Eleições 2022

Pesquisa consolida vantagem de Jerônimo para o segundo turno

Cenário favorável ao PT é refletido pela estabilidade dos números: nova rodada mantém diferença de 10 pontos.

23/10/2022 às 10h59, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

Nova rodada da pesquisa AtlasIntel, contratada pelo Grupo A TARDE, consolida a tendência de vitória de Jerônimo Rodrigues (PT) no dia 30 de outubro. O levantamento indica que o candidato petista tem 54,8% dos votos válidos na corrida do segundo turno ao Governo da Bahia, contra 45,2% de ACM Neto (União Brasil). Considerando os votos totais, Jerônimo aparece com 53,2%, Neto com 43,8%, enquanto a opção por votos brancos e nulos somou 1,6%. As pessoas que não souberam responder representam 1,4%.

O cenário favorável que se mantém em relação à campanha do PT é refletido pela estabilidade dos números apurados pela AtlasIntel. A nova pesquisa traz praticamente a mesma diferença entre os dois candidatos apontada na sondagem anterior, divulgada no último dia 15, de dez pontos percentuais.

Jerônimo vence na maior parte do interior

jerônimo e rui costa em ilhéu
Foto: Assessoria

A pesquisa aponta domínio petista quase absoluto no interior do estado. Jerônimo obteve a preferência da maior parte do eleitorado nas regiões de Vitória da Conquista (69,7%), Juazeiro (63,5%), Feira de Santana (61,2%) e Ilhéus-Itabuna (48,1%). Já ACM Neto venceu na região de Barreiras (51,2%) e Salvador (57,1%).

O candidato do PT também foi mais escolhido entre as mulheres (58,5%) e em todas as faixas de escolaridade pesquisadas: 54% entre os que concluíram o ensino fundamental, 52,6% o ensino médio, e 52,8% o ensino superior.

Em relação à renda familiar, destaque para preferência petista entre os mais pobres. Jerônimo foi a opção para 58,3% das pessoas que recebem até R$ 2 mil, contra 38,1% que preferiram ACM Neto.

ACM Neto em Feira de Santana
Foto: Assessoria

No cenário religioso, há uma divisão entre segmentos. Enquanto a maior parte dos evangélicos apoia ACM Neto (54,3%), o mesmo se dá entre os eleitores católicos em relação a Jerônimo (60,3%).

A pesquisa AtlasIntel ouviu 2 mil eleitores entre os dias 18 e 22 de outubro, em mais de 300 cidades baianas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Registro no TSE: BA-06502/2022 e BR-00538/2022.

Fonte: Portal A Tarde

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Depois de 16 anos de PT, a Bahia é o estado mais violento do Brasil, a pior educação do país. Estado com maior indice de desemprego.

    Mesmo assim o povo quer o PT a frente do estado.

    Por isso que o PT quer que a educação seja a pior possível e faz propaganda forte em todas as rádios, tvs e blogs.

    Um povo sem educação,.não sabe decidir o melhor para si.

  2. Se com 16 anos no Poder e ninguém quer mudar é porque está bom né? A minha fé na humanidade e principalmente no Nordeste já morreu há muito tempo, não adianta posar de vítima o tempo todo, colocar culpa na história blá blá blá. Não tem sentido querer mostrar aos outros que aquilo é ruim pra ele mesmo.

    1. Podemos perceber que a região q o PT domina é a região Nordeste. Então é resolver um probleminha aqui, deixa outro ali para a eleição seguinte, e assim o povo vai sendo manobrado.

      1. Infelizmente esse é o resultado do trabalho ruim do PT, não instruir o povo, não dá educação de qualidade aí o povo não tenho conhecimento.

  3. Rapaz não da pra entender o povo a Bahia pior educação saúde um caus violência total e o povo quer mais 4 anos de PT é gostar de sofrer

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade