Feira de Santana

Biblioteca Municipal Arnold Silva volta receber público em local provisório

A unidade passará por uma reforma com previsão de seis meses.

23/10/2021 às 15h45, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

As bibliotecas Arnold Ferreira da Silva, situada na rua Professor Germiniano Costa, e a Professora Raquel de Freitas Araújo, no distrito de Maria Quitéria, foram reabertas ao público, em setembro.

Mesmo com a autorização da retomada dos estudos no local, ainda não será possível que leitores se desloquem para a sede da biblioteca Arnold Silva, por conta de uma reforma que será feita. Enquanto isso, as pessoas devem se dirigir até o prédio que fica de frente com a unidade, onde está funcionando de forma temporária a biblioteca.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa (Funttitec), Antônio Carlos Coelho, explicou que a reforma irá contemplar todo sistema de climatização do local com previsão de conclusão do projeto, de seis meses.

"A reforma do prédio da biblioteca Arnold Silva já foi concluída na parte de substituição da rede elétrica. A Fundação Egberto Costa fez um investimento de R$ 120 mil para substituir toda a rede elétrica do prédio, porque a biblioteca será toda climatizada e a secretaria de planejamento já elaborou todo o projeto de reforma em geral, já chegou em nossas mãos e o próximo passo é encaminhar ao departamento de licitações. Dentro do projeto também será incluído um elevador para permitir o deslocamento de pessoas da área do térreo para o primeiro andar. Será uma reforma geral, e acredito que até o final do mês de novembro, já tenhamos a licitação em mãos com a empresa vencedora e o prazo final é de seis meses para que toda reforma seja concluída", informou.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

De acordo com o presidente da Fundação, alguns protocolos foram adotados no funcionamento da biblioteca durante este período de pandemia.

"O comportamento ainda não está dentro do normal, mas um protocolo foi estabelecido para o funcionamento das bibliotecas, como o distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, a biblioteca fornece também álcool em gel, o leitor no ato da identificação precisa mostrar que está vacinado com pelo menos a primeira dose e os livros só podem ser manuseados por uma funcionária que esteja com luvas. Esse livro após o empréstimo, passará por um processo de quarentena, sendo higienizado para depois retornar as estantes e todas as medidas estão sendo tomadas, porque o vírus ainda existe, e só vai desaparecer na medida da vacinação. Essas precauções são justamente para evitar a contaminação e não vamos permitir que as bibliotecas sejam um vetor de contaminação", destacou.

Sobre o Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira que fica situado ao lado da Biblioteca Municipal, encontra-se fechado por falta de um gestor. De acordo com o presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho, é necessário a nomeação de um diretor para que a unidade volte a atender o público.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

"O museu está fechado desde o mês de março do ano passado quando iniciou a pandemia por conta do decreto do prefeito. Mas o último decreto já estabelece essa autorização do funcionamento, porém estamos aguardando que a excelência do Dr. Colbert Martins, possa nomear um diretor para o museu. Não podemos abrir desta forma, por conter peças valiosas, históricas sem um responsável. Então assim que o prefeito nomear, o museu será colocado à disposição do público obedecendo um protocolo semelhante ao estabelecimentos das bibliotecas, os teatros Margarida Ribeiro e Maestro Miro, assim como o Casarão Olhos D'Água", concluiu.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade