Negócios

Entenda o que são 'zebras': startups que apostam na sustentabilidade como modelo de negócio

Diferente dos antigos unicórnios, as chamadas zebras têm ganhado cada vez mais espaço, uma vez que a ideia de capitalismo consciente passou a ganhar mais adeptos.

28/03/2022 às 11h01, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A cada ano que passa vemos o crescimento das startups se elevar. De acordo com o Relatório 2021 Wrapped Brazilian Startups, produzido pela plataforma Sling, o volume aportado nessas empresas brasileiras aumentou 200% no ano passado, enquanto o valor médio dos investimentos mais que dobrou. No entanto, novos modelos de negócios passaram a surgir no meio com um viés mais social, o que tem atualizado a forma do segmento se expandir. Um deles é o das chamadas “zebras”, que se caracterizam pela inovação por meio de um empreendedorismo sustentável, mais focado em propósito, impacto e transferência.

Diferentemente de um unicórnio – nome dado a uma startup avaliada em mais de US$ 1 bilhão no mercado -, esses grupos não dependem exclusivamente de aportes de Venture Capital (VC), o capital de risco, que são investimentos aplicados em pequenas e médias organizações que têm alta expectativa de rentabilidade em um futuro de curto prazo. O motivo é a mentalidade focada em um capitalismo consciente desde o início dos processos, com padrões mais éticos e tecnologias que favoreçam a sociedade.

 

"Novas empresas não podem ter o lucro como finalidade básica, mas sim como consequência. A responsabilidade social, sustentabilidade e inclusão são os verdadeiros pilares para que haja um crescimento saudável, envolvendo não só os colaboradores mas a comunidade e as pessoas que utilizam esses serviços", explica Flávio Alves, fundador e CEO da Novatics, o principal estúdio de produtos digitais do Brasil que acredita no modelo de negócios das zebras.

Inclusão e produtividade

O relatório da Sling também revelou que as startups brasileiras contrataram mais de 100 mil pessoas em 2021. Porém, muitas empresas ainda não incentivam com mais veemência a contratação de funcionários pertencentes a classes minoritárias e vários empreendedores delas ainda sofrem com a falta de VC.

Esta lacuna na inclusão é mais um aspecto da realidade que as zebras buscam combater, o que ocasionou a criação do movimento Zebras Unite. Criado em 2017, o grupo vai contra a cultura do capital de risco e procura incentivar a colaboração e o desenvolvimento empresarial sustentável.

"O bem-estar da equipe, uma gestão transparente com relação às finanças, objetivos e resultados da empresa ajudam a pavimentar um ambiente de confiança. Com esse propósito, a startup pode atingir um nível de produtividade acessível e estratégico, feito para o futuro que toda a sociedade quer e precisa", afirma Alves.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade