Eleições

Votos válidos: Lula tem 50%; Bolsonaro 36%; Ciro 6%; e Tebet 5%, diz Datafolha

O Datafolha entrevistou 6.800 eleitores em 332 municípios brasileiros entre os dias 28 e 29 de setembro.

29/09/2022 às 20h10, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Pesquisa Datafolha para presidente
Fotos: Reprodução/ Ricardo Stuckert; Alan Santos/PR; Renato Pizzutto/Band

A eleição presidencial de 2022 pode ser decidida ainda em primeiro turno, com uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com a nova pesquisa do instituto Datafolha, publicada no início da noite desta quinta-feira (29).

Conforme o Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade, considerando apenas os votos válidos, Lula tem 50% da preferência do eleitorado, contra 36% do segundo colocado, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em terceiro lugar, está o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6% das intenções de voto, empatado tecnicamente com a senadora Simone Tebet (MDB), que tem 5% da preferência.

Ciro tem sido alvo de uma campanha liderada por políticos e artistas para a destinação de um “voto útil” ao ex-presidente Lula, visando uma vitória ainda no primeiro turno da oposição a Jair Bolsonaro.

A divulgação considerando apenas votos válidos descarta eleitores indecisos e aqueles que responderam “branco” ou “nulo”, se alinhando assim à contagem oficial realizada pela Justiça Eleitoral.

O Datafolha entrevistou 6.800 eleitores em 332 municípios brasileiros entre os dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09479/2022.

Fonte: Bahia Notícias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com relação ao debat, uma coisa deve ser dita, entre os todos os candidatos um figura que se destacou brilhantemente foi sem dúvidasa senadora Sra. Simone Tebete. Foi quem melhor popois uma proposta decente de governo e o tempo todo foi respeitosa com os demais candidatos os quais cometeram uma verdadeira palhaçada, com xingamentos, acusações, e difamações. Não apresentaram uma proposta se quer de credibilidade. Foi realmente um debate no meu ponto de vista uma vergonha

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade