Feira de Santana

Sindicato dos Condutores Autônomos em Aplicativos aprova não entrada de entregadores em condomínios

O Projeto de Lei é de autoria do vereador Galeguinho (PSB).

13/03/2024 às 16h11, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Delivery
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Conforme o Acorda Cidade divulgou no último dia 15 de fevereiro, o Projeto de Lei nº 69/2023, aprovado em primeira discussão, determina que trabalhadores vinculados a empresas de aplicativos, de bens e de serviços que ofertam delivery (entrega de encomendas em domicílio), devem ter acesso disciplinado, em condomínios residenciais, sendo a portaria desses locais, o limite para que finalizem a sua atividade no município de Feira de Santana.

A proposta, que visa restringir o acesso dos entregadores às áreas internas dos condomínios, vai ser apreciada em segunda e última votação nas próximas sessões. De autoria do vereador Galeguinho (PSB), o projeto autoriza uma exceção: os clientes com mobilidade reduzida ou algum tipo de necessidade especial podem solicitar a entrega nas áreas internas do condomínio, não devendo haver custos extras pelo serviço.

A reportagem do Acorda Cidade então conversou com o presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos Cadastrados em Aplicativos (Sincaap-BA), Josias Guedes. Segundo ele, este Projeto de Lei irá proporcionar que o entregador possa finalizar a entrega em menor tempo.

Presidente do Sindicato
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A opinião do Sindicato da Bahia é clara, somos a favor de todos os entregadores. Se o Projeto de Lei que está tramitando lá na Câmara Municipal diz que não é para entrar, o Sindicato de Bahia é a favor de todos eles, entregadores de delivery e qualquer outra mercadoria. Isso gera uma grande insatisfação para a categoria, pois tem a questão da insegurança, o entregador precisa subir escadas, além do tempo que ele gasta. Deixando na portaria, ele entrega e já vai fazer outra entrega para outro cliente”, afirmou.

Segundo Valdinei dos Santos, consultor técnico do sindicato, existem muitos temas discutidos no cenário nacional com relação à política de entregas. Mas, se tratando de exceções, como clientes que possuem mobilidade reduzida, um acordo pode ser feito entre cliente e empresa.

“É importante nós entendermos o seguinte, existem vários temas discutidos hoje no cenário nacional referente à questão de moto-entregadores, ou seja, se faz necessário primeiro a gente ter acesso a todo esse conteúdo, porque ainda não existe uma posição clara nacionalmente, mas, se tratando de Feira de Santana, conforme o presidente acabou de mencionar, é importante esclarecer que esse é um posicionamento que a categoria defende também, ou seja, a entrada em condomínios, a entrada na residência, que é uma coisa muito particular. Se tratando de casos específicos de deficiência, o sindicato tem, por sua vez, que fazer um acordo com as empresas que operam o aplicativo, no caso de empresas como a açaiteria e pizzaria, e com todos, chegar ao entendimento, em caso de uma pessoa que tenha um problema de deficiência ou algo do tipo. Então, acho que é necessário ter um bom senso, de fato”, declarou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também: Projeto determina que entregadores finalizem o serviço de delivery na portaria dos condomínios

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pergunte a qualquer um desses clientes em seus trabalhos se eles se submeteriam a salários baixos e privações e humilhações,se tem dinheiro no mundo que Page a eles e façam ficar.Sabe qual é a diferença é a necessidade ,muitos se aproveitam e acham que a função de motoboy em toda sua extensão se resumi a pessoas necessitas que passam aperto,mas aí se enganam,no dia que não nos submetemos mais a situações esdrúxulas aí nossa moral vai crescer como ser humano e como profissional pois quem precisa são eles.

  2. Sinceramente não consigo entender o pensamento de muitas pessoas inclusive os motoboys que defendem as entradas ao condominio,sou uber e digo com clareza no assunto um dos meus primeiros empregos anos atrás foi de entregador e ainda 2 décadas depois o cenário não muda.clientes em sua maioria que se acham,humilham indiretamente,as portarias muitas vc pega fila pra entra já levei 15 minutos parado só pra entrar,as vezes a portaria liga não atendem e vc fica na porta pois a maioria não autoriza a entrada,nimquem reconhece,não recebe nada a mais porisso ,e pq o brasileiro maioria classe média pra baixo ,pra se sentir melhor gosta de ter privilégio e não paga,que que entre tudo bem adiciona um valor, simples se tem dinheiro pra fica em casa e pedir uma comida ou um moto uber com toda agilidade,se livra de acidente,cuida e zela do alimento e passageiro,faz isso em tempo hábil,se livra de assalto,tudo isso pra poder atender sua necessidade ,se tem dinheiro pra pedir o alimento,tem pra paga mais caro pela entrega. Então desde q seja acordado entre as partes,que adicione um valor justo eu levo até no quarto,e se for deficiente e com comodidade eu levo até de graça.

  3. No início acredito que irá prejudicar o entregador ,porém com o tempo tende a melhora a rapidez da entrega ,porque o cliente vai se concientizar que se ele não for buscar na portaria ele vai ficar sem a mercadoria !

  4. Não moro em condomínio, mas acredito que isso pode prejudicar mais os entregadores do que os moradores, quem pede comida em casa é porque não quer sair de casa vai ter que ir buscar na portaria como foi mencionado em outros comentários existem condomínios tão grandes que o morador não vai ir andando até a portaria e se ele sai de casa para ir a portaria ele pode muito bem pedir e ir buscar o pedido qdo tiver pronto, concordo com tdo q foi dito o povo de Feira São mão de vaca, metidos e só pensa neles é uma situação muito complexa, o povo aqui tem uma falta de educação sem igual, não dá um bom dia, não responde,não levanta da mesa p ir pagar a conta pq se acham especiais e acham que quem serve tá sempre abaixo e não merece respeito.

  5. Meu esses esses rikinhos acham que agente é escravo nem caixinha dão ainda querem exigir subir no prédio …… Nós não somos escravos ….. Esses pais há muita desigualdade….. Ainda acham ruim achando que somos obrigados ….. A fazer oque eles pedem

  6. Meu esses esses rikinhos acham que agente é escravo nem caixinha dão ainda querem exigir subir no prédio …… Nós não somos escravos ….. Esses pais há muita desigualdade….. Ainda acham ruim achando que somos obrigados ….. A fazer oque eles pedem

  7. Os clientes pão- duro de Feira deveriam, noínimo ofertarem uma gorjeta ao entregador, já que o tempo e a distancia gastos entre a portaria e a residência não são contabilizadoa pelas empresas de aplicativos.

  8. MUITO BOM MESMO, POIS A ROTA É CALCULADA ATE A ENTRADA DA PORTARIA, O TERRA NOVA MESMO É GRANDE COMO A PORR4 E AS ENTREGAS LA É CALCULADA ATE A PORTARIA SOMENTE

  9. Como fazer em condomínios horizontais com mais de 500 casas Exemplo : Terra Nova .Quando você paga o serviço de delivery pagamos pela pela praticidade e eficiência do serviço. O entregador entra autorizado pelo morador.Como uma lei vai impedir de você autorizar alguém se dirigir a sua residência?

    1. Também concordo em condomínios horizontais Tais procedimentos se assemelha a entrega normal em rua e Avenida. Agora prédio subir escadas teria que ter uma taxa extra

    2. Trabalho com entregas e não faço parte de nenhum sindicato. Se a norma do condomínio permitir entrar, entro. Quem paga as taxa é os clientes e não sindicatos, loja ou restaurante.

  10. Tanto problema em Feira ,principalmente o Bairro onde este vereador teve a maioria dos votos ,ele apresenta um projeto de bosta desses ,o certo mesmo é todo mundo que mora em condomínio ir buscar só pra acabar com essa bagunça

  11. É rapaz, o povo quer comodidade e quer pegar uma mixaria pelo serviço, tem gente aí se não pagasse nada ainda sim acharia que estão pagando caro.

  12. Vereadores legislando sobre regras trabalhistas, isso é legal mesmo? Essa discussão comoete às emoresas e entregadores e não aos vereadores.

  13. Não subir o prédio eu entendo. Agora, não ingressar no condomínio? E em condomínios grandes a pessoa vai ter que ir até a portaria?
    Se for pra fazer isso eu mesmo vou buscar, era pra ser uma comodidade, estão criando dificuldade e com certeza vão perder espaço. O iFood cobra mais caro que indo ao estabelecimento e o frete hoje em dia dá elas por elas.

  14. Pra ir buscar na portaria, é melhor pegar o carro e ir buscar no estabelecimento. Irá diminuir bastante o número de solicitações de entregas. Retrocesso. Sindicatos só cercando e mamando.

  15. Olá! Eu moro a 500 metros da portaria do condomínio, eu ir andando até lá, antes logo pego a minha moto e ir comprar, se no caso não subir escada ainda vai, se essa lei aprova o delivery não vai achar mais meu dinheiro…

  16. Da portaria do condomínio até a casa do morador é o vereador Galeguinho que vai levar, né? Tem condomínios que são do tamanho de um bairro, essa proposta não vai dar muito certo não. Sugiro ao vereador Galeguinho que fique nas portarias pra levar as entregas até os moradores.

    1. NÃO irei mudar minha forma de trabalhar. Não gosto de sindicato. Se o cliente permitir e de acordo as normal do condomínio, irei até o cliente.

      1. Sensato . Parabéns! Quem ganha é o sindicato. Quem perde são os entregadores que terão que procurar outro serviço pois a demanda vai diminuir drasticamente

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade