Eleições 2022

Superintendente das Rádios Sociedade News e Princesa FM defende fortalecimento das instituições democráticas após eleições

Segundo Jorge Rocha, o resultado das eleições demonstrou de fato a soberania popular.

31/10/2022 às 17h00, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Frei Jorge Rocha
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O superintendente da Rede de Radiocomunicação dos Frades Capuchinhos de Feira de Santana, Frei Jorge Rocha, que administra as rádios Sociedade News FM e Princesa FM, declarou, na manhã desta segunda-feira (31), que passado o 2º turno das eleições, que terminou como a vitória de Lula para presidente e Jerônimo Rodrigues para governador do estado da Bahia, é necessário buscar o fortalecimento das instituições democráticas brasileiras, a fim de reconquistar a respeitabilidade internacional.

“Na condição de cidadão e também de entendedor de um mínimo de ciência política, eu percebo que nessas eleições, em primeiro lugar deve acontecer um fortalecimento das instituições democráticas, pois é isso que dá vigor à democracia, que dá a seriedade dos seus representantes, uma respeitabilidade internacional. O cenário atual demonstrou que a democracia brasileira, embora jovem, ela funciona, tem vigor, tenacidade e uma seriedade e um cumprimento para aquilo que nós chamamos de segurança jurídica. Se as instituições funcionam, isso quer dizer que o cidadão tem garantias sociais, públicas, tem seus direitos invioláveis, e esses direitos são de fato garantidos em suas diversas esferas. O primeiro registro histórico político que nós fazemos é esse engrandecimento das instituições”, destacou o Frei Jorge Rocha.

Segundo ele, o resultado das eleições demonstrou de fato a soberania popular.

“O povo não se deixou enganar com promessas ou padrinhos de um lado e de outro. O povo tomou para si o voto, sobretudo para presidente e governador de modo mais explícito, e a gente percebe inclusive analisando sociologicamente que em um lugar onde um candidato a presidente tinha hegemonia, o candidato a governador não teve. Então isso demonstra sabedoria e distinção do povo, e democracia é exatamente isso: o governo do povo, feito para o povo, regido pelo povo. E vejo um amadurecimento da população no que diz respeito a uma compreensão política”, afirmou.

Na avaliação do superintendente das rádios Princesa e Sociedade News, a vitória de Jerônimo Rodrigues sobre ACM Neto refletiu o desejo de renovação na política do estado, uma vez que o candidato não era completamente conhecido da população.

“O Partido dos Trabalhadores (PT) está apostando em novos nomes. Do mesmo jeito que o governador Rui Costa era um desconhecido, Jerônimo Rodrigues, embora tenha participado de governos aqui e acolá, politicamente não era uma figura muito conhecida e o PT está em primeiro lugar apostando em novos nomes do partido para que possa continuar sua hegemonia dentro do estado e que isso também se revele em serviço. Dos outros partidos, eu percebi que eles não se reinventaram, sobretudo o grande opositor de Jerônimo, que veio de herança política, e o povo entendeu que essa herança não era uma renovação, não indicava um novo modo de ser, e sim uma continuidade. Embora, o governo do PT esteja há 20 anos no poder, o nome é novo. Então dentro da Bahia percebo inicialmente este cenário”, avaliou.

Ele elogiou ainda o trabalho na cobertura feita pelas Rádio Princesa FM e Rádio Sociedade News FM durante todo o processo eleitoral, dando ao público ouvinte munição e fato material para que pudesse decidir de si mesmo quem seria o seu candidato.

“Eu fiquei dividido, escutava as duas simultaneamente. As emissoras têm um comprometimento com os nossos ouvintes, para que eles possam decidir e fazer sua opção no momento oportuno. Então nós demos conteúdo, seriedade, tivemos uma equipe vasta na Princesa e na Sociedade, tivemos profissionais competentes e como disse aos nossos âncoras não deixamos nada a desejar. Tivemos comentaristas com tanta competência, propriedade e conhecimento. Foi um show de reportagem, de apresentação e seriedade, que eu parabenizo os grandes âncoras das nossas emissoras, que levaram aos nossos ouvintes um resultado e uma qualidade invejável”, salientou.

O Frei Jorge Rocha ressaltou ainda a parceria do Acorda Cidade com a Rádio Sociedade.

“Nos surpreendeu do ponto de vista do resultado, do produto que foi entregue, não do ponto de vista da própria fala, pois são todos profissionais competentes e não podia fazer diferente. Eles conseguiram estar em diversos lugares, com diversas falas, personagens, então me surpreendeu positivamente. O mais a acrescentar é que nós da Sociedade News FM e Princesa News FM, temos como razão de ser da nossa existência o ouvinte, que não apenas escuta, mas também interage, sugere pautas e é participante dos nossos programas. Que continuem defendendo, difundindo e divulgando a Rede de Radiocomunicação nos Frades Capuchinhos”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim, de fato a cobertura do Acorda Cidade, da Princesa FM E Rádio Sociedade foram impecáveis na transmissão, com Entrevistadores de muito profissionalismo informando de fato o que acontecia em tempo real. Agradeço pela veracidade e belo trabalho desempenhado por todos.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade