Feira de Santana

Secretária explica como funciona Serviço de Declaração de Óbito

Ela disse que o SDO foi informado sobre o corpo do idoso encontrado ontem, mas encaminhou corretamente para o órgão responsável. 

19/09/2023 às 15h52, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O idoso em situação de rua, identificado por familiares como Vicente de Jesus, de 73 anos que foi encontrado morto por comerciantes nas primeiras horas de ontem (18), na Praça João Pedreira em Feira de Santana, passou mais de cinco horas para ser removido do local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o óbito, a Polícia Militar isolou a área, mas somente por volta de 14h que o Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a remoção. Muitas pessoas ficaram indignadas com a demora e até fizeram uma manifestação para chamar atenção das autoridades.

O assunto gerou a discussão sobre de quem seria a responsabilidade de remoção. Se seria o DPT ou o Serviço de Declaração de Óbito (SDO) da prefeitura municipal. O Acorda Cidade foi em busca de mais esclarecimentos e a secretária de Saúde, Cristiane Campos explicou qual tipo de atendimento o órgão municipal realiza. Ela informou também o motivo pelo qual o Serviço de Declaração de Óbito (SDO), não pôde remover o corpo. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“É um serviço que o município disponibiliza, determinado para atender pacientes acamados, que estão em residências e o SDO vai até lá verificar o óbito. O SDO é para pacientes em domicílio, vias públicas a lei informa que é com o Departamento de Polícia Técnica (DPT)”, explicou.   

Segundo a secretária, geralmente o serviço é requerido pelas policlínicas, mas as pessoas também podem ligar para o SDO e solicitar o atendimento. Ela disse que o SDO foi informado sobre o corpo do idoso encontrado ontem, mas encaminhou corretamente para o órgão responsável. 

“Em domicílio, aciona o SDO através do telefone que está disponível no site da prefeitura, que um médico vai até lá e faz a declaração de óbito. Inclusive, no caso de ontem que foi em via pública, o Samu esteve lá para prestar atendimento, chegando lá, viu que a pessoa já tinha vindo a óbito, com rigidez cadavérica, inclusive verificou-se que estava sem identificação, mais um item para ser da Polícia Técnica”, declarou.

Cristiane disse ainda que mesmo em domicílio, o SDO não é responsável pela remoção do corpo, mas sim e somente, por emitir a declaração de óbito. Um médico vai até o local para constatar a morte. 

“Neste caso, como a gente faz a declaração de óbito, a pessoa da família fica responsável por disponibilizar o carro para transportar o corpo para o cemitério. No número fixo, o plantonista fica sobreaviso, quando acionado, seja através da ligação ou de alguma policlínica, ele vai diretamente até o endereço. Normalmente acontece da família acionar a policlínica pedindo um socorro e automaticamente a gente aciona o SDO”, pontuou. 

Para solicitar o atendimento do SDO, entre em contato pelo número 753612-6600.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Manifestação: demora para remover corpo de homem em situação de rua causa indignação na população

Homem em situação de rua é encontrado morto no centro da cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não é SDO e sim SVO (Serviço de Verificação de Óbito) A Secretária de Saúde deveria ter pleno conhecimento dos serviços ofertados pela pasta no qual ela é a Gestora. Isso só comprova que os cargos desse desgoverno são apenas políticos e não técnicos.

  2. É indignação com cadáver e não é capaz de doar um prato de comida ou uma muda de roupa. Pois são subjugados eles querem dinheiro para usar drogas e outras palavras mais perversas. … Quando pedem esmola tem e diz não tenho principalmente os que se dizem crentes

    1. Infelizmente hoje está difícil doar nas ruas, esse Senhor mesmo a família diz que vivia assim porque queria, os filhos iam buscar e ele recusava sair das ruas. Ajudo pessoas que pedem pela internet ou portais de notícias, como esse aqui. Mas ruas fica difícil saber se estamos fazendo o bem ou alimentando um vício, ou incentivando uma vida miserável que não precisa ser assim.

Mais Notícias

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

Reforma e decoração da casa de Hendyohara ft - Ed Santos - Acorda Cidade

Participe!

Designers de Feira de Santana decoram casa de mãe solo em homenagem do Dia das Mães; veja como colaborar

O grupo DI resolveu usar a história de Hendy como reflexo de uma bela homenagem a todas as mães que...

07/05/2024 às 16h25

Parque do Saber

Apoio ao Rio Grande do Sul

Prefeitura e Arquidiocese instalam ponto de arrecadação para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

As doações podem ser feitas a partir desta quarta-feira (8) no Parque do Saber.

07/05/2024 às 16h14

Batatinha

Feira de Santana

Apesar de aumento no pimentão, batatinha tem redução de preço no quilo em Feira de Santana

Além do preço da batatinha, outros alimentos também sofreram uma redução, como a banana prata.

07/05/2024 às 10h13

coelba

Feira de Santana

Coelba informa desligamentos programados a partir deste sábado (11) em Feira de Santana

A Coelba também destaca que os serviços podem ser concluídos antes do horário previsto, ou podem não ser realizados devido...

07/05/2024 às 07h25

Canta Feira

Evento Gospel Gratuito

Canta Feira acontece nesta sexta-feira (10); Eli Soares e Sandro Nazireu estão na programação 

A proposta é levar adoração, fé e alegria de forma totalmente gratuita aos evangélicos. 10 atrações vão animar o público evangélico...

06/05/2024 às 22h10

image

Rádio acorda cidade