Feira de Santana

"Do ponto de vista da assistência à saúde, tudo continua funcionando", diz prefeito em relação ao atraso de salários

Questionado sobre o tempo para haver uma solução, o prefeito informou que já deveria ter sido solucionado.

15/12/2023 às 17h50, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Colbert Martins Filho ft Iasmim Santos acorda cidade
Foto: Iasmin Santos/Acorda Cidade

Nesta semana, duas manifestações foram realizadas para denunciar a falta de pagamento dos salários por parte das empresas terceirizadas, que prestam serviço para a prefeitura de Feira de Santana. Entre as reclamações estão pagamentos do 13º, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e principalmente, dos salários atrasados em pleno fim de ano. Imaps, ADM, Confiança e S3, são algumas empresas que registram esses problemas.

Na manhã desta sexta-feira (15), durante entrevista ao Programa Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins Filho falou que apesar de haver algumas reclamações, os serviços de saúde prestados à comunidade estão normalizados.

“Fizemos a substituição da empresa que tinha a maior quantidade de problemas que foi a Imaps. Novas empresas que estão corrigindo e assumindo algumas dessas situações. De qualquer forma, é importante que a gente veja que foram R$ 2.700.872 milhões de atendimentos e procedimentos realizados este ano em Feira até agora. Do ponto de vista da assistência à saúde, tudo continua funcionando, e funcionando muito bem. Tem problema para pagamentos de alguns setores, podem ter também, mas é importante a gente dizer que estamos fazendo avanços extremamente importantes no serviço à saúde. Há uma reclamação dos prestadores de serviço, mas em termos de serviço prestado, nós temos esse número que é algo extremamente importante e positivo”, declarou.

Este ano, o Acorda Cidade relatou muitos problemas referentes a falta de materiais para atendimento em postos de saúde, assim como trabalhadores de diversos setores sem receber. Além dos terceirizados, médicos e enfermeiros também passaram pela problemática.

O prefeito explicou como a logística administrativa funciona para que os pagamentos sejam efetuados e reforçou que a medida que a prefeitura tomou foi o afastamento da empresa que tinha o maior número de reclamações.

“A prefeitura faz os pagamentos e as empresas por lei, tem que fazer o pagamento e precisam mandar uma nota para que a prefeitura possa fazer o ressarcimento, então existiam problemas, essa empresa (Imaps) que foi a principal, foi afastada e as outras empresas estão neste momento assumindo suas funções e seus gerenciamentos de quadro, isso está acontecendo com muita tranquilidade”, afirmou. 

Questionado sobre o tempo para haver uma solução para estes problemas de falta de pagamento, o prefeito informou que já deveria ter sido solucionado.

“Já era para ter resolvido. Você lembra que essa situação começou lá na pandemia, 2020, 2021. Em 2022, com aquele atraso de orçamento, começou-se a ter uma dificuldade grande de pagamento e agora em 2023 nós estamos fazendo o equilíbrio”, reforçou. 

Apesar disso, Colbert explicou que com a Imaps, foram finalizados apenas os contratos que podiam ser encerrados, aqueles ligados diretamente à prefeitura e outras secretarias. No Hospital da Mulher, o contrato segue até o mês de abril.

Com relação à empresa ADM, que também tem registrado reclamações por falta de pagamento de salários, o prefeito explicou que não tem consentimento sobre a questão e que as contas estão em dia. Ele pontuou que apenas um grupo de 157 pessoas que trabalham na Policlínica de Humildes, trabalharam um período sem receber, mas que a prefeitura já está assumindo para garantir os pagamentos atrasados. 

“A informação é que estão em dias. Alguém falou sobre a Desenvolvida, ela pagou tudo certinho, inclusive o 13º. Existe um problema com um grupo que ficou na Policlínica de Humildes que ficaram 27 dias trabalhando e foram contratados todos, não ficou ninguém desempregado, mas este grupo tem 27 dias a receber e esse recebimento vai ser pago de forma direta pela prefeitura. Já foi definida essa forma de pagamento”, relatou. 

O prefeito ainda comentou sobre a terceirizada IGM, que só trabalhou por 2 meses e como a prefeitura tem realizado a fiscalização dessas empresas. 

“O que tem de pagamentos atrasados, todos serão regularizados para serem feitos pelas empresas, a gente faz o repasse para ela, para que isso possa ser pago. O fiscal de contrato fiscaliza. Às vezes você tem um fiscal para três, quatro contratos, mas o acompanhamento, esse sim, está sendo feito diretamente para exigir o cumprimento de cada uma de suas obrigações, mas a própria Imaps e outras estão numa discussão judicial que devemos pendências que estão sendo resolvidas para o cumprimento dessas ações”, esclareceu.

Ouça a entrevista na íntegra:

Programa Acorda Cidade · Entrevista com o prefeito Colbert Martins no Programa Acorda Cidade

Leia Também:

“São pais e mães de família sem salários”, afirma diretora do Sindsaúde após atrasos em pagamentos

Funcionários terceirizados fazem manifestação em frente à Secretaria de Saúde; Categoria volta a cobrar pagamentos atrasados

Com pagamentos atrasados, terceirizados da empresa ADM realizam manifestação

Morador do distrito de Tiquaruçu reclama da falta de materiais básicos em Unidade de Saúde: “Tivemos que comprar”

Pacientes ficam sem realizar procedimento de endoscopia na Policlínica do Feira X por falta de materiais

Policlínica do bairro Tomba volta a aplicar medicamentos após falta de materiais

Funcionários da policlínica do distrito de Humildes protestam na Câmara Municipal contra a falta de pagamento

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse prefeito incompetente, pensa que o povo tem problemas mentais, que conversa vazia, durante todo mandato pagou com atrasos o povo da saúde, humilhando o trabalhador, quando reclama que não recebeu o salário é demitido. Você tem que ser banido da política. Que chegue logo o fim da sua péssima trajetória na prefeitura, feirense não merece um prefeito como você. Nossa cidade merece respeito.

  2. Lamentável, envergonho-me de ter votado desgoverno municipal. Pela omissão, falta de corregem, carisma, falta de autenticidade, inépcia administrativa, deveria ser relegado ao ostracismo político. Quem ele indicasse para sucessão deve carregar o fardo das mazelas da atual administração…

  3. Esse cara é ****! A cidade tá um caos, os trabalhadores desesperados por atrasos em algo inviolável que é o salário digno ao final de um mês de trabalho e ele vem inventar de fazer contraponto sobre os atendimentos realizados? Inclusive esses números de milhões de procedimentos estão totalmente maquiados e merecia uma auditoria do TCM por que nem cidades europeias referência em saúde mundial tem tamanha quantidade de atendimentos e procedimentos , aí fica a situação das 2 uma: ou feira de santana o caos na saúde vai virar referência mundial em atendimentos ou alguém na prefeitura ou secretaria de saúde vem inflando os números e ****da saúde. Infelizmente temos que aguardar até 2025 para sairmos desse atoleiro que jogamos a cidade .

  4. O prefeito não respondeu nada com objetividade, nenhuma resposta foi direta, não apresentou nada sobre os atrasados, nem mesmo sobre a fiscalização desses contratos ainda disse q tem fiscal só se for fantasma, sobre o aumento dos que já tem piso ele ágil de ma fé, não vai cumprir o piso, foi o q deixou a entender, todas as respostas dúbias

  5. Cin8smo não cai bem em um homem público. Pais w mães de família passando necessidades por não receber o que lhes é devido e o prefake diz que os serviços estão funcionando. Alguém avisa pra ele que a escravidão acabou e a prática agora é crime!

  6. Esse cara tá no lugar errado!! Não entende nada de administração pública, junto com sua corriola de ***, destruíram a cidade e vão sair com o futuro garantido.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade