Pórtico Fechado

Estudantes de Medicina da Uefs fazem manifestação para reivindicar contra a falta de professores

De acordo com eles, estão perdendo aulas práticas importantes para a formação.

03/10/2023 às 08h23, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os estudantes de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), fecharam o pórtico na manhã desta terça-feira (3) em uma manifestação onde reivindicam contra a falta de professores no curso.

De acordo com eles, estão perdendo aulas práticas importantes para a formação e essa demanda é emergencial.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Cecília Carmo Lima, de 21 anos que é da cidade de Capela do Alto Alegre e está no terceiro ano do curso, disse ao Acorda Cidade que além da falta de professores, os estudantes também têm algumas demandas estruturais, mas que estas estão sendo dialogadas e resolvidas aos poucos junto a reitoria. De acordo com ela, é necessário a realização de concurso público para recompor o corpo docente, não só do curso de Medicina, como também demais cursos da universidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O curso de Medicina fez 20 anos e não temos muito o que comemorar. Estamos pressionando o governo do estado para que resolva esse problema e libere o concurso. Já participamos anteriormente de um ato com outros cursos, nos reunimos com o coordenador do Departamento de Saúde e o chefe de gabinete da reitoria e são muitas promessas de que o governador liberaria o concurso em algumas semanas. Mas, desde o último ato que já tem um mês, não temos uma resposta”, declarou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Acorda Cidade está em busca de contato com a reitoria da Uefs para mais esclarecimentos sobre o assunto.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ACABEI DE VER A MATERIA NO JORNAL DA MANHA E ME DA VERGONHA ALHEIA DE VER ESTUDANTE COM BONÉ DO MST E MILITANCIA EH POR ESSAS E OUTRAS QUE ME ORGULHO DE ESTUDAR EM INSTITUIÇÃO PRIVADA E NAO SER MAIS UM INGENUO E DESMIOLADO COMO ESSES AE

  2. Utilizem o MÍNIMO de inteligência e bom senso! Gestão de universidade ESTADUAL é do governo do ESTADO. Faz tempo que a UEFS está entregue, inclusive houve uma greve em 2019 e o ex-governador Rui Costa chegou a ameaçar o reitor, escolhido democraticamente em eleição, de não continuar no cargo e o atual governador não foi bom como secretário de educação e não está surpreendendo no governo, já era esperado que fosse ruim mesmo. Definitivamente, educação de péssima qualidade não é um problema novo. A gestão do PT no estado da Bahia é ruim sim! A educação tem sido tratada com pouco caso sim e é preciso se revoltar e lutar contra isso independente de partido. Criticam tanto os bolsominions e são iguaizinhos, quiçá pior, tudo farinha do mesmo saco que defende político de estimação!

  3. É culpa do bozó mesmo, até porque de 2018 pra trás a UEFS era mil maravilhas, não existia greves, manifestações, nadinha. Tudo perfeito. Tudo culpa do Bozo. Kkkkk

  4. Os próprios alunos falam na reportagem que a reitoria está negociando, e se a culpa é do governo do Estado, não faz sentido um grupo com 22 alunos prejudicar toda uma universidade que tem mais de 10 mil alunos. Obviamente que há problemas, mas a UEFS continua se mostrando uma universidade de excelência subindo nos rankings de qualidade. Aos Bolsominions só resta espernear e aguardar para ver Feira de Santana se livrando também do Bolsonarismo, do Carlismo e do Ronaldismo, que na verdade são todos versões diferentes da mesma forma ineficiente de governar.

    1. Ineficiente é o lulismo/petismo/esquerdismo que governa a Bahia há 20 anos e colocou o estado como o mais violento do país, a educação e saúde no pior nível, e economia quebrada.
      Mas o málico ainda acha que vai tudo bem, vai entender!

    2. Ineficiente é o lulismo/petismo/esquerdismo que governa a Bahia há 20 anos e colocou o estado como o mais violento do país, a educação e saúde no pior nível, e economia quebrada. Mas o fanático esquerdopata ainda acha que vai tudo bem, vai entender!

    3. Vamos apoiar nossos futuros médicos, não tem essa de político L ou Bozo, já tem vinte anos esse curso de medicina, está parecendo um curso novo.
      Não quero ser pessimista não vai resolver nada.

  5. As duas últimas eleições pra reitoria da UEFS colocou pessoas totalmente despreocupadas e despreparadas pra assumir a gestão de uma universidade tão complexa e cheia de problemas. Espero que os estudantes reflitam que podem mudar isso, votando em chapas mais capazes.

  6. Ué? O atual não seria ina maravilhoso? A hipocrisia é gritante, até a mídia da outra conotação. Comparem o primeiro ano do governo bozo com o atual, olhem que não tem maus covid19. A pandemia agora é a corrupção ativa generalizada em todos os ministérios, não tem como não falir a economia e consequentemente as vidas dos trabalhadores.

  7. Não entendo… fizeram o L o tempo todo sendo que a Bahia já é dominada pela *** do PT a 20 anos, mesmo a tal instituição sendo do governo do estado e colocaram a culpa do antigo presidente da república. Agora tem um *** presidente tbm do mesmo partido e as coisas ainda não estão boas??

    1. Cara larga de ser imbecil, o bolsonarismo tornou-se uma praga!!! Vocês não passam de hipócritas, pseudo-cristãos, pseudos-patriotas, falsos apoiadores da família!!! o que vocês gostam é de tudo que possam favorecer os bolsos de vocês. O seu desgoverno em 4 anos conseguiu ferrar com INÚMERAS faculdades federais, quanto as estaduais e o ensino público no geral. o cara conseguiu vetar 80% das verbas, até as particulares foram prejudicadas indiretamente. Esse é um dos legados que o seu MESSIAS OU MITO deixou! Aí vem você me dizer faz L e falar que foi o PT e a esquerda? Sabe o porque não esta tendo professores? não por falta de pagamento e sim de comprometimento por alguns só querem bater o ponto e dizer que foram dar aulas, os verdadeiros professores fantasmas ou gasparzinhos!

      1. Rapaz, na boa, procure tratamento, você não está bem. Você pode até apoiar a *** que está no poder, mas já está desenvolvendo algum tipo de psicopatia, isso é grave.

  8. A Reitora que está muito feliz em está viajando, tirando foto bem sorridente com Governador que vale ressaltar foi o pior Secretário de Educação tem que resolver. Aguardando também a visita do Governador que na campanha disse que daria uma atenção especial a UEFS e até agora nada.Não é só Medicina não. Todos os cursos da área de saúde esta um caos.

      1. Sério que em 4 anos, desses 2 de pandemia foi o suficiente ara precarização a uefs, entrei na instituição em 2012 parei de frequentar em 2020 ano da pandemia e ainda devia matéria pq não tinha professor… se tiver dúvidas ainda pesquisa aí as crises da uefs, se não mim engano teve até uma época, meados de 2015, que emitiram uma carta dizendo que iriam fechar as portas…

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade