Feira de Santana

Prefeitura irá notificar construtora que está realizando obras próximo à Lagoa Salgada

Segundo alguns moradores, a empresa estaria aterrando o espaço.

23/01/2024 às 20h41, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Lagoa Salgada
Foto: Valdenir Lima

O Acorda Cidade recebeu diversas reclamações de moradores que residem próximo da Avenida Noide Cerqueira, em Feira de Santana, sobre um suposto aterramento da Lagoa Salgada, mesma lagoa que a prefeitura iniciou o processo de revitalização em 2023.

Segundo os moradores, o serviço estava sendo realizado por uma construtora. A reportagem do Acorda Cidade conversou com o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho. De acordo com ele, o órgão recebeu as mesmas denúncias e foi conferir de perto o que estava acontecendo.

Antônio Carlos Coelho
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Essa denúncia de quem estariam aterrando a Lagoa Salgada não tem nenhum fundamento. A nossa chefe de gabinete, Elizabeth Piropo, na manhã de ontem, recebeu estas denúncias e de imediato, se deslocou até lá com outros fiscais. Chegando lá, tinham algumas máquinas paradas, havia movimentação de terra, porém ela observou que esta movimentação de terra, está há mais de 30 metros de distância da lagoa”, disse.

O secretário informou que pela legislação ambiental, pode-se fazer qualquer obra, contanto que haja um distanciamento de 30 metros, mas a empresa será notificada caso não haja licenciamento. “Hoje pela manhã, a nossa chefe de gabinete retornou no local, já tem o nome da construtora, passou o assunto para o diretor de licenciamento e fiscalização, Humberto Alves, e já estamos providenciando para notificar esta empresa, pois não existe nenhum licenciamento ambiental para nenhuma construção nesta área”, explicou o secretário ao Acorda Cidade.

Ainda de acordo com Antônio Carlos Coelho, a construtora poderá ser multada, pelo fato de não ter solicitado autorização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, pasta que cuida do uso do solo.

“Acredito que não tenha solicitado autorização da Sedur, pois a própria Sedur não comunicou a secretaria de Meio Ambiente, pois quando se trata de área com proteção ambiental, a Sedur imediatamente notifica a secretaria de Meio Ambiente para que se tenha um parecer”, disse.

Revitalização

Iniciado no mês de julho do ano passado, os serviços de revitalização e preservação da Lagoa Salgada estão suspensos no momento. Segundo o secretário Antônio Carlos Coelho, a prefeitura está com dificuldades para alugar uma máquina que possui um ‘braço’ com alcance maior.

“A revitalização parou esses dias porque o prefeito está com dificuldades de alugar uma máquina. A primeira etapa foi feita com uma máquina com braço pequeno, e hoje a lagoa começou a receber água. Então, com o braço da máquina que estava lá, não estava conseguindo limpar. Ele [prefeito] está agora em busca, através da Soma (Superintendência Municipal de Obras), tentando alugar uma máquina com um braço maior. Acontece que durante a pandemia, quem fabrica essas máquinas parou de fabricar. Inclusive, eu tinha aqui uma autorização do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, autorizando-me a comprar uma máquina dessa em 2022 no valor de 900 mil reais. Mas não encontramos essa máquina para comprar. Alugamos uma menor, mas à medida que a lagoa passou a receber mais água, o braço da máquina ficou pequeno e o nosso superintendente de obras, João Vianey, está tentando alugar uma máquina, o que não está fácil de encontrar, porque essas máquinas são muito requisitadas”, informou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Prefeitura realiza revitalização em lagoas de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Burocratas incompetentes demagogos sem nenhum espírito ambiental verdadeiro uma área como essa a muito degradada tem que ter ações contundentes pra sua manutenção ou vira a degradação permanente

  2. Aqui em Feira NUNCA existiu fiscalização. Qualquer um faz o que bem entende. Rasgam asfalto para passar tubos, fios ou sei lá o que… Fica tudo por isso mesmo. Feira é uma cidade e LEI. Omissão total do poder municipal. Não é exclusividade da atual gestão

  3. Infelizmente a nossa cidade estar ficando para trás em todos os quesitos, não exite projeto algum de proteção ambiental, seja pelo poder municipal ou estadual. Esses incompetentes não se lembra que nossa cidade se encontra em uma região quente e seca, toda área verde ou aguada ajuda a minimizar o calor.

  4. Rapaz uma vergonha começaram limpar a lagoa Subaé tava até ficando bom limparam a beirada fizeram uma montanha de matos e deixaram tudo sujo aí tão aproveitando pra jogar mais lixo esse bairro tem bastante morador um bairro grande deveria ser mais visto pela prefeitura

  5. Pobre Feira, nesses mais de vinte anos, com essa turma no poder, cresceu igual rabo de cavalo. O cara parece uma múmia, sentado nessa cadeira fazendo o que faz de melhor: mentir, enganar. Já era Lagoa Salgada, quem manda é quem patrocina as campanhas deles. A especulação imobiliária sempre vence.

  6. Engraçado que ele (O secretário) cita a lei e não diz qual lei permite construção à 30 metros de uma lagoa. O site pode questionar isso por favor? Quero entrar que lei é.

  7. Feira de Santana que já foi conhecida como a cidade dos olhos d’água, depois das gestões sucessivas do grupo de Zé Ronaldo, do qual faz parte o atual prefeito, se destaca hoje pelo descaso e maus tratos em relação aos ecossistemas aquáticos da cidade.

    1. Porque os Prefeitos ainda insistem nesses secretários centenários no governo? Meu Deus tanta gente nova, profissionais da área e colocam cada um para assumir a secretaria. Secretaria de meio Ambiente tem que assumir alguém da área. Que entenda da pasta um engenheiro ambiental por exemplo. Secretaria de Saúde tem que ser um enfermeiro ou médico. Aí colocam um presidente de Associação pra assumir kkkkkkkkkk

  8. Precisamos transformar essa INDIGNAÇÃO na proxima eleição municipal, TIRAR essa CORJA de INCONPETENTES da adm. Publica, moro no condominio ao lado desse terreno, e de FATO estão avançando perto das aguadas, CADÊ os vereadores, são OBRIGAÇÕES desses, fiscalizarem tudo que acontecem no cidade. Meu apartamento esta a disposição para fazerem fotos e videos .

  9. Esse baratino de não conseguir uma maquina de braço grande foi foda!!! O unico que conhece todo essas lagoas é João Dias que foi exonerado pelo prefeito.

  10. Prefeitura não faz não. Na lagoa salgada ;começou uma obra não deu continuidade parou pelo meio só gastou nosso dinheiro. Fez um ganatolou lá.. ao alguém precisa construir aí fica esperando a prefeitura fazer alguma pra isso,aí vc não vai construir..a cidade está crescendo através do condomínio quer faz alguma obra com esgoto calmamente e laminação abrir ruas..aí tem uns sem-noção

  11. Os políticos, como sempre, DIS COSTAS para o povo …estão permitindo o aterramento da Lagoa em nome do vil metal.

    Chegamos em Feira em janeiro de 1965, vindo de Nova Soure…final dos anos 60 tomávamos banho nas águas límpidas dessa lagoa … políticos incompetentes.

  12. Os cara cavou uma valeta atravessando a noide Cerqueira pra fazer uma ligação de esgoto q vai cai na lagoa e ele não viu..me poupe secretário

  13. “” ***, BATEU O CARIMBAÇO “”, KKKK, vai um pobre, fazer uma obra perto de uma lagoa ou nascente , na mesma hora chega os chefes da prefeitura e derruba tudo. Aí é construtora tá tudo liberado, olhem o exemplo da ARTÊMIA PIRES que o secretário Carlos Brito e Zé CORONÉ liberou geral , e hoje a avenida que poderia ser totalmente duplicada, virou um problema para os moradores.FEIRA TERRA SEM LEIS( para quem tem poder).

  14. Rapaz é casa desculpa que esses caras dam não está encontrando o braço da máquina? Vai tomar vergonha na cara bando incompetentes, essa sem dúvidas é pior administração da história de feira de Santana, eles colocaram quatro homens aqui na estrada do besouro os cara passa o dia todo pra tapar um buraco.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade