Saúde

Dia do Cérebro: neurocirurgião orienta como manter o órgão mais ativo e saudável

Dr. Rui Nei Araújo falou sobre a importância da ginástica cerebral e orientou cuidados simples para manter seu cérebro sempre ativo e saudável.

22/07/2022 às 06h32, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Kaio Vinícius/Acorda Cidade

Você é daqueles que anda esquecendo tudo, sente que a mente está preguiçosa, tem dificuldade em resolver questões de raciocínio lógico, dentre outras dificuldades no dia a dia? Saiba que aprender um novo idioma, praticar um hobby, se desafiar a coisas novas e cuidar bem da saúde, são algumas atitudes simples que podem impactar no desenvolvimento das suas funções cerebrais.

Nesta sexta-feira (22), é comemorado o Dia do Cérebro, e a fim de esclarecer determinados mitos, tirar dúvidas e trazer novos conhecimentos sobre este órgão tão importante para o funcionamento do organismo humano, o Acorda Cidade entrevistou o médico neurocirurgião Rui Nei Araújo, especializado em neurociência. Ele falou sobre a importância da ginástica cerebral e orientou cuidados simples para manter seu cérebro sempre ativo e saudável.

Acorda Cidade – Qual é a função principal do cérebro?

Rui Nei – O cérebro tem a função primordial de controlar tudo no nosso organismo, não só fenômenos físicos, como também fenômenos emocionais. A ciência descobriu nos últimos 22 anos que o nosso cérebro modula tudo que acontece no físico pelo emocional, e se este não vai bem, o físico consequentemente não vai ficar bem. Diversas doenças têm comprovação científica que surgem a partir do enfraquecimento da questão emocional. E recentemente a ciência descobriu que outro fator que controla as emoções é a questão espiritual, que se refere na verdade ao sentido da vida, e quando alguém não está com este sentido bem conectado, começa a adoecer emocionalmente e baseado nisso começa a apresentar doenças físicas.

Acorda Cidade – Algumas pessoas acreditam que nós só utilizamos 10% do cérebro. Verdade ou mito?

Rui Nei – Nem nós sabemos realmente quantos por cento utilizamos, mas suspeitamos que seja muito pouco. O número 10, 15 ou 5% vai depender de referência. As funções cerebrais básicas são relativamente bem conhecidas, mas não se sabe ainda em detalhes como funcionam os circuitos do pensamento, da consciência, da subconsciência e das emoções. As emoções, por exemplo, estão começando a ser estudadas, a exemplo da raiva, que só dura 90 segundos, de acordo com os cientistas. E se a sua raiva está durando mais de 90 segundos, afirmo que você está alimentando a sua raiva. Então vale a pena contar até 90 e não até 10, porque não funciona. Os 90 segundos é o tempo que o cérebro leva para ser reativado para tomar decisões conscientes. Tudo que você faz dentro desse período, só vai se arrepender.

Acorda Cidade – Como funciona a parte bioquímica do cérebro?

Rui Nei – O cérebro é totalmente baseado na dependência de glicose e água, e quando você oferta isso, ele começa a trabalhar com diversas bombas de íons, que através de uma rede elétrica começa a executar a funções de uma forma muito primorosa, porque tem mecanismos para fazer essa corrente ser rapidamente dispersada.

Acorda Cidade – O que é a ginástica cerebral?

Rui Nei – De uma forma simples, se você faz um exercício em uma academia para malhar uma perna, com o tempo a tua musculatura cresce. Mas se você abandonar o exercício por cerca de dois, seus músculos vão voltar a ser o que eram. Tudo que nós usamos se desenvolve. E se você utiliza o cérebro em funções novas para você ou quando se desafia a aprender coisas novas, ele forma novas conexões, novas células surgem, e novos neurônios nascem no hipocampo. Então o estímulo a aprender algo novo torna a nossa memória melhor. Áreas do cérebro são ativadas, enquanto as outras áreas que são menos usadas tornam-se desativadas. Tudo aquilo que você pretende melhorar, melhora de fato.

Acorda Cidade – Quais exercícios temos que praticar para exercitar essas funções cerebrais?

Rui Nei – Depende da função, mas em geral aprender. O cérebro vai usar tudo o que você aprende para aprimorar sua inteligência, as novas conexões que você faz quando aprende, por exemplo, um novo idioma. O outro exercício é dormir bem para formar a memória de vocação, que você faz de coisas recentes. Quando você dorme mal, essa memória não é formada adequadamente e você começa a ficar uma pessoa esquecida. A doença de Alzheimer é muito mais suscetível em pessoas que passaram uma determinada fase da vida sem aprender coisas novas e se concentrando em fazer apenas as mesmas coisas que já faziam. O cérebro é extremamente plástico, potencialmente ilimitado e a gente pode aprender numa capacidade que desconhece.

Acorda Cidade – Quais são os sinais de que alguém não está exercitando adequadamente o cérebro?

Rui Nei – O primeiro sinal é esquecer de tudo, não conseguir lembrar as coisas que fez ontem, o que comeu hoje, e segundo um estudo de Harvard, a principal causa de perda de memórias recentes é o estresse, a preocupação. Vivemos em um mundo onde tudo é muito rápido, estamos acostumados a aplicativos como Instagram, Whatsapp, e isso tudo gera um sendo de urgência, que o cérebro não tolera bem. Quando o cérebro está em estado de hipervigilância, que é a sensação de estresse, ele só grava aquilo que se refere à sobrevivência. Então os primeiros sinais são cansaço, esgotamento mental, não conseguir lembrar das coisas, mas tudo isso é fácil de reverter. É necessário beber bastante líquido, porque o cérebro precisa de água, e você não pode ficar muito tempo sem comer alguma coisa, porque ele precisa de energia. Essas são coisas simples de fazer: beber água, se alimentar bem, praticar exercício físico e estimular seu cérebro a aprender coisas novas.

Acorda Cidade – Com a chegada da covid-19, muitas pessoas se queixam de sequelas como a perda de memória. Como reverter essa situação nos pacientes?

Rui Nei – Alguns pacientes ficam com sequelas temporárias de memória e raramente sequelas definitivas. O que a gente usa na prática para melhorar a vida desses pacientes não é medicação, mas sim uma mudança no estilo de vida. De rotina, a gente orienta beber mais água, manter uma alimentação saudável, dormir bem, praticar atividade física. Praticar algo que gere prazer e bem estar, pois o cérebro ama isso e gera felicidade no organismo humano. E manter boas relações com as pessoas, principalmente no trabalho, onde você passa boa parte do tempo. Automaticamente, o cérebro se desenvolve muito melhor em fases de alegria do que de tristeza.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostei muito da matéria e gostaria de acrescentar que as pesquisas atuais orientam o treinamento da mente através das práticas de meditação, principalmente o treino da atenção plena ou mindfulness. Treinando a mente( software) é possível otimizar o cérebro ( hardware) . Grata

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade