Eleições 2024

Pesquisa Atlasintel/A Tarde aponta empate técnico em Feira de Santana

A pesquisa está registrada no TSE sob o número BA 00586/2024.

22/04/2024 às 07h19, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Zé Neto e Zé Ronaldo
Foto: Divulgação e Zeca Ribeiro

A primeira pesquisa AtlasIntel/A Tarde em Feira de Santana revela indefinição na disputa pela prefeitura. Com a diferença dentro da margem de erro, José Ronaldo (União Brasil) e Zé Neto (PT) disputam voto a voto a preferência do eleitor feirense.

Num pleito marcado pela rejeição do atual prefeito e pela polarização, a composição de alianças e consolidação de adesões e apoios pode ser capaz de determinar o vencedor e, a julgar pelos números, a tendência na princesa do sertão é de um segundo turno antecipado.

O questionário acessado pelos eleitores perguntou em quem eles votariam no 1º turno das eleições municipais. José Ronaldo, que disputa seu quinto mandato, aparece com 39,3%, seguido do deputado federal Zé Neto com 36,5%, uma diferença de 2,8 pontos percentuais, dentro da margem de erro.

Na sequência aparecem o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) com 10,3% e o deputado federal Capitão Alden (PL) com 5,1%. Alden anunciou na última quinta-feira, 18, a renúncia à sua candidatura e declarou apoio a José Ronaldo. A renúncia ocorreu após o período de realização da pesquisa.

pesquisa eleitoral
Foto: Divulgação

O deputado estadual José de Arimatéia (Republicanos) registrou 0,1%, brancos e nulos somaram 4,6% e outros 4,1% disseram não saber em quem votar. Em votos válidos, José Ronaldo tem 43,1% contra 39,9% de Zé Neto, 11,3% de Pablo Roberto e 5,6% de Capitão Alden.

pesquisa eleitoral
Foto: Divulgação

Em um eventual 2º turno, José Ronaldo levaria vantagem sobre Zé Neto, com 46,6% dos votos contra 40,8% do petista, mas ainda no limite da margem de erro, de três pontos percentuais. As configurações de 1º e 2º turnos, apesar de parecidas, revelam cenários e possibilidades diferentes, segundo o cientista político Andrei Roman, executivo-chefe da AtlasIntel.

pesquisa eleitoral
Foto: Divulgação

“Se a gente fala do 1º turno, a maior chance de crescer é do Zé Neto, por ele capitalizar a rejeição ao Colbert (Martins, atual prefeito) e a transferência dessa rejeição ao Zé Ronaldo”, avalia Roman.

“No entanto, se a gente falar sobre o 2º turno a situação é diferente, porque se você olha o voto como está dividido do ponto de alinhamento ideológico, tem o PT apenas e do outro lado o PL e PSDB, sem muita chance de passar ao segundo turno. Beneficia mais Zé Ronaldo que Zé Neto” aponta o cientista, projetando uma convergência das forças antipetistas.

Apoio e rejeição

No entanto, as negociações políticas podem interferir nesse cenário. Se Capitão Alden já declarou seu apoio a José Ronaldo, Pablo Roberto, que se apresenta como terceira via, pode ser o fiel da balança. O tucano já se declarou aberto a apoios e nos últimos dias o governador Jerônimo Rodrigues tem feito acenos para sinalizar disposição de dialogar.

Caso a polarização se acentue, os votos de Pablo poderão definir a eleição, até mesmo no 1º turno, a depender da sua capacidade de transferência de votos e da resistência dos seus eleitores ao PT.

Na contramão de Pablo aparece o atual prefeito Colbert Martins (MDB), com uma rejeição de 72% do eleitorado e até o momento alijado do processo sucessório. A ausência do prefeito no lançamento da pré-candidatura de José Ronaldo causou polêmica na política feirense. Colbert alegou não ter sido convidado.

É preciso contextualizar que Colbert somente se tornou chefe do executivo municipal devido à renúncia de José Ronaldo, que deixou o cargo para disputar o Governo do Estado em 2018, sendo derrotado por Rui Costa, reeleito em 1º turno.

O ex-prefeito apoiou a reeleição de Colbert em 2020 e agora, ao que tudo indica, pretende voltar à prefeitura dissociando sua imagem da do atual gestor. Uma estratégia correta, segundo Andrei Roman, apesar da dificuldade de descolar a imagem de José Ronaldo do atual prefeito.

“Entendo que é interesse do José Ronaldo se separar do Colbert, por conta de uma avaliação extremamente ruim”, constata Roman, que acrescenta ser “impossível distanciar perfeitamente Colbert do José Ronaldo, simplesmente cancelar toda a história dessa trajetória política, como se nada tivesse acontecido antes”.

Pesquisa detalhada

A pesquisa AtlasIntel/A Tarde coletou as respostas de 817 pessoas em 48 bairros de Feira de Santana entre os dias 12 e 17 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e a margem de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BA 00586/2024.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 22 anos do Coronel que não faz a cidade crescer, só fica fazendo tapa buraco e obras superfaturadas como BRT, Shopping Popular. Falso Novo Centro, Túneis que alagam, Centro de Convenções que pertencia a prefeitura e o ESTADO teve que intervir pra fazer o final da obra, o falso hospital Municipal que seria na Antiga Mater Dei na João Durval e foi vendida pro dono do Grupo Nobre, escolas municipais a mais de 4 anos pra terminar reforma (podem vim na Tupinambas e outros locais), Getulio Vargas largada (como pode a parte principal da cidade ser tão suja e cheia de mato e sem iluminação), Parque da Lagoa no Panorama fechado a mais de 5 anos, Limpeza falsa da Lagoa Salgada. Nossa cansei de escrever cada barbaridade que essa turma fez

  2. 22 anos de governo e nunca fez um hospital municipal mas gastar com BRT elefante Branco 97 milhões ele gastou isso é um bom gestor?

  3. 22 anos de governo de maquiagem de Zé Ronaldo BRT fictícios sistema de drenagens fictícios é hora de mudar meu povo analisando friamente quem tem mais condições hoje de ajudar a Feira de Santana é Zé Neto com apoio do governo federal e estadual

  4. Votei em Zé Ronaldo a vida inteira
    Esse último voto em Colbert me decepcionou
    Vou votar em Pablo e se houver segundo tudo eu voto em Zé Neto pela mudança
    Hora de renovar

  5. Acredito que esta vai ser a eleição mais dificil pra os dois principais candidatos José Ronaldo e Zé Neto na qual a disputa vai ser voto a voto vamos aguardar qual do dois a nossa população vai escolher para gerir a nossa cidade por 4 ou 8 anos eu ainda não definir qual vai ser o meu candidato e da minha família aguardando as propostas de governo de todos depois definimos quem vai ter a honra de ganhar o mwu voto e da minha família

  6. Precisamos renovar.Independente do partido a renovação é necessária em tudo na vida e politicamente é um bom cenário para Zé Neto.

    1. Verdade amigo o choro é livre para a população de Feira de Santana com mais quatro anos de Zé Ronaldo sem apoio nenhum Aliás com apoio somente do seu imposto que pode ter certeza que vai ser altíssimo

  7. Não sou petista mais meu voto vai pra Zé neto
    Tem governador e presidente a seu favor .
    Se não presta a gente tira na próxima eleição

  8. Para a corrida eleitoral, dois cavalos paraguaios já derrubaram a cela…
    O capitão forasteiro rsrsrsrs, e o da Igreja rsrsrsrsrsrs.

  9. Vergonha para Zé Neto , vai ser Derrotado pela 5a vez , Culpa do PT , que Não permite outro candidato na oposição , prefere apoiar um que sabe que vai perder .

    1. O atraso em que se encontra a nossa cidade, mesmo assim o eleitor optar em manter o mesmo grupo que já mostrou que nunca rendeu o esperado, é só faz de conta, basta dar uns giros pela cidade, pra constatar.
      É gostar de viver no atraso, enquanto o grupo vai rindo da nossa cara.
      Se você sofrer um acidente, não tem um hospital municipal pra te atender. Somos totalmente dependentes do hospital Clériston Andrade.

  10. Nesses últimos 24 anos, como está a saúde em Feira? sem falar nos escândalos. E a acessibilidade melhorou? temos creche escolas públicas municipais adequadas? mudaram os secretariados? É assim que vou analisar meu voto.

    1. Zé Neto prefeito em 2024 time bom governador Jerônimo Rodrigues melhor governador nosso presidente lula junto com Zé Neto feira de Santana só tem a ganhar eu e toda minha família Zé Neto prefeito

  11. Temos q parar de pensar no político ,e sim , na política, no q será melhor pra nossa cidade , independente de nome , mas quem terá condição real de trazer desenvolvimento e obras pra feira de Santana, dessa vez vou votar assim , se não der certo ,daqui quatro anos voto diferente , obrigado pelo q Zé Ronaldo já fez , mas tá na hora de pensarmos diferente , apostar .

  12. Tem que se ter a memória muito curta para votar em Zé Ronaldo, depois ter ABANDONADO a Prefeitura no meio do mandato, nas mãos do Colbert que acabou com a cidade. Nunca votei em Zé Neto… Mas meu voto, família e vizinhos, ele tem garantido este ano!

  13. BRT, que de BRT não é nada. Dinheiro jogado no lixo, os TERMINAIS NOVOS, tudo vazio (ELEFANTES BRANCOS.) Tiraram o povo dos terminais pra fazer integração temporal, e os terminais tudo vazio, dinheiro jogado no LIXO!!!

  14. A população feirense deve saber e estar consciente que Zé Neto e o seu partido, o pt, pela sua ideologia esquerdista e defensora de cruéis ditaduras, é uma fábrica de pobreza e atraso crônicos. Devemos evitar pelo bem de Feira de Santana que essa treva não se apodere do nosso município.

    1. Precisamos tirar Feira de Santana deste apagão, que já dura vinte e cinco anos. A cidade atrasada, onde nem o tal do BRT, dos mais caros do Brasil que não passou de uma fantasia e engodo pra enganar o povo, não consegue funcionar.
      Na cidade que já deveria ter um hospital municipal, ficando totalmente dependente do Clériston, sendo a única cidade do Brasil neste porte, que ainda não tem um hospital municipal, porque o Zé Ronaldo ainda não teve tempo suficiente pra construir…
      Já deu, Zé Ronaldo, Tchau!

  15. Precisamos pensar em mudança, chega da mesmice, precisamos do alinhamento com o governo estadual e federal investindo em nossa cidade , há mais de 20 anos estamos na contra mão e com os mesmos problemas de mobilidade, não temos um hospital Municipal, não temos lazer, cultura, esportes, as escolas municipais sucateadas , cidade esburacada .
    Chega ! Zé Ronaldo pediu votos pra Bolsonaro e Colbert, e agora de forma oportunista tenta se desvincular do atual prefeito, chega né., basta.

    1. Mas o governo do estado está ao mesmo tempo com o mesmo grupo e não trouxe avanços pra feira…. Só fazem puxadinho do cleriston, e Zé neto só fez promessa, aeroporto, perimetral norte. Se o grupo do governo do estado quer mostrar que faz a diferença, deve trazer obras. Assim será impossível ter dúvidas, mas ficam só na falácia e desgataram o nome de Zé neto.

      1. De Marcelo em Marcelo, a cidade vai ficando pra trás…
        Falam do governo do estado, que está nas mãos do mesmo partido há muito tempo. No estado, a diferença é que muda o mandato a cada quatro anos, também muda todo o secretariado, o que dá um oxigênio novo na administração, enquanto que aqui em Feira de Santana, é o mesmo prefeito desde o ano 2000(os outros dois foram só de fachada), não mudando nenhum secretário.
        Aí, amigo, não tem ideia nova que não canse.
        O governo municipal, é totalmente diferente do estadual por isso. OXIGÊNIO NOVO.
        Cabeça cansada não pensa. O ZéR, agora tá dizendo que será um governo novo …. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsssssss. VOCÊ ACREDITA??

    1. Desses todos, só o Zé Ronaldo que testado, cansado, reprovado por conta do esquema de permanência eterna. O Pablo, pode não parecer, mas está na quota da cavalaria paraguaia a favor de Zé Ronaldo, com o intuito de enganar o eleitorado de Feira de Santana.

  16. Duas carniça mais Zé Neto é pior Zé Neto como deputado não traz projeto nenhum para feira de Santana imagine ele como prefeito.

  17. Quem vota em Zé Ronaldo, aprova o governo Colbert. Afinal, é o mesmo grupo que está há mais de 20 anos na prefeitura.

    1. Trocar Zé Ronaldo por Zé Neto é o mesmo que trocar 6 ovos por meia duzia de ovos, o feirense nao aprende mesmo, merece os políticos que tem.

      1. Pega o seu carro, moto ou bicicleta, anda pela cidade pra ver quantos buracos temos à nossa disposição… Nas ruas pavimentadas à paralelepípedos (pedra mesmo), trabalho de péssima qualidade, onde tem asfalto, é naquele padrão que dissolve na primeira chuva.
        Sinceramente, ninguém quer isso na cidade, por mais quatro/oito anos de Zé Ronaldo e sua equipe.

  18. BRT 134 milhões jogados no lixo, secretários decrépitos e com altos salários com quase 3 décadas com altos salários; saúde um caos, educação um caos, cultura ignorada; ***. E tem gente que ainda quer reeleger esta criatura ? Capa o gato coronel!

  19. É sério que tá entre os dois, o povo de feira não têm vergonha na cara mesmo, trocando seis por meia dúzia, feira só vai mudar quando vocês passarem a tratar como cidade e não como distrito.

    1. O governo gastou milhões para o micareta agora vai fazer campanha para arrecadar alimentos a Bahia sem fome essa é boa 😂😂😂😂😂😂😂😂

  20. Rapaz, mesmo com Jerônimo rebolando pra caramba, o candidato dele ainda está atrás? E isso numa pesquisa de instituto que errou em 2020?

    1. Esse instituto é o mais confiável.
      Foi o único que acertou no 1º turno a vitória de Jeronimo na Bahia e a derrota de Milei na Argentina.

      1. Eu não consigo entender esse povo desinformado de política, é por isso que muitos países desenvolve porque todos sabem que tudo em um país depende da política e tudo nessa vida depende de oportunidade Zé Ronaldo já teve 4 mandatos de prefeito e a cidade com grande arrecadação,e é uma lástima com péssimo transporte público,sem hospital municipal,sem infra estrutura vejo que o povo gosta de sofrer,o trabalho de um deputado as vezes não são reconhecido pois o que eles fazem é trazer verbas parlamentar e as vezes o prefeito não comunica pra população por ser oposição, só podemos dizer que Zé Neto se consegue ser eleito é que podemos julgar

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade