Educação

Dia Mundial do Cérebro: aprendizagem deve ser estimulada logo na primeira infância

Segundo psicopedagoga é na primeira infância que temos maior capacidade de aprender e aprimorar novas habilidades.

22/07/2022 às 16h59, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/ Pixabay

Nesta sexta-feira (22) é comemorada o Dia Mundial do Cérebro, órgão que é essencial para a sobrevivência do ser humano e precisa ser exercitado continuamente. É por ele que desenvolvemos o pensamento lógico, os sentimentos, e mantemos o nosso corpo em funcionamento.

Por meio do cérebro, estamos sempre aptos a adquirir novos conhecimentos, mas de acordo com a psicopedagoga Eslane Mamona, que ensina turmas do 1º ano do ensino fundamental em uma instituição privada de Feira de Santana, é na primeira infância que temos maior capacidade de aprender e aprimorar novas habilidades.

“Desde a gestação, o nosso cérebro está em desenvolvimento, mas é na primeira infância que esse desenvolvimento tem sua maior janela de oportunidade para absorção de conhecimento e aprimoramento de habilidades, devido à plasticidade cerebral encontrar-se em sua potência máxima. Assim o ideal é que a criança seja recebida no contexto escolar neste período para que seja estimulada adequamente”, explicou a profissional de educação, em entrevista ao Acorda Cidade.

Segundo ela, o aprendizado das crianças acontece melhor em um ambiente lúdico, de brincadeiras ou jogos, pois assim elas se sentem mais conectadas e seguras para falar sobre seus sentimentos. Além disso, o apoio de psicólogos na instituição de ensino ajudará na compreensão e expansão das emoções, e na obtenção de meios para ressignificar os eventos traumáticos.

“É válido mencionar que dificuldades de aprendizagem dizem respeito a alguém que possui uma maneira distinta de aprender, mas que aprende. As causas mais comuns podem estar relacionadas com o próprio ambiente escolar, como a metodologia de ensino, ou a relação professor e aluno. Também podem estar relacionadas ao contexto familiar, como os problemas socioeconômicos e familiares. Ou também podem ter relação com distúrbios de aprendizagem, e os mais comuns atualmente são déficit de atenção, dislexia e hiperatividade, entre outros”, pontuou.

A psicopedagoga sustenta que, quando criança, principalmente no período da primeira infância, é mais fácil aprender, pois o cérebro é uma esponja e está na sua capacidade máxima para fazer e desfazer ligações entre os neurônios. “Por isso precisamos estimular nossos pequenos”, conclui.

Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade.

Leia também:

Dia do Cérebro: neurocirurgião orienta como manter o órgão mais ativo e saudável

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Card paralisação

Educação

Professores da Rede Estadual paralisam atividades por 48h a partir desta segunda-feira (29) em Feira de Santana

Nesta segunda-feira (29) também haverá uma manifestação, em frente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE-19).

28/04/2024 às 14h45

Escola Municipal Diva Matos Portela

Feira de Santana

Dia da Educação: saiba como a tecnologia influencia na formação dos estudantes da rede municipal de Feira de Santana

Segundo a secretária de Educação, a presença da tecnologia, fez com que a frequência de estudantes se tornasse maior nas...

28/04/2024 às 13h46

Criança estudando

Educação

Estados e municípios terão R$ 579 milhões extras no Fundeb

Complementação da União ao Fundeb teve ajuste de contas referente a 2023. Valor a mais será repassado ainda em abril....

27/04/2024 às 07h48

Rede Municipal de Ensino

Educação

Com quadra esportiva, laboratórios e salas climatizadas, Escola Municipal é inaugurada no bairro Papagaio em Feira de Santana

O investimento feito pela prefeitura municipal é focado em garantir o desenvolvimento infantil além do ensino-aprendizagem de alunos.

26/04/2024 às 12h40

Programa Pé de meia

Educação

Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

MEC começou a pagar na quinta (25), a parcela de R$ 200 relativa à frequência às aulas no mês de fevereiro.

26/04/2024 às 07h13

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

Educação

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

O docente da rede estadual, que ficou entre os 35 finalistas provenientes de todas as regiões do país, concorreu com...

25/04/2024 às 17h09

image

Rádio acorda cidade