Gestão Municipal no sentido de encerrar qualquer entrave existente.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

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  1. Rapaz como contratar uma empresa que não tenha capital de giro pois pela lei a empresa tinha que ter em caixa até 3meses para poder paga as funcionárias

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