Educação

Aulas remotas impactaram aprendizagem de crianças durante pandemia

Para pedagoga, é notório perceber que existem crianças com facilidade no aprendizado, enquanto outras necessitam de auxílio integral de um adulto.

08/01/2021 às 10h01, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Com portões fechados e alunos distantes das salas de aulas, a pandemia do coronavírus modificou a estrutura do ensino educacional no Brasil. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), agência da ONU responsável por acompanhar e apoiar a educação, comunicação e cultura no mundo, a pandemia de covid-19 já impactou os estudos de mais de 1,5 bilhão de estudantes em 188 países, o que representa cerca de 91% do total de estudantes no planeta.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a pedagoga Irla Manoela informou que após essa modalidade de aulas remotas, é notório perceber que existem crianças com facilidade no aprendizado, enquanto outras necessitam de auxílio integral de um adulto para orientar durante o processo das aulas.

Foto: Arquivo pessoal


"Eu posso abrir duas vertente sobre isso e dizer que 50% das crianças não tem aquela facilidade de aprendizagem no ensino remoto que requer a presença de uma pessoa ao lado para indicar, dando um norte e os outros 50% é da autonomia da criança e isso eu vi muito desde o mês de março quando iniciamos o processo de aula remota, em ligar o microfone e desligar, levantar a mão esperando o outro coleguinha falar. Então foi um impacto dividido em 50%, onde têm crianças com essa autonomia, uma maturidade e outras crianças que precisam dos pais ali do lado para dizer que aquele momento é a vez do colega falar, ouvir a professora e são esses impactos que vamos percebendo ao longo do prazo", disse.

Para a pedagoga, mesmo que o modelo de aulas remotas continue, é possível correr atrás dos prejuízos que ficaram em 2020, desde que se tenha o apoio da família.

"No de 2020, foi muito mostrado a parceria entre família e escola. Caso não tenha uma família atuante, uma família presente que entenda que naquele momento a criança precisa de um suporte para desenvolver os aspectos tanto cognitivos, quanto aspectos da linguagem, e se não tiver essa parceria, não tem como correr atrás dos prejuízos, que na realidade são desafios que vamos superando", concluiu.

A bióloga e também professora do ensino médio, Camila Martins explicou que a rotina das filhas foi intensamente modificada com o modelo de aula online, e acredita que no ano de 2021 o ensino híbrido possa permanecer.

Foto: Arquivo pessoal
 

"Essa rotina foi completamente modificada e precisamos ter um suporte maior para manter esse ritmo, porque acredito que em 2021 a gente ainda tenha o ensino híbrido e precisamos nos preparar porque mesmo com vacina, as crianças ainda não estão dentro do plano de vacinação pelo menos nessas próximas etapas do próximo ano, então ainda iremos conviver com essas aulas online para tentar superar as dificuldades que a pandemia do covid nos apresentou em 2020", destacou.

Ainda segundo Camila, o apoio da sua mãe, que já foi professora do ensino fundamental, foi um grande suporte no aprendizado das filhas com as atividades remotas.

"Eu acredito que foi até de forma proveitosa somando-se o fato que sou professora do ensino médio e minha mãe que era professora do ensino fundamental. Tivemos um bom suporte dentro de casa o apoio nesse acompanhamento das atividades remotas e isso de certa forma garantiu uma certa aquisição de conhecimento das minhas filhas que podemos considerar como aprendizagem significativa", finalizou.

Leia também

Professoras relatam desafios e aprendizados durante a rotina das aulas remotas

Celular é a principal ferramenta de estudo e trabalho na pandemia

Em crise, escolas de educação infantil temem não retornarem às aulas em fevereiro

Está mais difícil dar aulas pois as crianças estão mais preguiçosas?

Pais acreditam que qualidade do ensino caiu na pandemia, diz pesquisa

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Card paralisação

Educação

Professores da Rede Estadual paralisam atividades por 48h a partir desta segunda-feira (29) em Feira de Santana

Nesta segunda-feira (29) também haverá uma manifestação, em frente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE-19).

28/04/2024 às 14h45

Escola Municipal Diva Matos Portela

Feira de Santana

Dia da Educação: saiba como a tecnologia influencia na formação dos estudantes da rede municipal de Feira de Santana

Segundo a secretária de Educação, a presença da tecnologia, fez com que a frequência de estudantes se tornasse maior nas...

28/04/2024 às 13h46

Criança estudando

Educação

Estados e municípios terão R$ 579 milhões extras no Fundeb

Complementação da União ao Fundeb teve ajuste de contas referente a 2023. Valor a mais será repassado ainda em abril....

27/04/2024 às 07h48

Rede Municipal de Ensino

Educação

Com quadra esportiva, laboratórios e salas climatizadas, Escola Municipal é inaugurada no bairro Papagaio em Feira de Santana

O investimento feito pela prefeitura municipal é focado em garantir o desenvolvimento infantil além do ensino-aprendizagem de alunos.

26/04/2024 às 12h40

Programa Pé de meia

Educação

Começa o pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia

MEC começou a pagar na quinta (25), a parcela de R$ 200 relativa à frequência às aulas no mês de fevereiro.

26/04/2024 às 07h13

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

Educação

Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA

O docente da rede estadual, que ficou entre os 35 finalistas provenientes de todas as regiões do país, concorreu com...

25/04/2024 às 17h09

image

Rádio acorda cidade