Feira de Santana

Projeto determina que entregadores finalizem o serviço de delivery na portaria dos condomínios

A proposta, que visa restringir o acesso dos entregadores às áreas internas dos condomínios, vai ser apreciada em segunda e última votação.

15/02/2024 às 16h11, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

entregadores de aplicativo - delivery - motoboy
Foto: Conjur

Trabalhadores vinculados a empresas de aplicativos, de bens e de serviços que ofertam delivery (entrega de encomendas em domicílio), devem ter acesso disciplinado, em condomínios residenciais, sendo a portaria desses locais o limite para que finalizem a sua atividade no município de Feira de Santana. Este é o principal objetivo do Projeto de Lei no 69/2023, aprovado em primeira discussão, durante a sessão desta quinta-feira (15).

A proposta, que visa restringir o acesso dos entregadores às áreas internas dos condomínios, vai ser apreciada em segunda e última votação nas próximas sessões. De autoria do vereador Galeguinho (PSB), o projeto autoriza uma exceção: os clientes com mobilidade reduzida, ou algum tipo de necessidade especial, podem solicitar a entrega nas áreas internas do condomínio, não devendo haver custos extras pelo serviço.

Segundo o parlamentar, as medidas estabelecidas pela proposta irão proteger os entregadores e dar maior segurança aos consumidores que residem nesses espacos habitacionais.

Antes de retornar para a segunda e última votação em plenário, a proposta deve sofrer alterações. Apesar de contar com o voto favorável da maioria dos presentes no plenário, orientações para ajustes e melhorias foram feitas pelos vereadores Edvaldo Lima (MDB), Fernando Torres (PSD), Jhonatas Monteiro (PSOL) e Pastor Valdemir (PV).

Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom dia , os entregadores deve finalizando a corrida na portaria do prédio , eles não tem obrigação a entrada no condomínio, em casa de condomínio grande e referente aos clientes com idades avançada, o condomínio deve toma uma atitude , tipo deixa um motoboy fixo nós condomínios grande , é até bom por questão de segurança do condomínio. Os motoboy perder muito tempo entrado no prédio, quando tem que fazer a liberação da entrada ,e perder tempo também em questão de espera a boa vontade do cliente pra desce do apto. Em sp e muito perder de tempo esperando o cliente e o atraso para fazer a ficha pra entra no condomínio. Sem falar que é uma taxa super baixa que eles paga na entrega para o motoboy, tem dias que né da pra comprar uma água no dia quente que tá pq recebe muito pouco. Pensando na saúde e principalmente na segurança dos moradores o condomínio tem que contratar um motoboy fixo pra cada condomínio.

  2. Se mora em condomínio, por quê não tem veículo?
    Se tem veículo, por quê não vai buscar sua encomenda?
    Se mora em condomínio, tem veículo e não quer ir buscar a encomenda, tá com preguiça de quê mesmo?
    Quer encomenda na porta de casa? Negociei isso com o vendedor!
    Quer carro na porta de casa? Compre o seu!
    E se não tivesse os entregadores? E se não tivesse Uber? Faria como? Viveria de quê?
    A não ser que possua alguma imobilidade motora, deficiência física, idosos ou com alguma incapacidade de locomoção. O resto? Tem que ir buscar na portaria!
    ” Ahh mas moro em condomínio grande” se vire, dê seus pulos, já sabia disso quando escolheu morar em um condomínio enorme.
    Ninguém é obrigado a nada, muito menos a agradar um bando de preguiçoso fanfarrão que quer ficar sentado no sofá e achar tudo nas mãos. É cada coisa viu!

    1. Na hora do motoboy ficar 30m em filas de condomínio, ngm vê, mas pra se fazer de vítima todo mundo faz, 30m pra um entregador da pra fazer umas 2 entregas, se for casa, e não vejo ninguém dar caixinha pro motoboy, muito menos ir buscar na portaria pra não atrasar o lado do mesmo, tem que proibir sim, se vocês podem buscar encomenda de correios, tbm pode buscar a comida na portaria

  3. Acredito que o autor do projeto não pensou nos idosos, ou pessoas que possuam algum tipo de impossibilidade: como deficiência locomotora ou alguma necessidade especial que impossibilite seu deslocamento ate a portaria. “Nossa cidade já é bastante acessível a deficientes”

    1. Nesse caso de deficientes e idosos ou doença, é simples resolver e só deixa alguém responsável do prédio ou condomínio a leva as encomendas até eles , porque os motoboy se atrasa muito esperando o cliente e fazendo ficha de cadastro pra entrar, além de perder tempo são maltratando isso ninguém vê né . A taxa que eles recebem é muito baixa e ainda vem humilhar, não para pra pensa que cada dia tá mais caro as coisa , não só enxerga o seu nariz.

  4. É falta do que fazer?
    Isso é uma demanda particular entre prestador de serviço e cliente. Que vereador tem a ver com isso?
    As questões públicas e pertinentes a função deles se omitem. Vão cuidar de saúde, educação, limpeza da cidade, tapa buracos… Pegar numa enxada e limpar as vias seria mais útil.

  5. Mtos moradores desses condomínios, pedem aplicativo para a portaria e querem que o motorista entre no condomínio até sua residência para não pagar um pouco mais! Levando assim o motorista!

  6. Concordo que fica a critério dos grandes Condomínios porém, reúnam seus moradores e paguem taxa extra para ter um funcionário interno exclusivo, com moto, para suas entregas nas portas. Depende do tamanho do Condomínio.

  7. Pelo menos fazem algo que presta. Concordo plenamente. Qualquer pessoa, até má intencionada, criminosos, podem usar este artifício para entrar em qualquer Condomínio. Pediu? Vá buscar na Portaria. Segurança nunca é demais.

  8. APROVADO! Concordo totalmente com o projeto, torço para que vire lei imediatamente, e que o mesmo aconteça com os motoristas transporte por aplicativo. Isso traz maior segurança não é somente para os profissionais, mas também para todos os moradores do condomínio. Parabéns vereadores!

    1. Ou idiota, no meu caso, moro em condomínio fechado, bem distante da portaria, para chamar um carro de aplicatico….então terei q sair de casa cheia de sacola, criança de colo, e outros acessórios necessários até a portaria.Me poupe viu.
      Vai procurar o q fazer.

      1. Mora em condomínio e possuí carro por quê Jovem? Fica ai pagando de rico morando em condomínio sem nem ter condições de ter um veiculo para locomoção. Seria melhor você assumir sua escassez financeira e ir morar em lugar que atenda a sua demanda econômica, e não ficar pagando de rico morando em condomínio, querendo ostentar, sem nem ter condições para tal! Quer carro na porta? Compre o seu!!!! #sóacho

  9. Temos que ver cada caso é um caso tipo moro em um condomínio. Que parece um bairro moro no final da rua. Como vó. Deslocamento ater a portaria para mim pegar 1 pizza ?

  10. Acredito que isso deve ficar para decisão dos condôminos….por mim no que eu moro vou torcer para continuar entrando. Creio que vai ter uma queda enorme nos pedidos de delivery, algumas ruas ficam distante da portaria em muitos condomínios.

    1. Típica resposta de preguiçoso, já acha a comida pronta e entregue e a madame quer na porta. Quer mais um serviço adicional para o entregador dar na sua boca?

  11. Concordo plenamente com o Projeto, pois visa maior segurança para os entregadores e os moradores de condomínio.
    Parabéns para o vereador, pois tem demonstrado muito bom censo nos projetos.

  12. Esses vereadores estão sem pauta do que fazer? Não deveria ficar a cargo de cada condomínio determinar as regras de acesso? Você limita a entrada de entregadores e como fica, por exemplo, os moradores das últimas casas de condomínios enormes, com distâncias que chegam a 1km, como o Viva + Master ou o Viva + Papagaio? Se fosse pra o cara sair de casa ele não precisava pedir delivery. Mais do que isso, a preguiça do cara em ir na portaria vai fazer ele desistir de comprar e quem vai sair prejudicado no final das contas é vendedor

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade