Feira de Santana

Estudantes da Uefs bloqueiam BR-116 durante protesto; PRF negociou liberação da pista

A mobilização, que reuniu mais de 50 estudantes de diversos cursos, buscou chamar a atenção da comunidade, da gestão da Uefs e do governador.

24/10/2023 às 07h44, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Estudantes da Uefs bloqueiam BR-116 durante protesto
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Desde o dia 7 de outubro, estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estão em greve, protestando por direitos, melhores condições de estudo e nomeação de professores.

Em suas ações reivindicatórias eles ocuparam o pórtico da instituição e a reitoria, no entanto, na manhã terça-feira (24), os estudantes bloquearam a BR-116 Norte, em frente ao 1º Batalhão Ensino Instrução e Capacitação (Beic), próximo à universidade, causando um longo congestionamento.

A mobilização, que reuniu mais de 50 estudantes de diversos cursos, buscou chamar a atenção da comunidade, da gestão da Uefs e do governo do estado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e conversou com os estudantes, que decidiram logo em seguida encerrar o bloqueio. Eles seguraram faixas e queimaram pneus na pista.

Estudantes da Uefs bloqueiam BR-116 durante protesto
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Estudantes da Uefs bloqueiam BR-116 durante protesto
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, um dos estudantes informou que entre as reivindicações está também o pagamento das bolsas, que foi suspenso. “

“Resolvemos bloquear a pista porque parece que não tem nada acontecendo. A universidade está há três semanas trancada e há duas semanas em greve dos estudantes e mesmo assim não é colocada uma mesa de negociação (…). A reitoria não tem feito o pagamento das bolsas dos estudantes como uma forma de pressionar para que a greve acabe, então estamos aqui para mostrar que somos mais fortes que nunca”.

Estudantes da Uefs bloqueiam BR-116 durante protesto
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na tarde desta terça-feira, haverá uma plenária dos estudantes para para discutirem os rumos do movimento. A ideia é avaliar os resultados até agora e planejar as futuras ações.

O cenário é de incerteza, mas a determinação dos estudantes por seus direitos e pela melhoria da educação é clara. Eles permanecem mobilizados e aguardam uma resposta das autoridades.

Estudantes da Uefs bloqueiam BR-116 durante protesto
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Professores realizam manifestação e se unem a estudantes da Uefs

Com greve deflagrada há mais de 10 dias, estudantes da Uefs seguem ocupando reitoria

Governo do Estado concede progressão de carreira a técnicos das universidades estaduais

Estudantes da Uefs ocupam a reitoria e mantêm greve

Estudantes da Uefs deflagram greve por tempo indeterminado

Governo anuncia concurso e nomeações de mais de 600 professores e técnicos para as 4 universidades estaduais da Bahia

Pais de estudantes do CEB pedem liberação do pórtico da Uefs

Estudantes de Medicina da Uefs fazem manifestação para reivindicar contra a falta de professores

Estudantes da Uefs fazem manifestação nesta terça-feira (9); portões estão fechados

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A realidade da universidade é assustadora o governo paga casa, comida, bolsa de 700 conto, para esses filhos da mãe estudar e olha o que fazem. Já passou da hora dessa reitora *** fazer a reintegração de posse é dinheiro público indo pro lixo meu povo…,com o dinheiro que gasta na Uefs a gente paga faculdade particular pra 5x o número de alunos de lá. Por mim essa universidade era fechada pelo governo de uma x

  2. Perguntem em quem essa turma jovem votou… Tão colhendo os frutos da própria escolha.. Os cortes de verba da educação feitas pelo atual governo kkk… Pensaram que com a saída do Bozo as coisas iriam melhorar …Bobinhos… façam passeata ate salvador a pé vão reclamar com seu governador… Façam o L.

  3. Perguntem em quem essa turma jovem votou… Tão colhendo os frutos da própria escolha.. Os cortes de verba da educação feitas pelo atual governo kkk… Pensaram que com a saída do Bozo as coisas iriam melhorar …Bobinhos… façam passeata ate salvador vão reclamar com seu governador… Façam o L.

  4. O PT governa há 16 anos e as universidades estaduais estão sucateadas, mas, os estudantes apoiam o sucessor do mesmo partido. Eu não entendo como queriam melhoras apoiando a continuidade do governo e ainda com um candidato que participou do sucateamento das universidades. Deveriam estar quietinhos, esperando 2026 para fazer campanha e reeleger o Jero, afinal, de estudante que faz greve, pode se esperar todo tipo de estupidez.

  5. Os verdadeiros estudantes deveriam se unir e botar os que não querem estudar em seu devido lugar. Realmente precisa de professores e várias outras coisas, mas é burrice manter uma greve que prejudica o próprio grevista.
    Essa minoria que só faz zoada, não representa a UEFS.

  6. Turma, a sociedade não está nem aí para vocês. Pagamos impostos para vocês estudarem de graça, com dignidade e qualidade, mas não para fazer baderna. Voltem para a sala de aula, é o melhor a se fazer. O governador recebeu carta branca da população para manter a política de educação, que é do PT há praticamente 20 anos. Conto com todos, todas e todes para voltar a fazer ativismo nas salas, não nas ruas, onde trabalhadores precisam passar para ganharem o pão de cada dia. Obrigade.

  7. Bora, comunistas, cobrem do PT suas pautas, votaram neles, segundo consta, está tudo bem com a educação do estado. Aguardando a passadinha na casa do governador para continuar a luta, ok? Boa sorte!

  8. Se não parece estar acontecendo nada, como disseram, cobrem dos deputados e do governador. Sem essa de bloquear a BR por conta de um problema interno de vocês.

  9. Já passou da hora dessa greve acabar, eles precisam liberar a reitoria para que os funcionários retornem as suas atividades. Essa greve é um tiro no pé dos próprios estudantes, os professores estão ganhando o deles todo mês cai na conta deles. Acorda galera vcs estão só perdendo a credibilidade e o poder de negociação com esse desespero de vocês.

  10. ERA BOM SE O GOVERNO ESTADUAL BLOQUEASSE A BOLSA DE ESTUDOS DESSES DESOCULPADOS, CAUSANDO CAOS E TRANSTORNOS A POPULAÇÃO QUE NÃO TEM NADA HAVER, PESSOAS SE DESLOCANDO PARA O TRABALHO, PACIENTES DE OUTRAS CIDADES COM ATENDIMENTO (TFD) ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO. ESTÃO DESCONTROLADOS E TOMANDO ATITUDES IRREGULARES. PORQUE ELES NÃO DERAM A TESTA COM A PRF????

  11. Como realizar o pagamento das bolsas, se os proprios alunos dizem que a Universidade está trancada? Como então acessar os equipamentos e a documentação que permite o pagamento das bolsas? A UEFS tem em torno de 10 mil alunos atualmente e 50 se manifestando. Como entender 0,5% dos estudantes representando toda uma comunidade? Sinceramente, com todo o direito a livre manifestação e organização, este é um movimento que não faz sentido.

      1. Ou seja, os estudantes ao permitem funcionar o que lhes interessa diretamente. Mas os funcionários, com razão não aceitam entrar escoltados para trabalhar. Até porque já houve caso de agressão a funcionária. Portanto. Volto a repetir, movimento não faz sentido.

  12. Os mesmos que fizeram campanha pata o governo da esquerda, agora querem reivindicações?? A Uefs está abandonada há anos, governo nunca se importou. Acham que agora vai ser diferente? Mesmo governo há 20 anos e a Uefs é palco da esquerda,as cadê o governador de vcs agora?

  13. Por que os “estudantes” estavam com os rostos cobertos? Protestar é legítimo. Geralmente, escondem os rostos aqueles com intenções não boas.

  14. Depois que o L venceu, e o amor prevaleceu, voltaram a atrapalhar o trabalhador colocando fogo na pista. Já são 20 anos de pt na Bahia e agora com o painho de volta ao poder os estudantes choram… é larva na comida, é falta de professores é universidade sem dinheiro!

    Tá do jeitinho que o PT gosta, todo mundo pobre é lascado, dependendo de prefeitos e vereador kkkkkkkk

  15. Eles estão pensando que fora da Uefs podem fazer o que ele comentem no interior com campus universitário, sem falar que bloquear a pista é ato ilegal, horário de alto fluxo, pessoas indo pra as clínicas fazerem hemodiálise, pessoas de outras cidades. Eles estão pensando que ai fora eles podem fazer com os policiais o que fazem com os vigilantes da Uefs. Profissionais que asseguram os bens dos interiores dos patrimônio. Erraram feio bloqueando a via…. Passaram VERGONHA.

    1. O 1º ato do fatídico governo(?) que por aqui passou, foi com uma canetada bic (?), não permitir o aumento do salário mínimo, que ficou estagnado em R$1.050,00. Logo na sequência, tratou de cortar as verbas que seriam repassadas às universidades federais da BA e do RJ, pelo fato de que o RJ, terra dele, queria punir a alguém em específico, e na BA, por se tratar do nordeste, por pura vingança.
      O nordeste vingou o Brasil, juntamente com votos de SP, MG e RJ (ô, Glória!!). Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará, dentro das quatro linhas…
      Entendeu?
      Agora, vá tomar a sua vacina contra a febre aftosa!
      Bom dia, boa tarde e boa noite, gado!

  16. Agora veja só , o que a BR-116 tem haver com o problema deles ? Bloqueia a entrada da universidade , bloqueia a frente da reitoria , bloqueia as vias internas da própria universidade. Mais quem não tem nada haver , esta trabalhando , esta indo a um medico em outra cidade, se prejudica com um problema da universidade … Virou moda bloquear a BR em forma de protesto , deveriam responder por isso …

    1. Nada a ver, “haver” é no sentido de existir. Mas isso esses bobos da universidade também não saberiam, pois são pseudo estudantes. Só se ligam em dar bom dia a todos, todas e todes.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade